Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Uma audiência pública sobre a Reforma da Previdência, marcada para esta terça, e a ida do secretário estadual da Saúde, Helton Zeferino, à Comissão de Saúde para esclarecer as medidas de combate ao Coronavírus, que exigiriam a presença de público para acompanhar os debates, pesaram na decisão de suspender as sessões e demais atividades na Assembleia durante esta semana.
O presidente Julio Garcia (PSD) consultou os líderes dos partidos e blocos que foram unânimes em apoiar a proposta, com o mesmo bom senso que respaldaram as medidas anteriores, as que restringiram a circulação da pessoas no Palácio Barriga Verde a deputados, servidores do Legislativo, policiais militares, autoridades (municipais, estaduais e federais) e jornalistas, devidamente credenciados.
Há um outro fator preponderante na suspensão, a idade de nove dos 40 parlamentares, além de um número considerável de servidores e assessores, que ultrapassa os 60 anos e, juntamente com os portadores de doenças crônicas (principalmente as respiratórias), os coloca no grupo mais suscetível à contaminação.
HOMENAGEM NA SERRA
Não foi só na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, que cerca de oito mil pessoas, de acordo com a PM, e 20 mil, segundo os organizadores, desafiaram as orientações das autoridades de saúde e foram se manifestar em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra o Congresso e o Poder Judiciário, no último domingo. Em Lages, no sábado (duas mil participaram da homenagem ao ex-governador Raimundo Colombo e outras cinco pessoas (o apresentador de TV Alair Sell, o comunicador de rádio Servílio Ferreira, o pecuarista Aldo Correia Oliveira, o empresário Genésio Ayres Marchetti, representado, Maria Helena Eberle e o médico Santos Barros Viana, que não pôde comparecer) pelas obras de asfaltamento de quase 28 quilômetros da SC-390, entre a BR-116 e a localidade de São Jorge, na Coxilha Rica, em Lages. Foi no melhor estilo serrano, um churrasco organizado pelos produtores rurais da região, na Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano. Teve discurso dos prefeitos Antônio Ceron (PSD), de Lages, e Tito Freitas (PP), de Capão Alto, e um desagravo a Colombo porque, no final da campanha eleitoral de 2018, foi exibido um vídeo fake news nas redes sociais referindo que o asfalto beneficiaria as propriedades da família do ex-governador, então candidato ao Senado, mas as terras do ex-governador ficam a mais de 40 quilômetros do término do asfalto.
Continua depois da publicidade
Epicentro 1
Com três dos sete casos confirmados de Coronavírus no Estado, mais a real possibilidade dos dois casos registrados em Rancho Queimado, na região Metropolitana, terem passado pelo aeroporto Internacional Hercílio Luz, havia poucas chances das medidas anunciadas pelo prefeito Gean Loureiro (DEM) não provocarem impacto. As escolas da rede municipal de ensino e da rede privada, mais universidades públicas e privadas, ensino técnico e de jovens e adultos devem ter as aulas suspensas por 14 dias assim como museus, cinemas e teatros, o que não se tratar de medir força, mas uma questão de saúde pública.
Epicentro 2
Como está concretizada a fase 2, casos importados, uma questão relevante levantada pelos médicos e pelo prefeito da Capital, é a de que crianças e adolescentes são os principais agentes de transmissão, que ainda não é comunitária ou social, portanto é melhor que fiquem no convívio da família do que na escola. Gean notificou os estabelecimentos privados, as universidades, e enviou o pedido ao governo do Estado, além de conversar com líderes católicos e evangélicos sobre as cerimônias religiosas e com representantes de vários setores, muitos empresários, e pediu a consideração de que, no caso de ausência de funcionários, a declaração da vigilância epidemiológica seja suficiente para impedir a perda dos dias não trabalhados.
Continua depois da publicidade
Motivos
Os casos do Covid 19 já fizeram com que, coincidentemente, 19 eventos na Capital do Estado fossem cancelados. Para quem quiser resistir às determinações do decreto do prefeito, vale a leitura do artigo 268, do Código Penal, que determina pena de detenção de um mês a um ano, e multa, sendo que a pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.
Histeria coletiva
Continua depois da publicidade
Absurdo é ver quem se jogou em um histeria e correu para os supermercados para estocar comida e água. O pânico não auxilia ninguém e gera o descontrole, sem contar com o risco de que espertinhos resolvam aumentar os preços em função da procura exagerada.
Outra vez
Para não arriscar e seguir a orientações do médico e ex-deputado federal Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, o senador Jorginho Mello (PL) passará por novo exame sobre o Coronavírus, rotina aconselhada aos que se submeteram antes, como o deputado federal Daniel Freitas (PL) e o casal Angela e Esperidião Amin, ambos do PP, que fizeram mais recentemente. O presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar, que, no primeiro exame, não apresenta o vírus e não tem sintomas da gripe, permanece em casa por precaução.
Decidiu
Depois de entrar de forma inadvertida na lista de filiados ao PSL, do governador Carlos Moisés da Silva, a prefeita de Santa Cecília Alessandra Aparecida Garcia, eleita pelo PSB, assinou a ficha no MDB, em pleno dia 15 de março, que trouxe os vereadores Eucladecil Rodrigues (ex-PDT), Leonides Gabriel Ribeiro e Rubens Ribeiro (ambos ex-PSB). Outro foi o ex-prefeito Vilmar Carelli, de Videira, que um dia já foi presidente da Associação de prefeitos emedebistas e agora retorna à sigla. Depois dessas filiações, o presidente Celso Maldaner anunciou que, a partir de quinta (19), todos os compromissos públicos agendados pelas lideranças emedebistas do Estado estão cancelados por tempo indeterminado.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.