[caption id="" width="800" align="aligncenter"]Pra provar que sabe do riscado, artesão terá que produzir algo na hora em que for pedir a carteira [/caption]A Carteira Nacional do Artesão poderá ser solicitada na praça da Cultura, no centro de Balneário Camboriú, nesta segunda e terça-feira, das 8h às 19h. O documento proporciona identidade profissional aos artesãos, acesso a microcréditos e isenção de impostos, participação nas feiras do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), entre outros benefícios. Quem organiza a emissão da carteira na cidade é a fundação Cultural, ligada à prefeitura.
O artesão interessado em obter o documento, que é gratuito, também poderá agendar um horário pelo telefone da fundação Cultural, (47) 3366-5325, ou pelo e-mail fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br. Basta ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O artesão interessado em obter o documento, que é gratuito, também poderá agendar um horário pelo telefone da fundação Cultural, (47) 3366-5325, ou pelo e-mail fcbc@balneariocamboriu.sc.gov.br. Basta escrever no e-mail que o assunto é a Carteira Nacional do Artesão e que quer fazer o agendamento.
Quem prefere fazer pessoalmente, hoje e amanhã, deve então dar um pulo na Vila do Artesanato que fica praça da Cultura. O coordenador de Artes da fundação Cultural, Rodrigo Rocha, habilitado para emitir as carteirinhas em Balneário Camboriú, fará o atendimento.
“A profissão de artesão foi regulamentada apenas em 2015. Mesmo sendo uma das mais antigas do mundo, a profissão tem, há pouco tempo, o seu devido respeito na esfera das políticas públicas. A carteira do artesão é um passo fundamental para que cada um prospere no setor, pois são vários benefícios possibilitados por meio dela”, comenta Rodrigo.
O que é preciso levar
• Três peças prontas (de cada matéria-prima/técnica adotada) e foto (com qualidade) de cada peça
• Uma foto 3 x 4 colorida, recente e sem rasura
• Fotocópia do comprovante de residência
• Fotocópia da carteira de identidade e do CPF
• Fotocópia do registro na Funai (no caso de indígenas)
• O artesão terá também de produzir o artesanato na hora