Tiras da divisão de Investigações Criminais (DIC) de Itajaí e das depês de Gaspar e Ilhota desbarataram uma quadrilha especializada em roubo de carros. Quatro homens foram presos: Rafael Moreira, 24 anos, Jonatas de Souza, 28, Vilson Ribeiro, 33, e Vanderley Clebson Gallo da Silva, 38. O chefão do grupo, identificado como Josimar Farias dos Santos, 32, tá foragido. As polícias Militar e Rodoviária Federal também ajudaram na prisão.
A ação dos homi começou na tarde de quinta-feira, quando tiras da Ilhota e de Gaspar comunicaram ao pessoal da DIC que estavam na cola de um bando de ladrões de carro que morava em Itajaí. Os policiais ...
A ação dos homi começou na tarde de quinta-feira, quando tiras da Ilhota e de Gaspar comunicaram ao pessoal da DIC que estavam na cola de um bando de ladrões de carro que morava em Itajaí. Os policiais das cidades vizinhas já sabiam que Rafael era um dos integrantes da quadrilha e morava no bairro São Roque, em Itajaí. Ele teria assaltado o dono de uma caminhonete S-10 em Ilhota.
O mesmo bando já vinha sendo investigado pela DIC peixeira. Os tiras de Itajaí sabiam que estava junto com Rafael na treta o vizinho Josimar Farias dos Santos, 32, o Fio, que seria o líder do grupo nos assaltos. Foi o corsinha, placa AJQ 5072, geralmente usado pelos bandidos nos assaltos e identificado por testemunhas, que ajudou a polícia a desbaratar a quadrilha.
No finalzinho da tarde de quinta-feira, Rafael foi preso com um Renault Megane roubado perto do posto da polícia Rodoviária Federal de Itapema. O carango estava com placas falsas. Com Rafael, os homi também encontraram o celular roubado de uma de suas vítimas. Praticamente na mesma hora, Vanderley foi preso no bairro São Roque, em Itajaí. Estava na direção do Corsa usado nos assaltos e tinha um dos radiotransmissores que a quadrilha usava para se comunicar.
À polícia, Rafael admitiu que roubou a S-10 em Ilhota. Contou ainda que o Renault Megane e um Citroën C$ Pallas, já vendido pra receptadores, foram tomados recentemente em assaltos no bairro Itaipava.
Uma das armas usadas pelos bandidos foi encontrada com o terceiro integrante da quadrilha, Vilson Ribeiro, que seria dono da Marmoraria Leão, que fica às margens da BR-101, no bairro São Roque. Vilson foi preso por lá, junto com a arma, uma mochila roubada durante um dos assaltos e as máscaras que teriam sido usadas nos ataques. A marmoraria também teria servido como local pra esconder um dos carros roubados.
A polícia ainda guentou outro suspeito, Jonatas de Souza, 28, no bairro Portal. Jonatas é suspeito de participar dos assaltos e tava com mandado de prisão em aberto por assalto a mão armada em Piçarras, onde roubou uma caminhonete L-200 de um policial.
Nas casas de Rafael, de Fio e de Vanderley, que mora em Navega, a polícia encontrou uma série de produtos roubados durante os assaltos que a quadrilha cometeu em Ilhota, Gaspar, Itajaí e Balneário Piçarras.
O bando também é apontado como autor do assalto a um policial civil das Piçarras, no mês passado. O tira foi atacado de manhãzinha, quando saía de casa, e teve o carro levado pelos assaltantes. Além dos carangos, os bandidos também levavam outros objetos das vítimas.
O quarteto preso tá amargando uma hospedagem no presídio da Canhanduba.
Outros três faturavam com a bagulhada
Os tiras também indiciaram por receptação outras três pessoas. Cláudio Farias dos Santos, 37 anos, é irmão do bandidão Fio. Na sua casa, os homidalei encontraram uma baita TV de LCD, roubada durante um assalto.
Cristiane da Silva, 31, namorada de Rafael, também foi indiciada por receptação. Em sua casa, no São Roque, estavam vários objetos roubados pela quadrilha. Entre eles, uma TV de 42 polegadas, um notebook e uma câmera digital.
Nem a mulher de Fio, a jovem Marlan Linhares, 18, escapou de levar a bronca. Todos os três vão responder em liberdade.