Funcionários dos Correios e dos bancos se reuniram ontem pra uma manifestação no centro da city peixeira. Cerca de 80 pessoas fizeram um apitaço na rua Gil Stein Ferreira, por volta das 11h. Segundo os manifestantes, o ato foi pra mostrar solidariedade entre as classes. Os bancários estão em greve desde o final do mês passado. Já os amarelinhos completaram 26 dias de greve ontem, mas terão que voltar ao trampo nesta quinta-feira porque o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, determinou a volta dos funcionários ao trampo, sob pena de multa. O julgamento do dissídio coletivo dos Correios terminou à noite e o tribunal também autorizou a empresa a descontar da peãozada sete dias não trampados.
Continua depois da publicidade
Após duas semanas de greve dos bancários, os funcionários das agências do Banco do Brasil da city peixeira continuam trabalhando normalmente. Mas a situação é diferente na Caixa Econômica Federal ...
Após duas semanas de greve dos bancários, os funcionários das agências do Banco do Brasil da city peixeira continuam trabalhando normalmente. Mas a situação é diferente na Caixa Econômica Federal (CEF), onde 50% dos bancários da região estão parados. Em Balneário, Cambu e Itapema, todas as agências do BB, Caixa e Banrisul estão fechadas - totalizando 11 agências de portas fechadas na região. Os bancários pedem reajuste de 12,8% e benefícios.
Continua depois da publicidade
De acordo com o comando de greve dos bancários, a passeata de ontem com os grevistas dos Correios teve o objetivo de unir forças. A ideia da manifestação conjunta é que a população veja que estamos todos unidos para conseguir melhores condições em todos os setores, conta Sérgio Pio, presidente do sindicato dos bancários de Itajaí.
Vai acabar
Continua depois da publicidade
No caso dos amarelinhos, a manifestação não ajudou muito.O comando de greve previa ontem que a dona justa decidiria pela interrupção da grevona, que estava prestes a completar um mês, e foi isto mesmo o que rolou. Infelizmente, a expectativa é que o TST decida contra os trabalhadores dos Correios. Mesmo se a greve terminar hoje [ontem], a cidade vai ter mais de um milhão de corres-pondências atrasadas e vai demorar mais de um mês para normalizar tudo isso, explica o representante sindical Gilson Vieira.