Cerca de seis mil atletas de 41 países do continente americano começam a partir de hoje a disputa dos jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, no México. A abertura oficial rola hoje, às 18h do horário local (22h no horário de Brasília), no estádio Omnilife. As disputas rolam até o dia 30 deste mês com 36 modalidades: as 26 modalidades dos jogos olímpicos, além de rúgbi, raquetebol, pelota basca, beisebol, boliche, esqui aquático, caratê, patinação, softbol e o squash.
Ontem os organizadores se reuniram por causa da grande chance de chover durante a cerimônia de abertura, mas a previsão é de chuva fraca. Por conta disso, não tá descartada a mudança na programação ...
Ontem os organizadores se reuniram por causa da grande chance de chover durante a cerimônia de abertura, mas a previsão é de chuva fraca. Por conta disso, não tá descartada a mudança na programação da cerimônia, mas os organizadores guardam a sete chaves as possíveis alterações.
Pros jogos de Guadalajara, o Brasil mandou sua segunda maior deleção da história, a maior em Pans disputados fora do país. Serão 522 atletas brazucas em 40 modalidades. Em 2007, no Rio, foram 659 atletas em 41 esportes.
O comitê Olímpico Brasileiro (COB) escolheu o mesatenista Hugo Hoyama pra ser o porta-bandeira da delegação brazuca. Hugo tem 42 anos e é o maior medalhista de ouro do país em Pans, com nove medalhas de ouro. Na cerimônia de anúncio, o atleta se lembrou da avó, que migrou pro Brasil há 60 anos. O atleta já passou por cinco Olimpíadas.
A natação é a modalidade onde o Brasil tem mais esperança de se dar bem. Os brazucas Cesar Cielo e Thiago Pereira são os favoritos a levarem as medalhas de ouro na água. A dupla estreia no sábado. Cielo vai disputar os 50m e 100m livres, o revezamento 4x100m livre e o revezamento 4x100m medley. Já Thiago vai tentar o ouro nos 200m e 400m medley, 100m e 200m costas, 200m peito, 200m livre, além de três revezamentos.
Catarinas representando
A Santa & Bela terá vários representantes nas disputas do México. O principal deles é o velejador Bruno Fontes, da Capital Manezinha. Já a city peixeira tem entre seus principais representantes a carateca Valéria Kumizaki e Ales Silva, do handebol. Ales nasceu em Joinville, mas foi criado em Itajaí. Ele começou a jogar handebol com 11 anos na escola Básica Melvin Jones, três anos depois ganhou bolsa no colégio São José e a seguir foi pra Sampa. Hoje joga no Peña Maiden de Logroño, na Espanha.
O handebol masculino fez um amistoso na quarta-feira, o último antes do Pan, e bateu os anfitriões no ginásio San Rafael por 45 a 23. Hoje a equipe faz um treino no início da tarde no ginásio Educare e siprepara pra estreia no domingo, às 16h (de Brasília) contra o Canadá.
Vagas olímpicas
No Pan de Guadalajara vão estar em disputa cerca de 100 vagas pras Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Oito modalidades brigam diretamente por classificação: triatlo, handebol, saltos ornamentais, nado sincronizado, polo aquático, tênis de mesa, canoagem e tiro esportivo. Também rolam disputas por pontos no ranking que valem pra classificação olímpica e ainda busca de índices exigidos. É o caso de hipismo, pentatlo moderno, natação e atletismo. Até agora, o Brasil tem 74 vagas asseguradas pra Olimpíada de Londres.