Um caminho torto e que pode não ter volta. Os menores que integram o exército do tráfico e que escapam das execuções nem por isso têm um futuro melhor. Como a quase totalidade também é está no vício, eles acabam sujeitos à degradação física e moral, que resulta em consequências irreversíveis pra sua saúde mental. É o que alerta o doutor em Psicologia Eduardo José Legal, da Univali.
Continua depois da publicidade
O especialista diz que mesmo produzindo os mesmos efeitos de intoxicação que nos adultos, as drogas consumidas por crianças e adolescentes podem ter um preço mais caro. Pelo estágio de desenvolvimento ...
O especialista diz que mesmo produzindo os mesmos efeitos de intoxicação que nos adultos, as drogas consumidas por crianças e adolescentes podem ter um preço mais caro. Pelo estágio de desenvolvimento em que se encontram, as sequelas podem ser muito mais graves nos jovens, afirma o professor da Univali.
Continua depois da publicidade
Eduardo lembra que o comportamento dos menores é marcado pela impulsividade, pela imaturidade e pelos vínculos grupais que formam com os colegas. É nessa fase da vida, que o sistema nervoso ainda tá completando seu processo de amadurecimento e aí surgem os processos de criação de relações com outras pessoas, como formação de amizades, laços amorosos e criação de responsabilidades. Com as drogas, ressalta o doutor, esse amadurecimento se interrompe.
Ao trocar as atividades normais de um jovem - como o estudo, por exemplo - pelo consumo de drogas, meninos e meninas acabam vulneráveis a graves problemas de saúde mental, alerta o professor da Univali. O consumo de drogas pode alterar a maturação cerebral, podendo levar a déficits em vários setores da vida da pessoa. Desde os laços sociais e o sentido de si mesmo, que é dado pela capacidade de se auto-organizar, de estabelecer metas e prioridades, e também à identidade social, lista o dotô.
Continua depois da publicidade
O psicólogo, que tem feito pesquisas sobre os resultados nefastos da dependência química, diz ainda que os efeitos das drogas sobre os jovens incluem problemas respiratórios, cardíacos e psicológicos.
Pra piorar, no conjunto esses efeitos implicam em perdas irreversíveis de funções psicológicas e na incapacitação pra vida autônoma da pessoa.