Se você é empresário e tá a fim de ganhar uma grana preta vendendo pros árabes ricaços, então não pode perder o seminário que a agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do governo federal, tá organizando pro dia 10 de novembro, quinta-feira da semana que vem. O trelelê rola em São Paulo, mas dá pra participar de qualquer lugar do país pela internet.
Oportunidade pra exportar pro Oriente Médio é o que não falta. O seminário da Apex vai ser voltado principalmente pra quem tem negócios voltados pros setores da alimentação e bebidas, moda, casa ...
Oportunidade pra exportar pro Oriente Médio é o que não falta. O seminário da Apex vai ser voltado principalmente pra quem tem negócios voltados pros setores da alimentação e bebidas, moda, casa e construção, agronegócios, além de máquinas e equipamentos. Os sabichões da Apex selecionaram possibilidades de mercado principalmente na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes Unidos, no Kuwait e no Catar.
As oportunidades pros catarinas
Pra Robert Grantham, diretor executivo do porto público de Itajaí, o seminário da Apex é uma boa sacada pra quem quer ampliar seus negócios no Oriente Médio ou mesmo começar a investir naquele mercado. É altamente interessante conhecer as oportunidades e ampliar nosso leque de vendas para o mundo árabe, ainda mais que o dólar agora começa a ficar favorável para as exportações, diz Robert.
Na avaliação do abobrão do porto peixeiro, negócios voltados à produção e comercialização de alimentos e bebidas estão entre as melhores oportunidades para os empresários catarinas. Já somos conhecidíssimos lá e muito bem recebidos com nossos produtos, diz referindo-se principalmente às exportações de carne de frango. Até a exportação de água pode ser uma oportunidade, provoca ainda Robert.
Outros setores que o diretor executivo do porto peixeiro avalia como boa oportunidade para os catarinenses são a moda e a produção na área da informática. Somos um polo de têxtil e de moda muito forte, faz questão de dizer.
Como será o seminário e como se inscrever
O seminário Mercado Foco Oriente Médio começa às 9h da matina e vai até às 19h. O local é a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB), que fica na avenida Paulista, no coração de Sampa. Quem não puder viajar pra Terra da Garoa pode participar pela internet. O trelelê vai ser transmitido via webcasting, um sistema em que a pessoa pode interagir no evento como se estivesse na plateia ou numa sala de aula.
A inscrição, inclusive pro webcasting, é feita através do saite da Apex (www.apexbrasil.com.br).
Além de palestras técnicas e depoimento de quem já vende pros árabes e se deu bem, vão rolar também dicas sobre os melhores setores pra investimento e atendimento individual pra quem se interessou em exportar pro Oriente Médio ou quer ampliar os negócios que já tem por lá. Vamos falar sobre as oportunidades de mercado para produtos e serviços brasileiros nessa região e quais as soluções que a Apex-Brasil oferece para facilitar os negócios não só dos empresários que desejam negociar no Oriente Médio, mas, também, daqueles que estão preparados para aumentar as suas exportações na região, explica Juarez Leal, coordenador da unidade de Desenvolvimento de Novos Produtos da Apex-Brasil.
O que é a Apex
É uma agência ligada ao governo federal, mas com autonomia pra tocar ações de promoção das exportações de serviços e produtos brazucas. Foi criada em 2003. Seus técnicos fuçam mercados pelo mundo afora atrás de oportunidades pros empresários tupiniquins. Também promovem a capacitação dos exportadores, inclusive dos pequenos. É como se fosse um Sebrae da vida, mas seu foco é voltado pra vender pros gringos.