Itajaí

Dois dos seis barcos já ficaram pelo caminho

Primeiro foi o Abu Dhabi e depois foi a vez do Sanya sair temporariamente da disputa pelos mares

Logo no primeiro dia da Volvo Ocean Race (VOR), o barco Abu Dhabi já abandonou por causa da quebra do mastro. Ontem foi a vez do Sanya deixar a regata. O veleiro made in China sofreu danos no casco às 6h34 (horário de Brasília), quando tava a cerca de 56 quilômetros de Motril, na costa espanhola. Na hora do perrengue as ondas passavam dos 10 metros de altura. Por enquanto, apenas quatro dos seis barcos continuam inteiraços na disputa.

Continua depois da publicidade

O comandante do Sanya, Mike Sanderson, informou à equipe de controle da VOR que a situação estava controlada, mas que toda a tripulação tava decepcionada por ter de cair fora, mesmo que temporariamente ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O comandante do Sanya, Mike Sanderson, informou à equipe de controle da VOR que a situação estava controlada, mas que toda a tripulação tava decepcionada por ter de cair fora, mesmo que temporariamente, da disputa. A equipe de terra já tava trampando no conserto do barco, pra que o time chinês possa voltar logo pra disputa. No sábado, o Abu Dhabi – que foi quem levou a melhor na regata local de Alicante há uma semana – saiu do páreo depois de seis horas da largada. Entretanto, o veleiro já conseguiu um novo mastro e deve voltar logo pra competição.

Continua depois da publicidade

Tão vivos na disputa

Os comandantes dos dois barcos que quebraram ainda tão confiantes que podem vencer a VOR. Enquanto eles estão parados, na última atualização dos resultados da regata, o Camper (Nova Zelândia/Espanha) estava na frente, a 11522 quilômetros da Cidade do Cabo, e 8,3 quilômetros à frente do espanhol Telefónica, do brazuca João Signorini, o Joca. O americano Puma vem na terceira colocação e em quarto o francês Groupama.

Continua depois da publicidade

Jandir Bellini: “Vamos dragar o Saco da Fazenda para abrigar os barcos dos visitantes”

De Alicante

DIARINHO – Prefeito, não dá um frio na barriga imaginar que, em menos de seis meses, Itajaí vai abrigar uma etapa da Volvo?

Bellini – Exatamente. É uma responsabilidade muito grande, mas estamos nos preparando. Talvez nós não tenhamos toda essa infraestrutura que Alicante tem porque aqui o evento está se realizando pela terceira vez. E é um porto de partida. Então houve grandes investimentos numa infraestrutura fixa. Esse pavilhão em que nós estamos [se referia ao local da entrevista] é fixo, permanente. Mas há também a estrutura móvel, que vai para Itajaí quando acontecer o evento.

DIARINHO – Qual é o nosso maior desafio?

Bellini – O nosso maior desafio é montar a estrutura. Temos que montar a iluminação, a passarela da vila da regata. Vamos montar também um pavilhão, os deques de atracação, o esgoto sanitário e pluvial. O resto fica a cargo da Volvo. Vejam, por exemplo, o estande do patrocinador Puma. É todo feito em contêiner. Essa estrutura é móvel, como a do estante da própria Volvo, que irão a Itajaí em abril.

DIARINHO – Há alguma preocupação específica com o atraque das embarcações em Itajaí?

Continua depois da publicidade

Bellini – Eu conversava com o diretor técnico da equipe Telefônica, que é o brasileiro Horácio Carabelli, que me dizia da preocupação com a passagem dos navios perto dos barcos que estarão atracados em Itajaí. Mas sexta-feira eu visitei a parte interna do barco da Telefônica e caminhando ali nos deques flutuantes [se referia à vila de Alicante], eu vi que aqui balança bem mais que os barcos atracados nas margens do rio Itajaí-açu. E disse ao Horácio para não se preocupar porque não haverá marolas capazes de prejudicar a atracação dos barcos.

DIARINHO – E a quantidade de barcos? Não só os seis da competição, mas as centenas de veleiros que devem atracam em Itajaí para conferir a etapa da Volvo?

Bellini – Essa é uma grande preocupação. Segundo as pessoas que já participaram desses eventos, nós teremos ali um número muito grande de embarcações de argentinos, uruguaios e brasileiros, que vão querer participar da única etapa que acontecerá na América Latina. Aonde nós vamos colocar esses barcos todos? Por isso, estamos tomando providências de dragagem no Saco da Fazenda, para que haja calado adequado para receber essas embarcações. Vamos também criar poitas e fazer um zoneamento no Saco da Fazenda, de acordo com solicitações. E as marinas de Balneário Camboriú e região também serão uma opção para a atracação dos visitantes. Aqui em Alicante eu também visitei marinas vizinhas, como a de Santa Pola e Campelo, que abrigaram os barcos visitantes.

DIARINHO – Itajaí não tem os mesmos atrativos que Alicante. Há algum diferencial a oferecer a quem vai pra lá?

Bellini – Temos. Nossa região toda tem. Balneário Camboriú, por exemplo, com sua noite, casas de shows, música. Durante o dia, há pontos turísticos, de beleza natural em Itajaí, Navegantes, Porto Belo, Penha. Em abril do ano passado, quando a equipe da Volvo Ocean Race esteve em Itajaí para avaliar se nós tínhamos condições de sediar o evento, nós sobrevoamos toda a costa. Em Porto Belo, aquela água verde esmeralda, foi um dia lindo, muito especial. Tanto que fomos logo aprovados.

Continua depois da publicidade

DIARINHO- O que o senhor leva da experiência em Alicante para Itajaí?

Bellini – Nós registramos tudo, inclusive os detalhes. A hospitalidade deles acho que é um ponto fundamental. Chegar num lugar e ser bem recebido é gratificante. E isso nós temos. Podemos receber bem os visitantes. Para isso é preciso preparar o comércio. Para quem chegar em nossos restaurantes e em nossas lojas encontre alguém que saiba falar bem o espanhol, o inglês, por exemplo.

DIARINHO – Houve muitas críticas com o anúncio de que o governo do Estado terá que desembolsar milhões para bancar a etapa da regata. O desembolso dessa quantia vale o investimento?

Bellini – O governo do estado está divulgando o turismo de toda Santa Catarina. Exibimos aqui mesmo em Alicante um vídeo sobre nosso estado para a imprensa mundial. O turismo sempre se fez assim. Tem que investir. O turismo proporciona crescimento econômico e com isso podemos investir em todas as áreas, como segurança, saúde e lazer. Vejam o exemplo de Alicante e Balneário Camboriú. Ainda que sejam cinco milhões investidos, em poucos dias, isso retorna ao nosso estado. Itajaí, o porto e o município também vão investir cerca de quatro milhões. Mas não será na estrutura do evento, mas em infraestrutura definitiva para a cidade. Depois de sediar este evento, teremos a possibilidade de receber outras exposições, feiras e competições.

Curiosidades

Continua depois da publicidade

Isso é Volvo Ocean Race...

O tripulante Wade Morgan, do barco Abu Dhabi – aquele que teve o mastro rompido no primeiro dia de prova –, se jogou no meio de ondas de três metros de altura, para agarrar a vela maior, que quase sumiu no mar quando o mastro rompeu. Apesar do susto, ninguém se feriu;

 Até o fim da prova, os cerca de 70 tripulantes que ocupam os seis barcos percorrerão 39 mil milhas náuticas, ou seja, cerca de 72 mil quilômetros. Se tudo correr como o planejado, cumprirão o trajeto em 140 dias, tempo em que visitarão portos de 10 diferentes países;

 Uma hora e meia de academia e mais 12 horas de navegação diária fizeram parte da rotina da tripulação dos barcos, que treinou duro para se preparar fisicamente para a prova;

 Nos próximos nove meses, os navegadores terão entre três e quatro horas de sono diárias. Passarão o dia molhados, seja qual for a condição do tempo, e terão que se alimentar com comida desidratada. Os luxos a bordo serão o café, sempre liberado, e o jamon serrano, um presunto espanhol que é servido ao jantar;




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.175

TV DIARINHO


Uma câmera de segurança registrou o momento em que Eupídio Joaquim da Luz Neto, de 44 anos, morreu após ...





Especiais

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

REDES SOCIAIS EM PAUTA

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador



Blogs

Marketing político de SC, fatura três troféus em premiação na Europa

Blog do JC

Marketing político de SC, fatura três troféus em premiação na Europa

🔥 Inflamação Silenciosa: O Mal Invisível que Prejudica sua Saúde

Espaço Saúde

🔥 Inflamação Silenciosa: O Mal Invisível que Prejudica sua Saúde

Espumante do ano

Blog da Jackie

Espumante do ano



Diz aí

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Diz aí, Leandro Índio!

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

AO VIVO

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.