A família do jovem Giovani Mateus Felisberto, morto aos 18 anos em um acidente automobilístico na estrada Geral de Escalvados, em Navega, no dia 23 de outubro, tá inconformada. A irmã do rapaz, a zeladora Sandra Aparecida Bonetas, 30, desmentiu a versão de Manuel Gustavo dos Santos, o Maneca, 53, que disse ser o pai adotivo do garoto,
Ao DIARINHO, no dia 9 de dezembro, o homem afirmou que a mãe de Giovani, Jussara de Lourdes Monteiro, já falecida, era alcoólatra e o menino teria vivido em um ambiente hostil com a família. A ...
Ao DIARINHO, no dia 9 de dezembro, o homem afirmou que a mãe de Giovani, Jussara de Lourdes Monteiro, já falecida, era alcoólatra e o menino teria vivido em um ambiente hostil com a família. A nossa mãe não era alcoólatra. A gente ficou desesperado quando viu o que ele disse pro DIARINHO, disse Sandra.
Giovani foi morar com Maneca em 2005, a pedido duma amiga dele, pra fazer companhia pro cara, que vivia sozinho, segundo Sandra. Desde então, o rapaz, que era muito chegado na família, só voltava pra baia onde morava com a mãe e uma irmã de sangue, de 10 aninhos, em Itajaí, durante os finais de semana. Até dois anos atrás, quando a mãe dele morreu, ele tinha uma mãe carinhosa. O Manuel não o adotou. É mentira, lascou a irmã de Giovani.
No dia 9, o DIARINHO noticiou numa reportagem que Maneca dizia estar arrecadando dindim através de uma rifa pra fazer a lápide em memória ao Giovani. Em um dos trechos da matéria, o tiozinho revelava que o garoto vivia numa família desestruturada e, antes de virar órfão, sofria porque a mãe, Jussara, entortava o caneco. Essa coisa horrível que ele disse transtornou a família toda. A gente não sabe por que ele inventou que o Giovani era largado, que não tinha família, revelou a zeladora.
Conforme Sandra, a mãe não era alcoólatra mas bebia nos finais de semana. Bebia uma latinha. Era fraca para bebida, assegurou a filha.
Diarista, Jussara faleceu aos 47 anos, no dia 29 de maio deste ano, enquanto dormia. Ninguém, até hoje, soube a causa da morte. O atestado de óbito só diz que ela morreu de causas naturais. Não morreu da bebida, como ele acusou, acrescentou Sandra.
Continua depois da publicidade
Estado de mana preocupa família
Sandra tá preocupada com o estado emocional da irmã mais nova, de apenas 10 aninhos. Conforme a mana mais velha, a menina não para de chorar desde que leu a matéria sobre a rifa, publicada na edição do dia 10 de dezembro. Não é pela rifa, que a gente sabe que é uma atitude bonita, mas pelas mentiras que ele [Maneca] contou. A gente teme que a nossa irmã entre em depressão por causa disso, concluiu.
Continua depois da publicidade
A reportagem tentou contato com o Maneca, mas o cara não foi encontrado.
Giovani morreu no dia 23 de outubro, depois que o carango onde estava de carona bateu em um poste na estrada Geral de Escalvados. Ele e outros dois amigos voltavam dum jogo de futebol quando rolou o desastre. Segundo uma das vizinhas da família, o menino sobreviveu ao acidente, mas quebrou o pescoço ao ser atingido pelo poste de luz, que caiu sobre a cabeça dele durante o atendimento do corpo de Bombeiros.