O título dos jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) conquistado em Blumenau, no domingo, teve um gostinho especial para a treinadora Adriana Alves Capela. A ex-judoca, que há apenas um ano e meio dirige a equipe feminina da Zamboneti Judô, já se transformou na única mulher de uma delegação peixeira a conquistar a medalha de ouro como treinadora e atleta. Adriana e Fabiano Zamboneti exibiram os troféus de campeão no masculino e no feminino durante uma visitinha ao DIARINHO, ontem à tarde.
O primeiro feito de Adriana aconteceu em 2002, durante os jogos Abertos de Brusque. A judoca, que na época era tida como uma das favoritas ao caneco, conquistou a medalha de ouro nas categorias ...
O primeiro feito de Adriana aconteceu em 2002, durante os jogos Abertos de Brusque. A judoca, que na época era tida como uma das favoritas ao caneco, conquistou a medalha de ouro nas categorias meio-médio e absoluto. Natural de Santos, ela jamais esqueceu a façanha, tanto que aceitou o convite de Fabiano Zamboneti pra participar do projeto social na academia. Eu vim pra cá [para a região] por acaso, não vim para dar aula, admite a treinadora.
O judô feminino de Itajaí não era o favorito ao título neste ano, mas, segundo Adriana, entrou para a competição com um único propósito. A gente sabia que havia outros municípios fortes, mas entramos determinados a ser campeões, garante a treinadora, que apontou as delegações de Itapema, campeã no ano passado, e Blumenau, a anfitriã, como outras duas cascas-grossas dos jogos.
Cerca de 90% dos campeões saíram de Itajaí
Fabiano Zamboneti também já ganhou como atleta e perdeu as contas dos títulos conquistados como treinador. Para ele, uma das razões que explicam o sucesso do judô peixeiro é o trabalho de base construído ao longo dos últimos anos. Analisando rapidamente, acredito que entre 85% e 90% dos atletas que foram pros Jasc em Blumenau saíram de Itajaí mesmo, garante o treinador. Os outros 10% ou 15% da delegação foram trazidos de municípios como Florianópolis, São Paulo e também do Rio Grande do Sul.
Com esses dois troféus, Itajaí soma 12 títulos de jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) [10 no masculino e duas no feminino]. Apesar dessa hegemonia no Estado, a city peixeira jamais havia conquistado os dois canecos em uma mesma edição dos jogos. A chegada da Adriana e o trabalho cada vez mais concentrado na base vão nos levar mais longe ainda no ano que vem, aposta Fabiano.
Para os Jasc de 2014, que será disputado em Itajaí, Fabiano e Adriana já trabalham pra repetir a dobradinha vencedora na Terra dos Alemóns. Por aqui, ninguém mais pensa em vice-campeonato. A nossa obrigação é de ser campeão de novo, nos dois naipes. E nós temos mão de obra qualificada para isso, brincou Adriana.