Itajaí

Edil diz que cantora merecia levar uma surra

“Deveria ter tirado da tomada, dobrado em dois e dado nas costas dela”

Os artistas itajaienses, que já estavam revoltados, agora estão espumando pela boca e prometem fazer um berreiro às 18h de hoje, em frente à casa do povo. O alvo dos protestos é o vereador José Alvercino Ferreira (PP), que usou a tribuna da Câmara pra dizer que Amilcar Gazaniga “deveria ter dado com o fio nas costas dela”, referindo-se à cantora Giana Cervi, que teve o show interrompido no sábado, 30, durante o evento aventura pelos Mares do Mundo.

Continua depois da publicidade

O presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), diz que vai reunir a equipe pra avaliar se o caso exige uma punição. Pra piorar a situação, Zé Ferreira é o presidente do conselho de Ética da casa ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), diz que vai reunir a equipe pra avaliar se o caso exige uma punição. Pra piorar a situação, Zé Ferreira é o presidente do conselho de Ética da casa do povo. Giana se diz indignada com tamanho absurdo e garante que vai participar do protesto. A vereadora Anna Carolina (PRB) avisou que pretende levar o caso pra discussão na câmara da Mulher, na subseção peixeira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Continua depois da publicidade

O discurso foi inflamado. Durante o uso da tribuna na sessão da Câmara de terça-feira, o vereador Zé Ferreira defendeu a atitudedo ex-prefeito Amílcar Gazaniga, que subiu no palco e desligou os equipamentos de som antes do fim da última música do show da cantora Giana Cervi. Mas o discurso foi além. Em plena tribuna, Zé Ferreira soltou: “Ele devia ter tirado a tomada, dobrado em dois e dado nas costas dela ainda, pra ela aprender. Isso que ele devia ter feito”.

A afirmação deixou o povo que acompanhava a sessão de cabelo em pé. Na sequência, a vereadora de oposição, Anna Carolina, usou a palavra pra discordar do colega. Indignada com a postura do colega por incitar a violência contra a mulher em pleno exercício do mandato, na casa do povo, Anna promete não vai deixar o perrengue passar batido. Ela é a presidenta da câmara da Mulher da OAB e promete levar o debate adiante. “Ele incitou a violência, foi machista e injusto, porque estava falando de uma pessoa que não estava ali pra se defender”, dispara. “Vou levar o assunto pra OAB e discutir sobre o que pode ser feito”, avisa.

Continua depois da publicidade

Questionado sobre a possível quebra de decoro, o correligionário de Zé e presidente da casa do povo, Osvaldo Gern (PP), diz que ia ver a gravação da sessão e conversar com a equipe pra decidir se cabe algum tipo de punição.

A procuradora-geral da Câmara peixeira, Rosane Oliveira de Matos, diz que vai analisar as imagens da sessão pra indicar se houve ou não indício de quebra de decoro parlamentar. “A princípio nós consideramos, pela lei orgânica, que não houve”, adianta Rosane, que tem cargo comissionado na casa do povo.

Em casos assim, a procuradoria diz se há indício, mas quem investiga e define se houve ou não quebra de decoro é a comissão de Ética da casa que, até então, é presidida pelo próprio Zé Ferreira.

Músicos revoltados

Ontem bombaram manifestações de indignação contra o vereador nas redes sociais. Indignados, os artistas prometem fazem uma manifestação em frente à casa do povo, às 18h. Os músicos já estavam fulos desde que o presidente do comitê organizador do evento aventura pelos Mares do Mundo, o ex-prefeito Amílcar Gazaniga, subiu no palco e desligou a mesa de som, no meio da apresentação de Giana.

O bafão foi tão longe que chegou até a sensibilizar artistas globais, como a blumenauense Paula Clara Archer Braun, que faz o papel da médica Rebeca na novela Amor à Vida. Na sua página no Facebook, ela convida os internautas a mandarem um recado pro vereador através da internet, pra mostrar que o povo tá de olho. “Mais do que retratação, eu procuraria uma delegacia. O que esse vereador fez é um baita desrespeito machista e violento. Ele tem que pagar”, escreveu.

Vereador diz que é grosso e que se expressou mal

Continua depois da publicidade

No primeiro contato da reportagem, Zé Ferreira jurou que não tinha dito a frase. Ficou nervoso e disse que tudo não passava de intriga da oposição. Na segunda ligação da reportagem, quando foi informado que o presidente Osvaldo Gern tinha confirmado o comentário infeliz, Zé d pediu um tempo pra rever a gravação.

Mais tarde ele retornou à ligação pro DIARINHO e confirmou o que disse. Mesmo assim, jura de pés juntos que não quis incitar a violência contra a mulher. “Quando eu disse isso não foi no sentido de bater, não quis dizer que era pra bater na cantora”, sisplica. Zé diz que quem o conhece sabe que ele é grosso mas reconhece que se expressou mal. “Depois que sai da boca, não dá pra engolir”, admite. Mesmo confirmando a asneira que soltou, Zé jura que não ofendeu ninguém e diz que só vai pedir desculpas se alguém o procurar se sentindo ofendido. “Pedir desculpa ou não pedir desculpa não vai mudar nada”, acredita. Ele não acredita em quebra de decoro, mas jura que, se os colegas quiserem investigar essa possibilidade, ele se afasta nua boa da presidência do conselho de Ética.

Cantora ficou indignada

Pra Giana Cervi, nada justifica todas as agressões que vem sofrendo. “Fui prejudicada por uma situação que deveria ter tido uma retratação e agora, de repente, deveria ter sido agredida por estar lá fazendo a minha parte?”, questiona, indignada. Ela conta que ficou sabendo do babado logo depois da sessão, quando alguns colegas ligaram pra contar o absurdo que tinham acabado de assistir na transmissão da sessão na TV. Giana diz que está indignada com a postura do vereador. “Isso significa violência, e as coisas não se resolvem dessa forma”, tasca.

A cantora, que representa o município Brasil afora, fala que a história toda está sendo muito desgastante. Ela afirma que a cultura é tratada na city peixeira sem respeito. Mesmo assim, a artista diz que a única coisa que pretende fazer é unir-se aos colegas no berreiro em frente à casa do povo.

Continua depois da publicidade

“É complicado você brigar com gente graúda, pessoas que têm costas quentes”, dispara. Giana diz que o protesto não foi ideia dela, mas é uma chance de lutar por melhorias no setor. “É, na verdade, uma manifestação pra mostrar a nossa indignação diante do comentário. A ideia não é ir fazer vandalismo, é pra rediscutir a cultura com seriedade, sem xingamento”, completa.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44

TV DIARINHO


🔒🚓 FORAGIDO PRESO EM ITAJAÍ! Acusado de assassinato e tráfico, um homem de 29 anos foi preso no bairro ...





Especiais

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)

ABUSOS EM TERREIRO

Vítimas relatam abusos por lideranças de terreiro de candomblé em Belo Horizonte (MG)



Blogs

Perseguição política

Blog do JC

Perseguição política



Diz aí

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Diz aí, Robison Coelho!

"Eu ouço todo mundo, mas quem toma a decisão final sou eu

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

Diz aí

Prefeito Robison Coelho será entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Diz aí, Alexandre Xepa!

"Se eu não conseguir reverter, eu não quero nunca mais saber de política"

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"

AO VIVO

Prefeito de Itapema participa do “Diz aí!” e do "Desembucha"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.