Itajaí
PF guenta carga de lança-perfume no aeroporto de Navega
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A polícia Federal de Itajaí fez mais uma apreensão de drogas no aeroporto de Navegantes. Na manhã de ontem, foram apreendidos 118 frascos de lança-perfume. A droga estava na bagagem de uma nordestina de 20 anos que estava embarcando para Fortaleza. Essa é a terceira apreensão de porcaria no aeroporto desde que a PF montou uma sala de fiscalização no local.
A nordestina contou à PF que pegou a droga em Floripa e veio até Navegantes, onde embarcaria. A polícia Militar recebeu uma denúncia de que um traficante ia fazer uma viagem diferente e deu um toque à PF do aeroporto.
Continua depois da publicidade
A mala passou no raio-x e foi vista a montoeira de frascos. A guria levou o teje preso. Ela não tinha passagem pela polícia e irá responder por tráfico interestadual de drogas.
No Brasil é proibida a venda de cloreto de etila substância usada no lança-perfume e que tem alto poder corrosivo. Mas na Argentina o lança-perfume é liberado. Os traficantes vão até o país vizinho e entram com a porcaria no sul do país.
Continua depois da publicidade
A partir daí, espalham a droga para todo o Brasil. Os traficantes, muitas vezes, escolhem o aeroporto pelo custo das passagens, que está barato. Conseguem rapidez entre um ponto e outro e menores obstáculos de barreiras, explica o delegado Thiago Giavarotti.
Se o trafica conseguir embarcar com a droga, não há mais fiscalização. No caso das estradas, há diversas barreiras policiais durante todo o caminho.
Tão de olho
Para coibir o tráfico pelos ares, há dois meses, a PF implantou uma sala de fiscalização no aeroporto de Navega. Essa foi a terceira apreensão de porcarias desde agosto. No dia 28 de agosto, os policiais pegaram uma mala com 16 quilos de maconha. Na semana passada, os policiais grampearam um traficante português tentando entrar na cidade com anabolizantes.
A fiscalização tem dado tão certo que o delegado já solicitou um reforço para a equipe. A ideia é que mais um cão farejador e um policial sejam trazidos para trabalhar em Navegantes.