Itajaí
Das barracas ao busão dos orgânicos
Embarque numa viagem para o mundo dos orgânicos é o convite que a família Diniz faz ao povo do litoral. Família adaptou ônibus para levar verduras e hortaliças até o freguês
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Mariângela Franco, especial para o DIARINHO
Eles vêm de longe, a quase 300 quilômetros de Itajaí, do município de Correia Pinto, vizinho de Lages. Há 16 anos, a família de Júlio Diniz Alves se desloca semanalmente para o litoral com o objetivo de comercializar os produtos especiais que a comunidade planta, cuida e prepara sem uso de venenos.
Continua depois da publicidade
Para facilitar a vida de comerciantes, os membros do grupo ecológico Campina Verde adquiriram um ônibus seminovo, que mandaram adaptar com a retirada de bancos e instalação de prateleiras e balcão. Há dois meses acabou-se o arma e desarma barraca para vender as frutas, verduras, legumes e outros produtos da roça que eles vendem por estas bandas.
Ou melhor, quase acabou, porque ainda faltam mais uns 15 dias para o busão da feirinha poder parar no calçadão da Hercílio Luz, no centro de Itajaí, calcula Juliano Diniz, 32 anos. Até que o papel de autorização seja liberado, ainda continua necessário montar e desmontar as estruturas.
Continua depois da publicidade
Enquanto isto não acontece, a feirinha sobre rodas estaciona às quartas-feiras na rótula da Praia Brava, das 7h às 13h, próximo ao Reimer Comércio de Bebidas e Conservas.
No ano passado a família Diniz já tinha dado um passo importante para fincar raízes no litoral. Os produtores rurais alugaram uma casa na rua Aqueduto, em frente ao condomínio Vila Rica, próximo ao Balneário Shopping. A casa continua abrindo as portas às quintas e sábados. Com a aquisição do ônibus, Juliano está com vontade de deslocar-se para outras cidades para não apenas vender os produtos orgânicos. Itapema é o alvo do momento.
A ideia do técnico agrícola é mostrar os benefícios de consumir vegetais e derivados que foram produzidos com a consciência de preservação da saúde. Sem fertilizantes sintéticos, agrotóxicos ou transgênicos, inclusive as rações dos animais que criamos, assegura. Além disto, o foco é o fortalecimento da agricultura familiar com base na economia solidária.
Mais dois pontos de venda
Numa parceria com o Shopping Balneário, o ônibus adaptado passa as manhãs de domingo no estacionamento externo, quase em frente ao acesso principal. O horário é das 9h às 13h. Há duas semanas, a Feira de Calçados Catarinense (Feccat) de Itajaí também inclui o busão dos orgânicos entre as atrações de sábado. O horário é das 8h às 14h, podendo dar uma esticadinha até às 16h. Com alguma sorte, pode até encontrar o Juliano tocando acordeão.
A aquisição do ônibus pela família Diniz está deixando o técnico agrícola muito feliz. Graças à mobilidade do veículo e condições de armazenamento dos produtos, Juliano pode fazer planos para expandir as vendas. O busão tem dois freezers instalados junto ao balcão, no fundo, ao lado do fogão, pia e banheiro, e ainda comporta as câmaras frias embaixo, na parte onde antes se transportavam as malas. O tempo de conservar os congelados em caixas de isopor e gelo acabou-se, comemora o rapaz.
Seu Júlio Diniz Alves continua fazendo o trajeto até o sítio no Planalto Serrano pelo menos duas vezes por semana. De lá ele traz os bolos sem lactose e sem glúten, feitos pela esposa dele e mãe de Juliano.
Continua depois da publicidade
A senhorinha prepara bolo de maracujá e mel com calda de cacau e açúcar de coco, feito com leite de amêndoas, ghee e óleo de coco.
Também tem bolo de coco e abacaxi com açúcar de coco, óleo de coco, farinha de coco e leite de coco caseiro, e bolo de banana e melado com crumble de castanha do Pará, açúcar de coco, leite de coco caseiro e orgânico, ghee e óleo de coco.
São nove famílias que se dedicam à agricultura familiar no interiorzão catarinense e enviam a produção para ser vendida no litoral. Lá nos sítios, as galinhas caipiras e poedeiras são criadas soltas, alimentadas por milho cultivado pelos associados. Porcos, vacas e bois também recebem comida livre de hormônios, remédios e venenos para que os proprietários mereçam os certificados do Selo Ecovida.
Além do sucesso do ônibus da feira orgânica, Juliano e a esposa Josiane Aparecida têm outro motivo para festejar. É que eles se casaram no dia 30 de abril, em Lages. Para manter o vínculo com o estilo de vida, o casal colocou as alianças numa cestinha de vime enfeitada com morangos e outras frutinhas da terra deles. Um charme só.
Continua depois da publicidade
Confira os produtos
Abacate
Abacaxi
Abobrinha italiana e menina
Açafrão da terra
Continua depois da publicidade
Açúcar mascavo
Agrião
Alface americana, crespa, lisa, roxa
Alho com dente e nativo
Amora congelada
Arroz branco e integral
Atemoia
Banana branca, caturra e maçã
Batata doce rosa
Batata inglesa
Beterraba
Bolachinha caseira
Bolos
Brócolis
Café
Caqui fuyu
Cebola branca
Cebolinha maço
Cenoura
Coco seco
Couve-flor
Couve folha maço
Espinafre maço
Extrato de tomate
Farinha de centeio
Farinha de milho fina e média
Farinha de trigo integral
Frango caipira
Gengibre
Hortelã
Inhame
Kiwi
Laranja
Limão cravo, galego e Taiti
Maçã fuji e gala
Mandioca congelada kg
Manteiga
Maracujá
Maxixe
Mel claro e escuro
Melancia
Milho verde
Mirtilo congelado
Moranga cabotia e de pescoço
Morango bandeja e
congelado
Nata
Pães caseiros
Pera caipira
Pimentão
Pinhão
Pitaya
Polpa de abacaxi, acerola e jerivá
Queijinho
Queijo branco e colonial
Quiabo
Rabanete
Repolho roxo e verde
Rúcula
Salsinha
Shitake (in natura e congelado)
Sucos de amora, mirtilo e uva
Tomate
Tomatinho cereja bandeja
Vagem amarela bandeja
Vagem pacote
Vinhos
Serviço:
Endereço fixo: rua Aqueduto, 290, bairro dos Estados, Balneário Camboriú. Às quintas e sábado, das 7h às 13h;
Calçadão da rua Hercílio Luz, no centro de Itajaí, e na rótula da Praia Brava, anexo ao Reimer Comércio de Bebidas e Conservas. Às quartas-feiras, das 7h às 13h em ambos.
Feccat, em frente à loja Havan, na avenida Sete de Setembro, bairro Fazenda, em Itajaí. Aos sábados, das 8h às 14h.
Balneário Shopping, na avenida Santa Catarina, bairro dos Estados. Estacionamento externo, aos domingos, das 9h às 13h.