Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pode faltar água


Pode faltar água

Alerta pra risco de crise hídrica! Pode faltar água em Itajaí e Navegantes durante a primavera e o verão; o uso racional é importante

Vitória de Itajaí na dona justa

Uma grande notícia para Itajaí: a ação judicial movida por Joinville e outros municípios contra o ICMS da Petrobras foi julgada extinta no Tribunalão de Justiça da Santa & Bela Catarina. A defesa firme e competente da Procuradoria-Geral do Município (PGM), em conjunto com a Secretaria da Fazenda de Itajaí (Sefaz), garantiu o resultado positivo.

Não estava sozinha

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Vitória de Itajaí na dona justa

Uma grande notícia para Itajaí: a ação judicial movida por Joinville e outros municípios contra o ICMS da Petrobras foi julgada extinta no Tribunalão de Justiça da Santa & Bela Catarina. A defesa firme e competente da Procuradoria-Geral do Município (PGM), em conjunto com a Secretaria da Fazenda de Itajaí (Sefaz), garantiu o resultado positivo.

Não estava sozinha

Essa vitória não foi só de Itajaí, mas também de cidades como Guaramirim e Biguaçu, que estariam entre as mais prejudicadas caso a decisão fosse diferente, e o pleito da capital das flores, Joinville, prosperasse.

Poderia perder R$ 250 milhões/ano

O prefeito Robison Coelho (PL), ainda no período de transição, esteve várias vezes na capital articulando com procuradores do estado. Esse trabalho conjunto da gestão, da PGM e da auditoria fiscal garantiu que a city pexêra saísse vitoriosa de uma batalha que poderia trazer impactos econômicos graves para os investimentos em saúde, educação e infraestrutura.

Crise hídrica

No ano passado, o hoje presidente da piramidal casa do povo, o entisicado Fernando Pegorini (PL), alertou para o problemão que nós, pexêros, iríamos enfrentar a partir de 2025. Crise hídrica, com altas temperaturas e baixa precipitação pluviométrica, ou seja, baixo volume de chuvas e alto consumo do precioso líquido. O socadinho escriba comentou a realidade que se aproxima.

Consumo elevado

Purexemplo, o Centro de Monitoramento e Alerta (CMA) emitiu aviso no último final de semana de inverno, sobre temperaturas elevadas, com sensação de verão, que aumentam drasticamente o consumo de água.

Uso racional

E, a autarquia de água & esgoto, o Semasa, reforça: a orientação é de uso racional e consciente do nosso mais precioso líquido, mas também reconhece que apenas a conscientização não resolve o problema da possível falta de água nas torneiras.

Correndo contra o tempo

Por isso, a autarquia está correndo contra o tempo com grandes investimentos. Em destaque, a construção da nova Estação de Tratamento de Água (Eta São Roque), que terá capacidade de 500 litros por segundo, entrando em produção com 250 l/s em 2025 e mais 250 l/s em 2026.

Paga a conta

Hoje, Itajaí paga a conta pela falta de investimentos ao longo da última década. A última grande ampliação foi em 2012, com a instalação do pré-sedimentador em 2013, quando o diretor era o Flavinho. Agora, sob a liderança do prefeito Robison Coelho e do diretor-geral Celso Praun, a gestão trabalha para reverter esse atraso histórico.

Briga

Diz que anda levantando um poeirão na sede da secretaria de Obras da Dubai city, que quase virou ringue, com direito a dedada no olho e butinaço nas canelas entre o secretário e dublê de vereador licenciado, Cristiano José dos Santos (PSD) e o diretor de obras, Moisés Peixoto, que foi assessor de Cristiano na casa do povo e era indicado de Cristiano para Obras.

Desautorizado

Os linguarudos que espreitam nos carrinhos de mão da secretaria da Obras dizem que a coisa quase teria evoluído para as vias de fato, e que o assunto chegou na mesa da prefeita Juliana Pavan (PSD) que, em vez de afastar os brigões, acabou comprando a briga e deixando Cristiano sem crédito, digo, desautorizado frente aos servidores da pasta.

Vaidades

Enquanto a briga segue no ambiente de trabalho, segue também a chance de retorno de Cristiano para a casa do povo, deixando livre o caminho para Elton Garcia (PSD), que pode voltar a ser o secretário de Obras. Difícil pra prefeita, a Ju Pavan (PSD), decidir com essas opções e as vaidades pessoais vão deixando a governabilidade em segundo, terceiro plano....

Abordagem?

A secretaria de (In) segurança pública da Dubai brasileira, em nota, afirma que o guarda municipal envolvido em uma “suposta” violência em uma abordagem foi retirado das ruas. E que o fato se deu por conta de uma pessoa em surto.

 

Truculência

Óia, não vi nas imagens que a pessoa abordada estava em um “suposto” surto, o que se vê é um agente público agredindo uma pessoa que foi abordada. O guarda desfere diversos socos na pessoa, que não esboça reação. Assim como outros guardas só observam a truculência. Se não tivesse sido filmado...

Embrabou

Em contato com o socadinho escriba, o homem-pássaro, ex-prefeito da Dubai Maravilha, Edson Piriquito (Republicanos), esclareceu que o entrevero numa lanchonete não foi com adolescentes e sim com quatro adultos. E que foi desrespeitado. O Pirica afirma que ia pra porrada, mas os caras amarelaram. O homem embrabou. Ô, loco!

Rachadinha nas Piçarras

O esquema do “toma lá dá cá” do PL das Piçarra, mais conhecido como “rachadinha”, ainda repercute na sigla liderada pelo político de carteirinha Ângelo Margute, que já foi presidente do PSD piçarrano.

De tudo um pouco

O Margute também foi chefe de gabinete do deputado estadual Stélio Boabaid, teve passagem pela câmara de Piçarras e foi até presidente do Grêmio Esportivo Juventus, tradicional clube de Jaraguá do Sul (ufa!). Apesar de a contribuição mensal partidária estar dentro da lei, a fofoca política pegou mal. O PL foi alvo de críticas. 

Movimentação nos bastidores

Margute parece que está com sede de poder e a cada semana demonstra que está articulando de forma sistemática e fortalecendo a sigla da extrema direita. Exemplo foi a filiação de dois suplentes da casa do povo: Marco do Tampa e Carla Rudolf, que eram emedebistas tradicionais na ex-capital do jet ski.

Brigaçada na Secretaria de Obras de BC pode fazer vereador Cristiano dos Santos voltar à casa do povo
Brigaçada na Secretaria de Obras de BC pode fazer vereador Cristiano dos Santos voltar à casa do povo

 

Assistindo de camarote

A tropa de elite do mandabrasa das Piçarras (prefeito, vereadores e secretários) está cada vez mais distante deste cenário das movimentações das peças do tabuleiro político da cidade, promovidas pelo PL.

Faltando articulação

Um bom exemplo são os constantes boatos da ida de vereadores emedebistas para outros partidos, como: Sandro Irmão para o PL, Jorge Radialista para o Novo e Bira Andrade para o Podemos. Um quero-quero do campo do Quinca-Ludo cochichou que tá faltando articulação política da alta cúpula do MDB local.

Desconforto

A secretaria de Esportes de Piçarras tem provocado desconforto entre os correligionários. Nomeado no início de agosto pelo prefeito Tiago Baltt, o atual secretário Rafael Batista (PL), o Bigo, já propagou “fake news” contra o próprio prefeito em outros carnavais.

Informações caluniosas

Na época, Bigo foi condenado a pagar indenização no valor de R$ 7500 por espalhar informações caluniosas a respeito do seu atual chefe. Novamente, o quero-quero piçarrano espirrou na esperança de que o ginásio de esportes Aurélio Solano de Macedo não volte a ser local de armazenamento de carne, de distribuição de bebidas e palco de grandes festas da secretaria. Já foi?!

 

Exonerações

Apesar da nomeação de Bigo, o clima entre MDB e PL não está dos melhores. Na câmara, três servidores foram exonerados por conta da rixa política entre os partidos – o que escancara a falta de compromisso do MDB do local.

Dama de ferro

A principal insatisfação dos filiados seria de que a presidente da sigla, a bela Andressa Pera, tem o hábito de centralizar as principais decisões sem dar a oportunidade aos demais membros. E a prática é replicada pelo presidente do legislativo, Lucas Maia (MDB), que toma decisões precipitadas e solitárias, caceteiam os linguarudos. Arreda, raça de infelizes!

O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL), cotado pra ser candidato ao Senado por SC, esteve na casa do povo da Dubai maravilha visitando o irmão, vereador Jair Renan (PL)
O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL), cotado pra ser candidato ao Senado por SC, esteve na casa do povo da Dubai maravilha visitando o irmão, vereador Jair Renan (PL)

 

Embates

Nas próximas semanas, projetos importantes serão apresentados e debatidos entre o executivo e o legislativo de Balneário Piçarras – o que deve render novos episódios e desdobramentos na política local. Eitcha, preparem um guaraná diet bem geladinho e a pipoca...

Pé na bunda

O importunador sexual que andou encoxando uma servidora, acabou levando o pé na bunda pelo seu ato. Não sei o que passa na cabeça desse tipo de cara. Aliás, de uns tempos pra cá, vira e mexe há casos de assédio na esfera pública e política. Alguns casos acabam vazando e outros são encobertos. Muitas vezes porque a vítima fica com medo de represálias.

Importação de banana

A Leléia aprovou moção do deputado com nome de soro antiofídico, Antídio Lunelli (MDB), que manifesta repúdio à decisão do governo federal de autorizar a retomada da importação de banana oriunda do Equador. O parlamentar ressaltou que a medida coloca em risco a produção nacional, a segurança alimentar e ameaça o sustento de milhares de famílias agricultoras.

Defesa dos produtores

Em seu pronunciamento no plenário, Lunelli lembrou que o Brasil é autossuficiente na produção de banana, com mais de 6,6 milhões de toneladas produzidas por ano. Só Santa Catarina produz 730 mil toneladas anuais e tem cerca de 30 mil famílias envolvidas diretamente na atividade.

Leléia aprova moção de Antídio Lunelli (MDB) contra importação de banana do Equador
Leléia aprova moção de Antídio Lunelli (MDB) contra importação de banana do Equador

 

Risco e ameaças

“Não há justificativa econômica para importar banana. O que essa decisão traz é risco fitossanitário e ameaça concreta de pragas que podem destruir plantações inteiras, como o Fusarium TR4, conhecido como Mal do Panamá”, alertou. Antídio reforçou que a mobilização é fundamental para proteger um setor que garante emprego, renda e desenvolvimento econômico para diversas regiões catarinenses.

Luta de todos

“Essa luta não é apenas dos bananicultores, é de todos nós. Estamos defendendo a soberania alimentar, a economia catarinense e o produtor brasileiro. Precisamos estar unidos e mobilizados para evitar esse retrocesso”, afirmou Lunelli.

“Sabe aquele lugar onde está todo mundo? Não me procure, eu não estarei lá”
Pai Atanásio

Encaminhamentos

A moção será enviada ao presidente da República, ao ministro da Agricultura e Pecuária, aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado e ao Fórum Parlamentar Catarinense, cobrando a revogação imediata da autorização de importação. “O recado de Santa Catarina é claro: estaremos sempre ao lado de quem produz e move a economia do nosso estado e do nosso país”, concluiu o deputado.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A condenação de Bolsonaro é justa? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Colunistas

Não confunda estar ocupado com ser produtivo

Mundo Corporativo

Não confunda estar ocupado com ser produtivo

Robalo gigante é pescado

Charge do Dia

Robalo gigante é pescado

PEC da Bandidagem

Casos e ocasos

PEC da Bandidagem

Pode faltar água

JotaCê

Pode faltar água

Retratos da ternura

Jackie Rosa

Retratos da ternura




Blogs

🌱 O ambiente que você vive pode estar adoecendo você

Espaço Saúde

🌱 O ambiente que você vive pode estar adoecendo você

L’Étape Brasil terá lançamentos exclusivos para os ciclistas

A bordo do esporte

L’Étape Brasil terá lançamentos exclusivos para os ciclistas

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.