
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jorginho na Festa do Colono

Governador Jorginho Mello prestigiou a Festa do Colono neste domingo
Festa Nacional do Colono
Inegavelmente, a 39ª Festa Nacional do Colono foi um retumbante sucesso. Milhares de pessoas acorreram ao Parque Gilmar Graf pra curtir shows, gastronomia e eventos correlatos. O governo ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha,
por favor insira abaixo:
Festa Nacional do Colono
Inegavelmente, a 39ª Festa Nacional do Colono foi um retumbante sucesso. Milhares de pessoas acorreram ao Parque Gilmar Graf pra curtir shows, gastronomia e eventos correlatos. O governo do prefeito Robison Coelho (PL) acertou em cheio no retorno do tradicional evento.

Sucesso!
Segurança, organização e limpeza foram sentidas por quem perambulou pelo evento. Acho que ainda precisa ter avanço na questão de estacionamento. Lógico que com um mundaréu de veículos é complicado, mas avançar em parcerias com quem tem áreas próximas seria interessante pra que as pessoas viessem com mais tranquilidade e evitaria explorações e disparidades também.
Esqueceu?
Como escrevinhei, não se pode negar que a festa foi um sucesso, mas também é preciso observar a frieza da secretária da agricultura, a Flávia Sehn Ação, que nas suas falas não foi capaz de mencionar uma única vez o pessoal que ajudou a fazer o evento, purexemplo: as secretarias de Segurança, Turismo, Cultura, Codetran, Guarda Armada e a Polícia Militar.
Grata surpresa
O secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, o Ronaldo Jansson Júnior, foi uma grata surpresa na colaboração pra que a Festa do Colono voltasse com a pujança dos velhos tempos. Se estrebuchou pra que tudo desse certo. Parabéns!
Ninguém faz nada sozinho
E, pasmem, nem mesmo os funcionários da secretaria de Agricultura, que se estrebucharam na “Ação” para que o evento fosse um sucesso, foram lembrados pela bagrona Flávia. E vai aqui essa observação para os próximos eventos: Ninguém, faz nada “sozinha” ou sozinho, sempre tem que ter alguém na retaguarda e essa retaguarda, infelizmente, foi esquecida. Qui feio!
O império da cópia
A Comunicação da prefa de Balneário Camboriú está copiando a Comunicação do governo federal, leia-se PT. Pode parecer brincadeira, mas não é. Ao contrário, é muito sério, primeiro pela cópia, depois pela veiculação ideológica — afinal, o governo da prefeitona dos bairros, a espevitada Juliana Pavan (PSD), não é de esquerda… Ou é?
Acho que vi um gatinho
A “digamos”, coincidência, está na peça veiculada pela prefa da Dubai city, explicando o Regin 2.0, novo sistema online para abrir empresas, que utiliza gatinhos, isso mesmo, gatinhos para fazer a propaganda ficar leve e Instagramável. Uma bobagem, diga-se de passagem…
Que nem a do PT
O problema é que a ideia não tem nada de original, é cópia de muita das publicidades online do PT, ops, governo federal. Como a que explica mudanças no IOF, por exemplo. Checa lá! É uma cópia cuspida e escarrada. É tão petista esse modelo de publicidade que até o Porto de Itajaí, comandado pelo polido João Paulo Tavares Bastos Gama, já usou.
Mas, e daí?
Daí nada. Só pra registrar onde a prefeitura de BC busca inspiração. E este é apenas um detalhe de uma comunicação que tem muitas peculiaridades. Uma é a cópia, a outra é não assumir responsabilidade nenhuma sobre nada. Quer ver?
Cats
Mas, gatinhos? Ou cachorrinhos? O problema é que além de ser cópia é ruim. Parte do princípio de que quem vê é um idiota, ou alguém tão alienado politicamente que não faz a correlação direta: gato x ladrão. Quando vi o PT usar isso achei esdrúxulo. A prefa de BC City, copiar, então… Só por Deus! Para o mundo que eu quero descer.

Não é comigo
Passados seis meses de governo, ocorreu em Balneário Camboriú um crime ambiental: bombas do sistema de esgoto falharam e milhares de litros de merda, ops, esgoto in natura foram espalhados pela cidade indo parar no rio Camboriú. Qual foi a atitude da Comunicação de BC? Levantar suspeita de sabotagem nas estações de esgoto. Imagina…
Sindicância
Para sustentar a mentira inventada, abriu-se uma sindicância para apurar culpados e o culpado foi o de sempre na conclusão pavônica: o ex-prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL), que não cuidou direito das bombas de sucção da Emasa no passado e, por isso, o crime ambiental. Pracabá! Virou piada... Os caras não ficam nem vermelhos. E segue o baile.
Grato!
Quero registrar o meu “muito obrigado” às dezenas de mensagens e telefonemas que recebi no último sábado por conta do aniversário da coluna JotaCê, aqui no DIARINHO, completando 21 anos. Maioria total. E, aproveita pra convidar os amigos & inimigos pra festejar essa data na Gororoba do JC, dia 6 de setembro, na sociedade Fazenda da Praia Brava.
Serelepe
Na tarde do idoso da Festa do Colono, na última sexta-feira, o vereador serelepe Cris Klaus (PRD), que é muito conhecido nos grupos dos idosos, subiu ao palco com a secretária Flávia Sehn Ação e o adjunto Lu Pedroni pra agitar a festa durante a troca de bandas. Centenas de idosos de diversos grupos prestigiaram o evento e balançaram o esqueleto.
Itajaí Ativo
O vereador Serelepe, digo, Cris chamou os professores do Itajaí Ativo no palco para fazer as coreografias das músicas e agitar o momento. Momento muito aprovado pelos idosos e pela organização da festa.
Vão escutar?
O momento foi marcante e promete novas parcerias para 2026. O vereador Serelepe realmente não para e já está de zóio na tarde do idoso da Marejada, basta saber se vão escutar a experiência do Cris com os idosos. Será?

Antipatia
Ainda está rendendo, digo, fervendo nos bastidores a entrevista do deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL?), que destacou que não gostava de algumas pessoas que o ex-prefeito pop star e muso das bochechas rosadas, o Fabrício Oliveira (PL?), tinha trazido para sua administração.
Castanheira
Questionado por este articulista pançudinho se tinha algum nome específico, Carlos citou nominalmente o ex-secretário da Insegurança, Gabriel Castanheira, e disse que não gostava da imagem e nem do trabalho do policial.
Majorações repercutem
Mesmo com o recesso parlamentar de julho na Alesc com os deputados aproveitando para visitar suas bases regionais e ouvir as reivindicações da prefeitada, vereadores e lideranças comunitárias, alguns temas continuam sendo objeto de comentários nos bastidores políticos da capital manezinha.

Toque de caixa
Um deles dá conta das majorações salariais diversas aprovadas no pacotão de projetos enviado pelo governo estadual e votado a toque de caixa, antes do início do recesso pelos nossos heróis estaduais na Assembleia Legislativa da Santa & Bela Catarina.
Bagrinhos e bagrões
Mesmo entre a base do governo, com a maioria votando a favor politicamente, há alguns dissidentes que apontam, nos bastidores, a disparidade entre os percentuais de aumento, ou seja, sempre maior para algumas elites do funcionalismo público em relação aos servidores mais bagrinhos, digamos, como os professores.
20%
Caso, por exemplo, do reajuste de 20% no piso salarial dos servidores e no subsídio mensal dos membros da Defensoria Pública do Estado. A medida começa a valer a partir de 1º de agosto e autoriza a criação de 30 novos cargos efetivos de defensor público e 30 cargos comissionados.
Lobby corporativo
Detalhe é que todo ano a categoria tem feito lobby junto ao parlamento na capital manezinha para tais aumentos, sob alegação principal de que o serviço de atendimento tem aumentado por todo o estado também.
Elite estadual
Igualmente considerados integrantes da elite dos servidores, os auditores da Fazenda Estadual também receberam reajuste de 20%, e foi instituída também a Gratificação de Atividade Tributária para os Analistas da Receita Estadual. Enquanto isso, os professores da rede estadual...
Magistério
Enquanto isso, foi concedido aumento de 11% nos vencimentos dos professores da rede pública estadual. E ainda será pago em duas etapas neste ano: 6,5% agora em julho e 4,5% em dezembro. De acordo com o governo, a medida impacta cerca de 90 mil servidores da Educação, entre ativos e inativos e foi o máximo conseguido dentro das “possibilidades orçamentárias”.
Túnel
O povão de Itajaí e Navegantes quer porque quer o buraco de tatu, digo, o túnel submerso para ligar os dois lados da vala, certo!? Esse pançudinho escriba pensa que sim, mas também pensa que todos duvidam muito de que vai mesmo acontecer, e não é para menos.
Trapalhada
No mesmo dia em que o Banco Mundial, pela primeira vez, fez uma publicação falando dos recursos empenhados para o projeto, destacando ser o primeiro para um consórcio de municípios no mundo, a prefeitada deu ré na assembleia que era pra ser histórica.
Pois é
Motivados por questões políticas, os prefeitos decidiram por não contratar mais ninguém até segunda ordem, negando a recondução da advogada Érica Requi, que é técnica na UCP e que ajudou a trazer tudo até aqui. Desrespeito!
Difícil
A UCP que esse colunista visitou e viu o trabalho com os próprios olhos, é um órgão técnico, exigência do Banco, e precisa estar trabalhando para que o contrato seja finalmente assinado, senão, já Elvis.
Profis
Tem gente que entende do riscado: arquiteto, engenheiro, assistente social, administradores, contadores, e tinha uma advogada que é pica das galáxias quando se trata de concessões e PPPs, além de licitações desse tipo.
CIM
A própria ideia jurídica do CIM-Amfri foi da Érica, como foi também a solução de PPP para o túnel. A dotôra tá lá desde o início, fez chover no deserto, mas agora os prefeitos acham que ela não é importante. Protagonismo político tudo bem, mas desrespeito não.
Senado
A capacidade de endividamento dos municípios será avaliada nos próximos dias por procuradores e pelo Senado Federal, na comissão de assuntos econômicos, e nunca foi tão importante a assessoria jurídica, mas os prefeitos acharam que não.
Tá fuu
A coluna não puxa sacaria de ninguém, mas o que se vê é que apenas o prefeito Robison Coelho (PL) está mesmo decidido a fazer a coisa acontecer. Digo isso, porque já cedeu dois servidores efetivos para a UCP, foi pessoalmente à terra do Tio Sam se comprometer e tem feito o possível para tirar o projeto do papel.
Pena
É de se lamentar tudo isso. Repito. No dia em que o Banco publica a nota positiva, a prefeitada dá essa ré, que seria importante pra CIM-Amfri. Que se atentem os prefeitos, porque se der ruim vão ser eles os responsabilizados pelo povo.
Consórcio
É preciso alembrar que, lá atrás, o CIM-Amfri foi criado exatamente para fazer o Promobis, que tem várias intervenções viárias em todas as cidades da região, com dinheiro a juros baixíssimos, e que inclui o túnel. E isso é muito importante. Começo a dar apoio e crédito pro CIM-Amfri, mas tem certas questões complicadas que não devem ter encaminhamento político e, sim, técnico. Ponto.
Frase do dia:
“Seja você, mesmo que isso signifique sentar na mesa que está vazia”
Pai Atanásio
Positivo
É de se dizer, pra finalizar essas estrebuchadas linhas, que ainda dá tempo, e que antes do povo acreditar, precisam acreditar eles. E acreditar é fazer a coisa certa e respeitar a liderança do prefeito Robison Coelho que, dizem, ficou fulo com a decisão tomada na sua ausência.