JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Porto de Itajaí pede “esmola” ao de Navegantes
Dolor da Silva
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
O coordenador-geral da campanha do candidato a prefeito e vice do Partido Liberal de Itajaí (Robison Coelho e Rubens Angioletti), o empresário Dolor da Silva, acompanhado da sua esposa, Ângela Maria Schmitt da Silva, fizeram uma visita de cortesia ao socadinho escriba e garantiram presença na Gororoba do JC.
Conversa boa
O Dolor é um gentleman e sua esposa igualmente. A conversa girou sobre Itajaí, sua história e personagens, além, logicamente, sobre a política e as eleições em curso este ano. O chefão da campanha de Robison e Rubens enfatizou a importância de um pleito onde viceje o enfrentamento no campo das ideias, em prol da nossa querida Itajaí.
Magru
Quem também deu um rasante na choupana do pançudinho escriba foi o jornalista, escritor, historiador, professor e colecionador (ufa!) Magru Floriano, que também bateu um bom papo. Magru já vestiu a camiseta da Gororoba e posou, todo prosa, pra foto. Magru mantém no Facebook a página “Itajaí de antigamente” com mais de 45 mil inscritos, resgatando e preservando nossa história. Parabéns!
Direito de resposta
Recebi do assessor de imprensa do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Auri Pavoni, o veterano Marzinho do jornal Página 3, um pedido de resposta sobre minha opinião de que ele está destruindo a avenida Marcos Konder. No texto Auri afirma que não está; que ela está sendo revitalizada, modernizada, para se adequar às necessidades de mobilidade em Itajaí.
Direito de resposta 2
O Auri também diz que é falsa a afirmativa da coluna de que árvores foram mortas e que um estudo da Famai apontou quantas árvores poderiam ser replantadas. Mas tem matéria do DIARINHO mostrando as árvores sendo cortadas. Então ele diz que no lugar das 129 árvores, a Marcos Konder passará a ter 260. Por último, a nota me chama de burro e de nutrir rancor por Auri e por algo que não consigo compreender.
Pqp...
Sobre tudo o que está na nota do Auri eu já comentei na coluna diversas vezes. A Marcos Konder original, a que o itajaiense conhecia e gostava, com suas árvores tradicionais, está, sim, sendo destruída. Será destruída em breve para dar lugar a uma avenida ao gosto duvidoso de um cara que nem de Itajaí é. Que está promovendo uma obra desnecessária, que não vai alterar em nada a mobilidade da região e que vai custar milhões.
Pqp... 2
Esse cara mexeu na Hercílio Luz também. Na minha humilde opinião, e na opinião de muita gente aqui de Itajaí, a Hercílio Luz ficou uma merda. Só concreto e mobiliário de quinta categoria. E a Marcos Konder vai na mesma linha. Pra terminar, eu não odeio o Auri, aliás, malemale o conheço. Mas se ele não gosta de ser criticado não deveria ocupar uma função pública.
Pqp...3
O que eu fico na bronca é que esse governo vai acabar e uma hora dessas esse cara volta pra BC. Mas a merda que ele tem feito por aqui vai ficar pra nós, itajaienses, deglutirmos. Que moramos e vivemos aqui. A propósito, a musa da confusão Juliana Pavan (PSD), pelo que ouvi dizer, acha ele o máximo. Declarou numa rádio que quer que ele faça o Plano Diretor da Dubai brasileira. Azar da Dubai.
Esquecida
O que a Juliana Pavan sisquece é que o plano diretor de BC já está feito e, inclusive, já está na casa do povo da praia alagada, digo, alargada. A filha do ex-tudo esquece que o Plano Diretor da Dubai brasileira foi feito levando em consideração, inclusive, estudo do escritório de Jaime Lerner, que fez o Masterplan da cidade..
Esquecida 2
Juliana esquece que seu padrinho, o ex-prefeito e engenheiro, o galego Rubens Spernau, que entende muito mais de planejamento do que o Auri, foi quem pilotou o novo plano diretor da Maravilha do Atlântico... Esquecidinha, hein? Então, vou dizer o quê? Tá aí o seu pedido de resposta. Mas, se não estiver feliz, tá publicado na integra na seção Do Leitor do DIARINHO.
Cadê o mito?
A confirmação da agenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Santa & Bela Catarina, durante o mês de setembro, para prestar apoio aos candidatos liberais nas eleições deste ano, tem rendido comentários irônicos em quem esperava que a city pexêra fosse tratada como uma prioridade do partido dos únicos que acreditam em Deus, na pátria e na família. Miou, e o Mito só deve aparecer da Dubai brasileira.
Agendas regionais
Se fosse só uma falta de disponibilidade de datas, tudo bem, mas o que soou como desprestígio pra Itajaí foi o fato de o PL ter optado por agendas regionais e, para os lados da Amfri, ter escolhida a Dubai brasileira como polo regional. Não custa lembrar que o B1 Robison Coelho (PL) foi lançado candidato a prefeito pelo pop star Fabrício Oliveira. Difícil de engolir que Itajaí se sujeite assim a BC.
Viada e daí?
A candidata a vereadora de Itajaí, a Bruna Viada (Agir), que pediu pra mudar seu nome de urna para Bruna Elizy da Silva, afirmou em um vídeo pelas redes sociais que não foi obrigada a fazer a mudança.
Conhecida
A raça lazarenta de fofoqueiros soprou que os bananas de pijamas teriam se incomodado com o nome inicialmente escolhido pela candidata do Agir. Ela trocou o nome porque quis, mas ressalta que é conhecida por Bruna Viada sim, e daí?
Nada contra
Tá certa a moça, já que ninguém paga suas contas, de ser chamada como quiser. Feito o esclarecimento pela própria candidata, o baixinho intisicado do Denísio Dolásio Baixo, que mesmo chutado da coordenação de campanha dos bananas de pijamas continua babando ovo, ops, apoiando Robison e Robin, passou na choupana pra reafirmar que os bananas não têm nada contra o uso do termo viada.
Inquérito instaurado
A Polícia Federal instaurou inquérito contra o presidente da Câmara de Vereadores da Dubai city, o esticado David LaBarrica (PRD), decorrente de suposta prática de crime de violência de gênero durante sessão do legislativo no último mês de junho.
Recordar é viver
Durante a sessão que debatia projeto de lei polêmico, autorizando mudanças no plano diretor em ano eleitoral, o vereador e agora candidato a vice-prefeito com o Fabrício da Shopee, Peeter Lee (PL), cassou a palavra da filhota do ex-tudo que estava discursando na tribuna e, na sequência, encerrou a sessão.
Bola fora do ano
O presidente do Legislativo poderia ter encerrado aquela reunião em qualquer momento, mas interromper a fala da única mulher vereadora e ainda candidata a prefeita da oposição foi pura falta de tato político, e um tremendo de um tiro nos dois pés. Oh, dor!
Lei recente
A Lei Federal que combate a violência política contra a mulher é recente (foi sancionada em 2021), mas já gerou cassações de mandatos no Brasil. A violência política contra a mulher ocorre com toda e qualquer ação feita para impedir ou restringir direitos políticos das mulheres. Baaah!
Assunto deve vir para os debates
Peeter Grando, o Fabrício da Shopee (PL), precisa estar preparado para ser questionado sobre este tema nos debates. Além do constrangimento de seu vice ter pedido no passado a cassação do senador Jorge Seif, o zero meia (PL), agora surge essa pendenga jurídica com minha musa da confusão e sua principal adversária, Ju Pavan. Não faltava mais nada!
Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí!
Deu no DIARINHO nosso de cada dia que a Superintendência do Porto de Itajaí, leia-se prefa pexêra, leia-se governo falido do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), está pedindo esmola para o terminal de Navega city, a Portonave, para pagar a dragagem imprescindível para todo o complexo portuário de Itajaí funcionar. Caras não conseguiram nem isso, agora passam o chapéu sem nem ficar vermelhos.
É vergonhoso
Pegaram o segundo maior porto do Brasil em movimentação de contêineres, porto cuja modernização e arrendamento feitos nos primeiros governos do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP), garantindo um desenvolvimento econômico fora de série para Itajaí e região e, por motivo que ninguém sabe, e que ninguém investiga, transformaram num porto vazio, deficitário e que pede esmolas. Uma vergonha!
Passando o chapéu
Agora, com o porto quebrado e a prefeitura quebrada, os sabe-tudo do atual governo baixaram a crista e estão passando o chapéu para ver se salvam o mínimo. Querem que a Portonave empreste R$ 25 milhões para garantir o pagamento da dívida acumulada com a empresa que draga o canal para que ela volte a operar. Bom lembrar que a Portonave é a maior interessada na manutenção da dragagem, diga-se de passagem.
Recordar é viver
Bom lembrar que todo mundo estava careca de saber que o contrato de arredamento com a APM iria se encerrar em 2022. A empresa, maior operadora portuária do mundo, tentou prorrogar o contrato até a nova licitação. Foi esnobada pelos sacrossantos do governo do barbudinho que preferiram fazer nova licitação para arrendamento provisório.
Recordar é viver 2
Nessa licitação, a Portonave ficou em terceiro lugar. Julgaram que a primeira e a segunda colocadas não tinham condições de operar a carga que propunham, então a Portonave ficou na linha de frente para assumir os terminais aqui do lado de cá do rio. Aí foi um corre-corre. Os caras não quiseram que a Portonave assumisse e correram para Brasília, que reclassificou a segunda colocada, a Mada Araújo. Que nunca tinha operado poioca, digo, porto nenhum.
Recordar é viver 3
Fato é que a tal da Mada Araújo não resolveu porra nenhuma e acabou sendo comprada pela JBS – que foi autorizada pelo governo federal a assumir a operação do porto em maio deste ano. Foi anunciado que a operação de contêineres no porto de Itajaí recomeçaria em julho, que o presidente viria e tal. Veio um navio de carros chinês que descarregou contêineres no porto público e foi embora. Lógico que Lula não apareceu. Não é idiota.
Recordar é viver 4
Aí anunciaram que, agora, a grande retomada vai ser em setembro, para ser mais exato em 13 de setembro. Só que tem o seguinte: sem calado no canal, não tem retomada nenhuma. Então, ao invés de pedir esmola para a Portonave, porque não pedem a grana para a JBS? Que ganhou um porto em um certame questionável? Que usou dinheiro do BNDES para se tornar a maior empresa de carnes do mundo e para criar emprego nos Estados Unidos? Empresa que dizem que é assim ó com o Lula?!
Perguntas sem respostas
Então ficam por aqui só perguntas que, no entendimento desse pançudo escriba, nunca foram respondidas, ou dadas, ou investigadas. Por que o município não quis prorrogar com a APM? Por que a prefa e seus áulicos preferiram uma empresa que foi acusada de tráfico de droga internacional? Por que a prefa não quis a Portonave?
E, por último...
Por que o governo federal não paga a porra da dragagem já que nem consegue lançar o edital definitivo depois de uma enrolação de quase dois anos? Por que essa história de que não paga porque é ano eleitoral, pelamordedeus, né gente? Isso não existe. Para, né? Enfim, dúvidas e mais dúvidas. Quem se habilita a responder? Coluna está aberta. Ou, como diria o outro, sou todo ouvidos. Enquanto isso segue a marchinha de carnaval: “Ei, você aí! Me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!”
Começou
A campanha começou e os primeiros a darem as caras nas redes sociais foi a minha musa da confusão, Juliana Pavan (PSD) que fez live, onde chamou o seu vice, o dublê de vampiro italiano, Nilson Probst, de Gilson (MDB). O pai de Juliana, coronel, ops Leonel Pavan que é candidato a prefeito de Camboriú, também fez live a zero hora (meia noite) de sexta-feira.
Ficou indignado
O Pai Atanásio que perdeu o sono e assistiu um trecho das lives com um olho no padre e outro na missa, digo no “showmício” virtual, ficou pensando como o Leonel estava sóbrio naquelas horas? O veio ficou tão indignado que abriu um nova Schin e ficou importunando mãe Jacira com volume alto do celular na cama.