Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Coerência


O deputado federal Jorge Goetten (PL) diz que provocou candidatura do prefeito Fabrício Oliveira (New-PL), e combinou o futuro com o deputado Carlos Humberto (PL) (Foto: Divulgação)


O deputado federal Jorge Goetten (PL) diz que provocou candidatura do prefeito Fabrício Oliveira (New-PL), e combinou o futuro com o deputado Carlos Humberto (PL)

 

Falência da política

A situação pela qual passa o Porto de Itajaí representa a falência da política e do modelo de estado no setor portuário. É inadmissível que mesmo com a morte anunciada do nosso terminal ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Falência da política

A situação pela qual passa o Porto de Itajaí representa a falência da política e do modelo de estado no setor portuário. É inadmissível que mesmo com a morte anunciada do nosso terminal, desde metade do ano passado, quando não se tinha ainda uma solução de continuidade para as operações de navios, em nossos berços, quando chegasse o fim do antigo arrendamento, os políticos não acharam uma luz no fim do túnel.

Os culpados

Nesse ritmo atual, quando a esquerda fica apontando o dedo para o governo anterior, sem olhar pro seu próprio umbigo, e se tocar que já está há quase 10 meses (incluindo a transição) no comando da situação, e a direita criticando o modelo estatal da esquerda, sem justificar por que não concluiu o processo de privatização em tempo, parece que a busca por culpados é maior que a busca por soluções.

CPI não resolve

Respeito o trabalho e a independência do poder legislativo, mas a aventada CPI do Porto também é outro instrumento que não vai resolver em nada o problema do nosso terminal. É mais um revanchismo político, na tentativa de atingir o barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e sua equipe, do que um passo importante para alcançarem alternativas pra reativação do Porto de Itajaí.

Modelo falido

E triste é olhar pro outro lado da vala, digo, rio e ver um porto privado, a Portonave, bombando e anunciando, mês sim e no outro também, recorde de movimentação de contêineres. No privado, a burocracia, as formalidades e a atuação dos órgãos de controle não atrasam o progresso. No porto público, todos os entraves possíveis da administração pública demonstram a necessidade de uma reforma no modelo falido.

Politicagem

Mesmo com toda essa crise, os políticos não tomam vergonha na cara e mantêm os quadros da Superintendência do Porto de Itajaí com comissionados recebendo salários altíssimos. O mais pobrinho de todos ganha 13 mil contos por mês e, para a maioria deles, o critério de seleção é baseado em vínculos pessoais com bagrões ou ligações partidárias, sem qualquer currículo no setor portuário.

A prigunta

Aí fica a prigunta que não quer calar: tem como dizer que um porto cheio de entraves jurídicos e burocráticos, que custa só com folha de comissionados mais de cinco milhões por ano, é competitivo frente a um porto privado?

Acordem!

Como escrevinhei, procurar os culpados talvez não seja o foco do momento, mas se a classe política não enxergar todos esses erros, vai ficar cada vez pior a situação do Porto de Itajaí, e consequentemente, da nossa city pexêra.

“Eu provoquei!”

O deputado federal Jorge Goetten, em entrevista à radio Menina FM, contou que se for novamente candidato em 2026, será à reeleição a federal. O Goetten revelou na sabatina, na latinha, que conversou com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) e com o deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL).

Combinou

O Goetten contou que neste encontro provocou uma futura candidatura ao Senado do rei do pop, Fabrício. O deputado federal afirmou, ainda, que lhes disse que pretende exercer bem o seu mandato pra, se estiver na disputa, ser merecedor de uma reeleição, e que combinou com os três para que CH vá à reeleição, Fabrício senador e ele, novamente na câmara federal.

Coerência

O deputado federal Jorge Goetten todos conhecem pelo seu compromisso, serenidade e coerência. Contudo, aparentemente, o sapatinho, digo, Carlos Humberto parece que não compactua desse pensamento e tem feito movimentos de quem pretende estar na disputa à principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca.

Prometeu

O pior de tudo isso é que antes de se eleger, para conseguir apoio de seus vereadores, entre outros nomes de partidos agarrados, digo, coligados no atual, governo, CH teria prometido que se o apoiassem e fosse eleito, não iria atropelar, digo, participar da eleição de 2024.

Importante

Esses movimentos de CH têm deixado outros pré-candidatos que fazem parte da base do alcaide fulos da vida, lembrando que o combinado não custa caro. O próprio prefeito, em entrevista, declarou que era importante a permanência do deputado estadual Carlos Humberto na leleia. Entonce...

Ativismo legislativo

A recusa dos vereadores em analisar o projeto de lei orçamentária para realização da Marejada demonstra que parte das excelências excelentíssimas têm feito o que tanto alegam e criticam no Supremo Tribunal Federal (STF), o tal ativismo.

Competência do Executivo

A função do executivo é definir as ações de governo, a realização ou não da festa. Os vereadores, ao se negarem a votar o projeto, estão tomando as vezes do executivo para decidir algo que não é competência deles, ativismo legislativo.

Apelos

A piramidal casa do povo ficou cheia de empreendedores durante a semana que passou, gente honesta que depende do turismo para sustentar as suas famílias e outras tantas pessoas empregadas no trade.

Nem te ligo

Os apelos foram muitos, mas os edis parecem cegos no desejo de vingança (sou obrigado a repetir) contra o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), e deram poucos ouvidos, mesmo com a explicação detalhada sobre as contas da última Marejada.

Ordem do chefe

Nos bastidores, o que sussurram os atentos observadores de plantão é que o dono da piramidal pexêra, o todo-poderoso Fabinho Rezes, bateu o martelo e falou que este ano não vai ter Marejada e ponto final. Toda ordem do encapetado é seguida à risca por seus súditos, ops, pelos vereadores de oposição, e a cena de reclamar da prestação de contas é só uma desculpa pra não ficar feio pro grupo.

Custom Show

Absoluto sucesso o Santa Catarina Custom Show 2023, no Expocentro Balneário Camboriú – Julio Tedesco. O maior evento da cultura custom da América Latina reuniu milhares de pessoas, exposição de carangas customizadas, arte, antiguidades, dança e muito mais. Parabéns aos organizadores, e que venha a 12ª edição em 2024.

Brizolistas definem

O PDT da Dubai Brasileira anunciou, no sábado friorento, a pré-candidatura de Allan Schroeder a prefeito. A convenção dos brizolistas também elegeu a nova executiva municipal, que agora passa a ser presidida por Jonathan Machado.

Festa dos Amigos

Por escrevinhar sobre pré-candidatos a prefeito, a Festa dos Amigos da praia alagada, digo, alargada, na sua 23ª edição, contou com a participação de mais de 50 mil pessoas e teve vários postulantes à cadeira mais estofada dos altos da Dinamarca apertando mãos, tapa nas costas, o tradicional ‘conto com você’, e sorrisos fingidos, digo, sinceros pra fotos e selfies.

Recheado de pré-candidatos

Estavam lá na festança o Allan Schroeder (PDT), André Meirinho (Progressistas), David La Barrica (Patriota), Juliana Pavan (PSDB), e os emedebistas Marcelo Achutti e Nilson Probst. O pré-candidato a prefeito de Camboriú e ex-tudo, Leonel Pavan (PSD, por enquanto), também deu um rasante no evento. 

Sapatinho não foi

Quem não deu as caras foi o deputado mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL). Talvez o sapatinho ache que a eleição do ano que vem já tá ganha pra ele e não quer gastar sola de sapato agora. Quem não é visto não é lembrado, né? Oh, dor!

PL em peso

Apareceram também na festança os deputados federais do PL Caroline de Toni, Jorge Goetten, Zé Trovão, o senador Jorge Seif e o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (New-PL), o anfitrião da festa. Partido unido, hein?

Zeroquatro

Falando no Partido Liberal, a “atração principal” da festa dos Amigos foi o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, Renan Bolsonaro. O rapaz estava na barraca do bolsonarista Emilio Dalçoquio. Entre “faz o L” e flashes de fãs, o 04 começou a trabalhar a pré-candidatura a vereador da Dubai Brasileira.

Gororoba do JC

Vem aí a décima quinta edição da Gororoba do JC, evento que reúne mais de mil pessoas. Políticos, empresários, lideranças, leitores, e você não pode ficar de fora da maior coligação do sul do mundo. Tá chegando e vamos estar todos juntos lá! Informações (47) 98842.9084 (zapzap).

 

 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

usuario

juarez rezende araujo

17/07/2023 14:34

Eu que desde que cheguei nas catarinas votei no sátiro prefeito de Balneário Camboriú ,nas eleições pra deputado.Ele NUNCA ganhou.Depois que ele virou papagaio de pirata da cassação da Dilma e um prefeito que dia sim e outro também abraça de morte como um tamanduá o servidor público perdeu meu voto e faço campanha contra!

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Quais benefícios do INSS podem ser concedidos a quem tem sequelas de acidentes?

Direito na mão

Quais benefícios do INSS podem ser concedidos a quem tem sequelas de acidentes?

Itajaí estuda privatizar “comando” de escolas municipais

Charge do Dia

Itajaí estuda privatizar “comando” de escolas municipais

Coluna Esplanada

Escândalo nacional

Alertas para o próximo verão

Coluna Acontece SC

Alertas para o próximo verão

O peso que ninguém vê: sobre o cansaço invisível

Ideal Mente

O peso que ninguém vê: sobre o cansaço invisível




Blogs

Ballet para os pequenos

Blog da Jackie

Ballet para os pequenos

João Paulo com Vicari

Blog do JC

João Paulo com Vicari

Mr. Olympia Brasil Expo 2025 espera receber mais de 25 mil pessoas

A bordo do esporte

Mr. Olympia Brasil Expo 2025 espera receber mais de 25 mil pessoas






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.