Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Puxadinho da ACII?


Puxadinho da ACII?

Na semana que passou o assunto na city peixeira não foi a CPI da Covid e muito menos o tubarão encontrado na praia da Dubai brasileira. O assunto que dominou as manchetes da imprensa, redes sociais e nas rodinhas do povo com e sem máscaras foi a proposta de loteamento de dezenas de prédios para a diminuta praia de Cabeçudas. Pracabá!

Puxadinho

A Associação Empresarial de Itajaí, por meio de mentes iluminadas e coordenada pelo delegado titular da entidade, resolveu fazer um tratado para adensar a pequena Cabeçudas com mega edifícios ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Puxadinho

A Associação Empresarial de Itajaí, por meio de mentes iluminadas e coordenada pelo delegado titular da entidade, resolveu fazer um tratado para adensar a pequena Cabeçudas com mega edifícios. Me abana, tá é doido!

Subestimar

O documento, assinado pelo delegado titular, é robusto e chega ser “arrogante” ao subestimar a capacidade intelectual dos membros da Associação de Moradores do Bairro de Cabeçudas. Aliás, o Delegado Titular da ACII é, por sinal, o poderoso proprietário da Procave, Nivaldo Pinheiro.

Puxadinho 2 e os Russos

A diretoria da ACII e o delegado da Procave, ops da ACII, sisqueceram de combinar com os russos (Associação de Moradores, Ministério Público, etc.) a possibilidade de adensar Cabeçudas com milhões de metros quadrados em edificações, o que certamente iria fazer a alegria de meia dúzia de espertalhões e a tristeza da população de Itajaí.

Não!

É fácil de ver no horizonte a edificação de novos condomínios chiquetosos ocupando a principal praia do nosso povo peixeiro. Se a piramidal casa do povo e o prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), permitirem tamanho absurdo estarão selando a morte da principal praia de Itajaí. Com a palavra a prefa, a câmara e o ministério Público.

Manoel

Conheço o advogado Manoel Storino desde os tempos em que ele trabalhava em gráfica e estudava e eu tinha minha banca de revistas, onde hoje é a choupana. Batalhador, se formou e consolidou seu nome como um dos melhores advogados de Itajaí.

Ações 

É triste saber que é a quarta vez que seu escritório é arrombado em pleno centro da cidade. E que, apesar de todo o seu esforço em reforçar a segurança, não tem contido a bandidagem que por aqui campeia. Precisamos de mais efetivo da polícia Militar e ações conjuntas com a guarda Municipal pra combater essa criminalidade. Se está assim no centro, imagina nos bairros...

Goetten e Lapa

No último sábado, durante o programa Microfone Democrático, apresentado pelo jornalista Patrick Schneider na rádio Conceição, Jorge Goetten convidou no ar o pastor do MEVAM e ex-vereador bonzinho Edson Lapa a retornar ao PL. Hummmm...

Acabar com trampolim

Goetten lascou pra cima do ex-homem dos galináceos e do prefeito barbudinho. “Com todo respeito ao Jandir e ao Volnei, que foram candidatos a deputado e usaram o mandato como trampolim pra disputar a prefeitura, nós precisamos acabar com isso”.

Saúde, Tito!

O ex-vereador da city peixeira e arquiteto Tito Arruda passou por um procedimento cirúrgico no pé e colocou um cateter na perna pra melhorar a circulação do sangue por conta da diabetes. Graças a Deus, correu tudo bem e ele se recupera em casa. Tito é um dos caras que mais entende de política na city peixeira e um ser humano notável. Saúde sempre!

 

Placa da discórdia

O vereador Kaká Fernandes (Podemos) recebeu denúncias sobre a instalação de uma placa no Beco do Brooklyn, no acesso da servidão, como “Bem Vindo Todx”. Tão logo recebeu a denúncia o vereador foi pessoalmente conferir e no local gravou um vídeo e, em seguida enviou para secretária de Cultura da Dubai brasileira, Denize Leite, questionando a autoria e a responsabilidade sobre o fato.

Mandou tirar

A secretária Denize teve bom senso e, prontamente, optou pela retirada da placa, antes que a indignação pública fosse ainda maior, pois o que queremos saber é se tem algum recurso público envolvido na confecção da placa e quem autorizou a forma de utilização de um pronome neutro.

Ficou show

Pronome que sequer é reconhecido na língua portuguesa ou na própria gramática. O lugar ficou show e não são as pinturas que o vereador questiona, mas sim o pronome digo neutro.

Segurança pública 

Tem tudo para continuar quente e suscitando dúvidas nos bastidores políticos nesta nova semana (curta e de feriadão) ainda o caso da demissão do então delegado Geral da polícia Civil do Estado, Akira Sato, na semana passada, com suspeitas de que tenha havido pressão do alto escalão político-militar do governo Carlos Moisés (sem partido).

Supostas

Isso tudo em função de investigações internas sobre suposta fraude e corrupção relacionadas a compras sem licitação, principalmente para o porto de São Francisco, além de outras suspeitas envolvendo rolo de licenciamentos ambientais junto ao IMA - Instituto do Meio Ambiente do Estado.

Convite

Depois que a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da leleia aprovou, os delegados Akira Sato,  Jefferson Prado e  Beatriz Ribas serão convidados para avaliar na Casa legislativa, essas notícias veiculadas pela imprensa sobre um suposto caso de corrupção envolvendo o setor de Segurança Pública da Santa & Bela Catarina.

Elucidar

De autoria do entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), o requerimento tem a intenção de que os delegados ajudem a elucidar questionamentos que tiveram ampla divulgação na imprensa no decorrer da semana passada.

Operação abafa?

Segundo Naatz, “da operação abafa o caso que já estaria acontecendo dentro do governo para fazer de conta de que tudo ocorre dentro da normalidade, inclusive acenos de ajustes no plano de carreira com vantagens funcionais e mais verbas para a categoria policial.”

Grave

De acordo com Naatz, a Comissão de Trabalho tem por competência acompanhar as crises institucionais que existem entre os servidores do Estado. “E a crise que se instalou na polícia Civil, evidentemente, é muito grave, já tem repercussão nacional.”

Nota

A associação nacional dos delegados emitiu nota a respeito da interferência política do governo do Estado, em investigações que fazem delegados de polícia a respeito de crimes de corrupção”, citou o parlamentar.

Fraudes

Segundo o deputado, as supostas irregularidades envolveriam “vendas com dispensa de licitação superfaturadas; vendas de licenças ambientais dentro do IMA [Instituto do Meio Ambiente]; um grupo que teria atuado dentro das instituições do governo com o objetivo de fraudar licitação e, fundamentalmente, se prevalecer de uma aproximação que teriam com o governador Moisés para firmar esses contratos”. 

Graves

Em função disso, justificou Naatz, foram convidados os delegados Prado, que investiga os contratos, a delegada Beatriz, que investiga o IMA, e o delegado Sato. “O que teria levado ele a ficar só 10 dias à frente da delegacia Geral da Polícia Civil e sem falar com a imprensa, sem ter conversado com a sociedade a respeito? Agora falam em problemas pessoais de saúde, mas se eram problemas graves, porque o delegado assumiu o cargo então, indaga o deputado.

Cumprir papéis

Naatz afirmou que a intenção é cumprir “o papel constitucional da Alesc, ouvir os servidores, dar proteção, estabelecer garantias para que possam conversar sem medo de qualquer represália e, também, divulgar para Santa Catarina o que aconteceu”.

Fale

Outro requerimento que está na Mesa Diretora da Alesc é para que o novo delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, fale na Assembleia Legislativa sobre suas expectativas à frente da polícia Civil. Não houve quórum na primeira votação, que deve ser repetida então na quarta ou quinta-feira.

Ajustes e dúvidas

Constam ainda nos bastidores policiais  que a decisão do novo delegado Geral, Marcos Ghizzoni, de convidar o delegado Jeferson Prado para a delegacia de Lavagem de Dinheiro da delegacia especializada, a DEIC,  constitui iniciativa considerada positiva. 

Investigando

O retorno do delegado Cláudio Monteiro para a delegacia de Combate a Entorpecentes, também teria repercutido bem.  Mas a remoção da delegada Beatriz Ribas para BC, por sua vez, teria gerado dúvidas dentro e fora da corporação. A delegada vinha investigando fraudes e irregularidades no Instituto do Meio Ambiente, o que incluiria, segundo o deputado Ivan Naatz, “figurões do MDB.”

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Colunistas

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Charge do Dia

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Roendo as unhas

Casos e ocasos

Roendo as unhas

Imagem é tudo. Será?

Mundo Corporativo

Imagem é tudo. Será?

Afonsina e Lili Sandri

Jackie Rosa

Afonsina e Lili Sandri

Dupla vampira em BC

JotaCê

Dupla vampira em BC




Blogs

Campanha advocatícia

Blog do JC

Campanha advocatícia

Estás fazendo o chá do jeito certo?

Blog da Ale Francoise

Estás fazendo o chá do jeito certo?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.