Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

CPIs políticas


CPIs políticas
Socadinho escriba incorporando o Pai Atanásio? (foto: divulgação)

As famosas CPIs, que em 101% dos casos acabam em pizza, voltaram com força total. Tenho acompanhado as comissões parlamentares de inquérito de Brasília e também daqui da city peixeira e, até o momento, a conclusão que chego é que possuem propósitos puramente políticos. Senadores e vereadores buscam as manchetes dos jornais pra se promoverem e fortalecerem os nomes pras eleições do ano que vem.

 

Palanque fácil

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Palanque fácil

Com caráter institucional e a imprensa cobrindo em peso os desdobramentos, mesmo que na maioria das vezes pareça mais um circo, os políticos conseguem holofotes quase que diários. Alguém conhecia ou já tinha visto o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid no Senado? Isto sem falar do histórico de Renan Calheiros (MDB-AL), relator dos trabalhos em Brasília. Mas ser membro de CPI e usá-la pra atacar tudo e todos é sinônimo de visibilidade.

Igualzinho

Aqui em Itajaí os que mais berram, ops, aparecem, são a minha ex-musa Anna Carolina Martins (PSDB) e seu menino de estimação Osmar Teixeira (SD), vereadores, adivinhem, de oposição ao atual governo da Vila Operária, assim como rola em Brasília, com Aziz e Calheiros opositores ao governo federal. Pra quem perde tempo assistindo, vê que é muito igual.

Inquisição

As duas CPIs mais parecem um tribunal de inquisição, sem respeito algum às pessoas que lá são expostas. Um show de horrores, perseguição, coação e má educação, que não deve ser visto com bons olhos por autoridades da Dona Justa e MP.

Condenados publicamente

Um bom exemplo rolou na última sessão da CPI das Máscaras, em Itajaí. O vereador, Osmar Teixeira, encaminhou à prefa peixeira requerimento pedindo o afastamento de toda a comissão de compras da secretaria de Saúde e do próprio secretário de Saúde, após ouvir depoimento de Wilson Izau Desiderio, um ex-gerente de compras da pasta. Praticamente uma condenação pública antecipada.

Só falou

Wilson, que ninguém sabe como trabalhava no dia a dia e que resolveu “denunciar” após ser demitido, teria confirmado supostas denúncias feitas pela CPI e apontado irregularidades nos processos de compra de máscaras por meio de dispensa de licitação. O homem, porém, não levou prova do que falou. Mesmo assim, a condenação, ou melhor, o pedido de afastamento de todas as pessoas, foi feito pelo vereador.

Justiça

Acredito e confio muito na justiça e espero que ela seja feita nesse caso das máscaras em Itajaí e também na CPI da Covid em Brasília, tudo no seu tempo, seja pra condenar ou absolver. O problema é que essa ânsia por apontar culpados, ganhar manchetes e promoção na mídia, é extremamente perigosa e maldosa. Não esqueçam que estão expondo pessoas que têm uma história, família, filhos, e uma exposição injusta pode acabar com a vida de muita gente inocente.

Reitor da UFSC

Quem não se alembra do caso do ex-reitor da UFSC, acusado de participar de um suposto desvio de mais de R$ 80 milhões? O homem acabou preso por 30 horas e dias depois se matou, deixando um bilhete dizendo que sua morte tinha sido decretada quando foi banido da universidade. A investigação acabou arquivada por total falta de provas, mas o reitor, condenado nas manchetes dos jornais, não suportou tamanha exposição.

Inocência

Dito tudo isso, reforço que sou totalmente favorável ao combate à corrupção, sempre dentro das leis e preservando direitos fundamentais como a presunção da inocência. Trocar o estado de direito por um estado sensacionalista e midiático, em que inocentes são tratados como bandidos, pode ter consequências graves para todos.

Secretário da Insegurança

Tem excelências excelentíssimas de Balneário Camboriú cobrando na tribuna da casa do povo a questão de segurança pública, pois comércios e lojistas têm sido assaltados com uma frequência preocupante.

Convocação

O próprio secretário Castanheira chegou a ser convocado à casa do povo, onde não agradou muito o seu estilo Xerife e agora, com o recente episódio, digo, a gota d’água para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), foi o roubo de uma viatura da Guarda Municipal. Não sei se enseja uma CPI, mas tem que ter explicações, isso tem.

Surrupiada

A caranga da guarda Municipal estava estragada e foi deixada, na caruda, na rua (?). A malandragem alvissareira que por aqui campeia, conseguiu levar embora e só dois dias após é que foi feito um Boletim de Ocorrência, o que torna o fato ainda mais estranho.

Interação

Além de não ser polido, digo, político e não medir as palavras e não gostar de interação policial, Castanheira explode com facilidade e no confronto ideológico, pode chegar até as vias de fato ou em graves ameaças. Quem não se alembra de seus atritos com a polícia Militar, por exemplo?

Ameaçado

O comandante da Guarda foi ameaçado pelo secretário. A situação do Xerife, digo, secretário da segurança, vai ficando a cada dia mais insustentável.

Desgaste

Ainda pesa o fato, também não esclarecido, de viaturas descaracterizadas da guarda Municipal terem sido flagradas lá na capital paranaense, Curitiba. Fazendo o que? Levando Castanheira daqui pra lá e vice-versa? Com estes episódios, a oposição vai construindo um relatório de argumentos e narrativas.

Insustentável

E esses argumentos deixam Castanheira a cada dia mais próximo do seu retorno para casa, digo, pro Paraná, antes que fique insustentável o diálogo na câmara, onde um grupo de vereadores também já teria assinado pedido pela saída do Xerife, digo, secretário de Insegurança.

Estudo da Univali

O estudo encomendado pelo porto de Itajaí à Univali foi apresentado para o Fórum pela Manutenção da Autoridade Portuária Pública, na última segunda-feira, no Auditório do Porto de Itajaí. Segundo o estudo, a privatização total do porto de Itajaí corre o risco de parar na justiça, pois há indícios de inconstitucionalidade no desejo do Governo Federal em vender o porto inteiro.

Questionamentos

Segundo linguarudos de plantão, os resultados do estudo teriam apresentado muitos questionamentos à sanha do Governo Federal em vender nosso porto a qualquer custo. Claro que precisamos avançar em propostas concretas.

Judicial

Os questionamentos são importantes e necessários nesta etapa, mas nada impede que sejam dirimidos na elaboração do edital, daí só restaria a via judicial, sopram os críticos da condução do governo neste processo.

Modelo Enxuto

Falta, segundo esses linguarudos, a apresentação de um modelo verdadeiramente enxuto, com corte substancial de cargos comissionados e redução do tamanho da superintendência do porto de Itajaí. Até agora, os estudos trataram apenas de apontar questionamentos, mas formatar um modelo e uma contraproposta ao Governo Federal ainda não.

PDI

Contudo, na visita do superintendente do porto de Itajaí à choupana do JC, ele revelou que a piramidal casa do povo deve votar projeto do Programa de Demissão Voluntária (PDI) que deve diminuir o número de cargos dos atuais mais de cem para menos de 50 servidores.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

usuario

GILSON ALCANTARA PRATES

06/10/2021 10:21

Aplausos para o comentário sobre as CPIs.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Colunistas

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Charge do Dia

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Roendo as unhas

Casos e ocasos

Roendo as unhas

Imagem é tudo. Será?

Mundo Corporativo

Imagem é tudo. Será?

Afonsina e Lili Sandri

Jackie Rosa

Afonsina e Lili Sandri

Dupla vampira em BC

JotaCê

Dupla vampira em BC




Blogs

Campanha advocatícia

Blog do JC

Campanha advocatícia

Estás fazendo o chá do jeito certo?

Blog da Ale Francoise

Estás fazendo o chá do jeito certo?






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.