Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Porto de Itajaí


Lions visita a Portonave - O governador do Lions Clube Internacional - LD5, DG, Aparecido Martins, juntamente com o Presidente da Divisão-E, Cirino Cabral, visitaram a Portonave e conversaram com o Superintendente Administrativo, Osmari Castilho. Na oportunidade, foi apresentado o porto e os futuros projetos da entidade, além da busca de novas parcerias. (foto: divulgação)


Rolou a tão esperada reunião no plenário da piramidal casa do povo, pra tratar dos estudos do programa de desestatização do porto de Itajaí. O secretário nacional de portos e transportes aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, apresentou a conclusão dos estudos da União com o modelo que o governo federal considera ideal. A ideia dos engratavatos de Brasília é privatizar 100%.

 

Pegou mal

O anúncio de Piloni, que veio pela primeira vez a Itajaí, pegou muito mal entre os presentes, que foram todos unânimes em defender e apontar a importância da gestão municipal, que alavancou ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Pegou mal

O anúncio de Piloni, que veio pela primeira vez a Itajaí, pegou muito mal entre os presentes, que foram todos unânimes em defender e apontar a importância da gestão municipal, que alavancou o porto nas últimas duas décadas. Prefeito, vereadores, deputados, senador, trabalhadores e representantes de classes, pediram a renovação da delegação da autoridade portuária pública municipal.

Pede faz tempo

Em seu discurso, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), lembrou que desde 2017 vem pleiteando a manutenção da gestão plena municipal. Além disso, novamente entregou documentos nesse sentido. O chefe do executivo se disse surpreso com o modelo apresentado, sem aviso prévio, depois de inúmeros documentos solicitarem a manutenção da municipalização.

Quatro mãos?

Um momento que pegou bastante mal foi quando Piloni apresentou apenas o cabeçalho de um ofício do município, dizendo que tudo tava sendo construído a quatro mãos, Itajaí e Brasília. Depois, na fala de Volnei, o prefeito lembrou que no referido documento e em todos os demais sempre existiu o posicionamento claro da administração municipal pela manutenção da autoridade portuária.

Novas conversas

O prefeito destacou que o terminal de Itajaí é um pequeno grande porto, que alcançou grandes resultados durante a municipalização, e que isso deve ser levado em conta pelo governo federal antes de qualquer definição. Volnei solicitou novas conversas pra que a proposta apresentada possa ser adaptada à realidade itajaiense.

Também defendeu

O discurso do prefeito foi seguido pelos demais presentes na reunião. O deputado federal Carlos Chiodini (MDB) lembrou que nem toda privatização é boa, lembrando da BR-101 e das obras emperradas até hoje, também pedindo novas tratativas.

Alerta

O senador Esperidião Amin (PP), por videoconferência, alertou como era o porto de Itajaí antes da municipalização, quando uma companhia de São Paulo comandava os trabalhos e o nosso terminal ficava subordinado a interesses de concorrentes, sem desenvolvimento para a cidade.

História de excelência

O turco-careca Amin lembrou que não existe só um caminho pra se chegar à excelência e que Itajaí construiu muito bem sua história, sendo hoje a grande capital da logística na Santa & Bela Catarina.

Números positivos

Já o superintendente do porto, Fábio da Veiga, apresentou diversos números positivos do terminal e da cidade, além de premiações nacionais de gestão conquistados pelo porto sob gestão municipal, que comprovam a eficiência deste modelo.

Levará em conta

Por fim, o secretário Piloni jurou de pés juntos que as considerações de todos na reunião serão levadas em conta quando fecharem a proposta, o que pode dar um pingo de esperança de se manter a autoridade pública municipal. A audiência pública pra bater o martelo tá marcada para o mês de outubro.

Tá de parabéns!

Hoje é dia de soprar velinhas e parabenizar nossos vizinhos pelo aniversário de 59 anos de Navega City. Desde que se desgrudou oficialmente de Itajaí, a cidade do outro lado do rio vem buscando forças para se tornar a protagonista de sua própria história.

Presente

Que Navega City tem de tudo para ser uma das potências da região, ninguém duvida. O que os linguarudos querem saber é se o prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM), será o responsável por transformá-la, finalmente, na cidade topzera. Afinal, esse é o presente que o povo do lado de lá do rio mais quer.

No caminho

Ao que tudo indica, o prefeito Liba Fronza está no caminho certo, já que em pouco menos de oito meses no comando, os peçonhentos de plantão estão até com dificuldade de destilar seu veneno. Ferve, caldeirão!

Água no chope

Entrou água no chope do vereador do céu à terra Osmar Teixeira (SD) na sua tentativa de aprovar emendas ao projeto da previdência complementar dos servidores públicos que ingressarão na prefa de Itajaí daqui pra frente. As emendas foram recusadas nas comissões técnicas da piramidal peixeira.

Nem a noiva

Segundo a raça de fofoqueiros, nem a noiva do vereador do céu à terra, a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), colaborou com o intuito do seu novo muso (juro que não tenho ciúmes). Outro que deixou Osmar na mão, segundo as línguas governistas, foi o Sindifoz, que não levou uma alma sequer pra defender as emendas do garoto. #Abandonado.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Mega da Virada, Bets e o Bilhão em Jogo

Shows da virada

Charge do Dia

Shows da virada

Linha Infinita

Clique diário

Linha Infinita

Pesquisa Neokemp: O irônico cenário para o Senado em SC

Coluna Acontece SC

Pesquisa Neokemp: O irônico cenário para o Senado em SC

É o que se inicia em você

Coluna Exitus na Política

É o que se inicia em você




Blogs

Alimentos que rejuvenescem!

Blog da Ale Françoise

Alimentos que rejuvenescem!

Vereadores entregam a Juju Pavan cheque de quase 7 milhões 

Blog do JC

Vereadores entregam a Juju Pavan cheque de quase 7 milhões 

 Escrever para aprender — um exercício de silêncio

VersoLuz

 Escrever para aprender — um exercício de silêncio

🧠 Alzheimer não começa na memória. Começa no metabolismo do cérebro.

Espaço Saúde

🧠 Alzheimer não começa na memória. Começa no metabolismo do cérebro.

Férias ....

Blog do Magru

Férias ....



Podcasts

Últimos dias de 2025 devem ser com chuva forte

Últimos dias de 2025 devem ser com chuva forte

Publicado 29/12/2025 19:36





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.