Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Liberdade de expressão


Liberdade de expressão
Ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou a PF fazer busca e apreensão, na Santa & Bela Catarina, contra quem atenta contra as instituições e a democracia (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As decisões recentes do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunalão Federal, têm dado a maior polêmica nas rodas físicas e virtuais de conversas desse brasilão varonil. Com uns defendendo, uns condenando, e a galera do trampo mesmo, o trabalhador, indiferente. Afinal, tem que colocar comida na mesa ...

 

Deixa eu falar

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Deixa eu falar

Mas, vamos lá, esse colunista pançudo se consolidou ,nesse DIARINHO de todo dia que já foi apelidado de tudo, inclusive fofoqueiro e mácriado. As liberdades de expressão e de imprensa são, portanto, defendidas por esse escriba mesmo quando se chocam com minhas visões de mundo.

Limite

O que chama a atenção, no entanto, é que o povo brasileiro (sem generalizar evidentemente) parece que perdeu a educação (se é que já teve).  De uns tempos pra cá, quando um simples mortal ou uma autoridade expressam um pensamento diferente, é de “canalha pra baixo”.

Zap

Quem frequenta algum grupo de zapzap, seja de família, amigos de colégio ou coisa assim, sabe do que tô falando: é uma baixaria só. Uma destruição de reputação por dia, com “comunista” pra lá, “vagabundo” pra cá, e a lista de impropérios só baixa (de nível). Como se todos fossem paladinos da moral e proprietários da verdade absoluta.

E, daí, JC?

Bom, o que quero dizer é que não sei se as decisões do STF estão certas ou erradas. Bate até uma pena de um tiozinho, como o Sérgio Reis, se borrar de medo da prisão (apesar de que exagerou pesadamente), e, às vezes, parece excessiva a própria prisão de um ex-parlamentar, como no caso do Roberto Jefferson. Mas, não é?

Se fosse eu

Mas, se fosse eu, que chamasse um prefeito ou vereador, deputado sei lá, de @$%¨&*... Ou incitasse à violência contra as instituições e a democracia? Será que eu não seria processado, e, talvez, tivesse que pagar uma indenização por dano moral? Não sei porque eu não xingo, porque faço as críticas dentro das regrinhas básicas que minha mãezinha me ensinou.

Bom senso

Bom dia... boa tarde, boa noite, é o que parece estar faltando pros militantes de redes sociais, e, nesse sentido, com o que posso concordar, é que era preciso botar um freio nesse ódio todo, pra que as pessoas voltem a discutir com um mínimo de educação e bom senso. Afinal, liberdade de expressão tem limite na injúria, na calúnia e na difamação, e isso sei desde sempre.

Não é?

Quando um presidente nacional de partido vai a uma rede social e diz que o embaixador do maior parceiro comercial do Brasil é um “vagabundo, que a China mandou para o Brasil”, depois de ter adjetivado ainda de “pilantra”, alguma coisa tem que ser feita, ou não?!

Me parece que sim ...

Talvez a gente se sinta mal que isso se dê na esfera da dona Justa, que deveria estar ocupada com outras coisas, mas, como ninguém faz nada, e o ódio só aumenta, atingindo famílias, amigos e nossa tradicional (e positiva) tolerância com os diferentes, parece que o caminho é esse mesmo. Sem excessos, caso a caso, é bom que alguém reoriente nossa maneira de sermos democráticos, ainda que na martelada.

Invasões

O DIARINHO noticiou, ontem, sobre a reunião na capital do tecido e da pronta entrega, Brusque, onde o secretário de Infraestrutura, Thiago Viera, revelou que as obras, das alças do trevo da BR-101 com a Antonio Heil, têm dinheiro, projeto, a empresa contratada e não começou porque tem famílias que vivem às margens da rodovia que precisam ser removidas.

Preocupação

O único vereador da piramidal e representante da city peixeira foi o vereador galego Rubens Angioletti (Podemos), que mostrou a sua preocupação com a situação. Hoje, as saídas da Antônio Heil e da Abrão João Francisco, a popular contorno sul, são um verdadeiro tormento para os motoristas que necessitam transitar por aquela área. Além de prejudicar o desenvolvimento e gerar prejú econômico.

Desde sempre

Lógico que é preciso realocar as famílias. Mas aquele local, desde sempre, sofreu invasões. No governo do prefeito alemão Arnaldo Schmitt (MDB), foram retiradas famílias que invadiram a área. Foram retiradas pelo município, que mandou cavar enormes buracos pra impedir que fossem novamente ocupadas. Não adiantou...

Hoje

Infelizmente, as invasões ocupações irregulares continuam. No Nossa Senhora das Graças, o Matador, novas casas pipocam no cocuruto do morro. Na própria região da estrada da antiga Frigovale, as invasões comem soltas. E, em vários outros pontos da city peixeira, isso acontece.

2008

Quem se alembra da maior enchente que assolou não só Itajaí, mas toda a região? Não foi apenas maior pelo avanço das águas, mas, principalmente, porque atingiu mais pessoas, muitas dessas morando em áreas de risco, de preservação, como morros e nossos rios. E, por conta da questão habitacional, em grande parte dos casos, tendo invadido as áreas. É preciso ter uma maior fiscalização.

Teco lá

O vereador de primeira viagem, Alessandro Kuehne (Republicanos), inventou, por conta própria, um projeto em que vai até as ruas em um determinado dia da semana. Se não falha memória deste articulista abelhudo, o nome seria “Teco nos Bairros”. Acontece que, pra ir até o povo, o gabinete do vereador tem ficado fechado, enquanto a excelência excelentíssima está com sua equipe nas ruas.

Avisa

Alguém avisa o vereador que o atendimento no legislativo é diário e que o gabinete do vereador também é um local de atendimento público, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente da câmara da city praiana.

Bete

O vereador Maurilio Moraes (Progressistas), da piramidal casa do povo peixeira, anunciou que vai se licenciar, e a suplente professora Elizabete Laurindo (Progressistas) assume a cadeira no dia 01 de setembro, dia do profissional da Educação Física. Bete é a representante do Conselho Federal de Educação Física na região sul. Ela merece a oportunidade por sua história de vida e profissional.

Diálogo?

“Se eles quiserem dialogar, eu sei dialogar! Querem aprofundar o debate de ideias? Eu sei também! Querem me atacar? Eu sei ir pro pau! Querem calar a voz do povo? Eu continuarei gritando cada vez mais alto!”. O vereador andorinha, ops, quero-quero Marcelo Achutti (MDB), anda esbravejando uma possível falta de diálogo nas redes sociais, mas não especificou bem, no post, com quem seria....

Pink

Estes dias, na tribuna da casa do povo, o vereador Achutti chamou um secretário de “Secretário Abraço”, e teve colega parlamentar que pediu para Marcelo ser mais claro nas suas colocações. Ele rebateu, prontamente, que o secretário, a quem se referia, era uma de minhas musas, a pink Christina Barrichello, do Desenvolvimento e Inclusão Social da Dubai brasileira. 

Sem respeito

Por vezes, Marcelo, também, chama o secretário de Obras, o boa praça, Osmar Nunes, o Mazoca, de cabeça de camarão. Quem pede respeito tem que, ao menos, preservar este sentimento entre os colegas e, principalmente, as autoridades.

Um mês

O vereador suplente do partido dos seguidores brizolistas, o PDT, Samir Dawud, está próximo de completar os 30 dias na casa do povo da Dubai Maravilha, onde deve voltar para a vaga o titular, vereador Eduardo Zanata.

Produtivo

Há quem diga que o mês do Dawud, na câmara, foi mais produtivo que todo o ano legislativo do Zanata (ui!). Chegou aos ouvidos deste socadinho escriba que existem conversas avançadas entre o vereador Zanata para sair do PDT, rumo ao partidos dos vermelhinhos, o PT. Difícil vai ser explicar aos seus eleitores. Ou não?

Pet Friendly

Durante discussão, nessa semana, na câmara de vereadores da capital do ultravele, Itapema, o vereador Leo Cordeiro falou sobre a lei Sansão, uma alteração na lei de crimes ambientais, que aumenta de dois pra cinco anos as penas aos crimes de maus-tratos, quando se trata de cães e gatos.

Crime

Leo lembrou, aos seus pares no legislativo, que a lei se chama Sansão em homenagem a um cão que teve as patas decepadas por arame farpado e, hoje, empresta seu nome como representante do combate ao crime contra os animais. O vereador ainda lamentou a morte de um gato a tijoladas, em Itapema, que foi noticiado no DIARINHO.

Juntos

O vereador pediu que a casa do povo possa se transformar em uma Pet Friendly, lembrando que muitas pessoas moram apenas com seus animais e que gostariam, de repente, de ir até a câmara, assistir às sessões, por exemplo. Assim as pessoas poderiam estar no recinto do legislativo com seus amigos sinceros e verdadeiros de quatro patas. Bacana!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Colunistas

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Charge do Dia

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Roendo as unhas

Casos e ocasos

Roendo as unhas

Imagem é tudo. Será?

Mundo Corporativo

Imagem é tudo. Será?

Afonsina e Lili Sandri

Jackie Rosa

Afonsina e Lili Sandri

Dupla vampira em BC

JotaCê

Dupla vampira em BC




Blogs

Pau pegou

Blog do JC

Pau pegou






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.