O depurado federal Daniel Freitas (PSL) visitou a choupana deste articulista, acompanhado do vereador e dublê de pastor da Dubai brasileira, Kaká Fernandes (Podemos). Daniel foi o segundo deputado federal mais votado na Santa & Bela Catarina, com 288 votos das 295 citys.
Indicação
Questionado por este pançudo escriba qual a sua caminhada em 2022, Daniel Freitas foi rápido na resposta ao afirmar que busca a reeleição, mas que já teria dito ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que estaria preparado para uma possível candidatura ao Senado.
Véio da Havan
No entanto, Freitas reconhece que o candidato da vez é o mega empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que só não vai se não quiser e, ainda assim, a indicação para esta vaga vai passar pelo crivo do véio da Havan. O presidente Jair Bolsonaro quer Hang como candidato ao Senado.
Pai
Apertei nas perguntas sobre nomes, e Daniel respondeu que, neste momento, o deputado Kennedy Nunes (PTB) tem feito um trabalho no sentido de construir uma candidatura ao Senado. E tem ainda o secretário Especial da Pesca, com status de ministro, Jorge Seif, que o Bolsonaro, provavelmente, vai chamar tipo, “vem aqui sentar no colo do pai e conversar e, de repente, ser candidato a federal”.
Possíveis
Sobre a composição para governador pra eleição do ano que vem, Daniel foi certeiro ao falar o nome do hoje pré-candidato Jorginho Mello (PL), que como Senador está em posição confortável eleitoralmente, e ainda conta com o apoio do presidente Bolsonaro.
Fabrício e Jorginho
O deputado Daniel chegou a profetizar uma possível dobradinha entre Jorginho Mello e o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) que, segundo Freitas, tem feito um bom trabalho à frente da prefa de Balneário Camboriú.
Decisão
O deputado Daniel revelou que aguarda uma decisão do presidente sobre o partido que vai escolher para poder tomar uma decisão e seguir junto. Daniel garantiu que não fica no PSL, e até chegou a lembrar dos Progressistas, partido em que se elegeu vereador em Criciúma, no sul do estado, e que esta decisão de escolha da sigla pode e deve sair em breve.
Fidelidade
Também questionei o vereador Kaká sobre sua permanência no Podemos. Kaká, que sempre esteve com Daniel, respondeu que ainda é cedo para falar em composições partidárias, mas deixou claro que vai estar onde o deputado estiver, “até por uma questão de fidelidade, porque o Daniel tem sido um grande parceiro para Balneário Camboriú”, completou o vereador.
Up na imagem
Depois do retorno-relâmpago para a piramidal peixeira, o vereador novamente licenciado e atual secretário de Obras Márcio Dedé (DEM) tá dando uma repaginada no seu visual pelo mundo digital. Dedé faz um papel bacana na secretaria de Obras e, segundo os linguarudos, tem se assanhado para uma disputa à Câmara Federal. Será?
Trampolim
Com a candidatura a deputado estadual pelas hostes governistas praticamente sacramentada em torno do barbudinho júnior Thiago Morastoni (MDB), a disputa da base será pela candidatura a deputado federal. Como Thiago não pode ser candidato à sucessão de seu pai, quem fizer bonito na disputa para Câmara Federal se credencia para ser o sucessor do atual prefeito.
Sonho antigo
Não é de hoje que Dedé tem o sonho de ser candidato a prefeito. O secretário chegou a se movimentar e ser cotado como candidato a vice-prefeito na reeleição do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) ano passado.
Trabalhador
A vaga acabou ficando novamente com o dono, ops, presidente do PDT, Marcelo Saldré, ops, Sodré. Apesar de que, de repente, não é o Dedé que quer, mas pode ter quem o atice pra ser candidato... Principalmente pelo excelente trabalho à frente da Obras, onde atende situação e oposição, indistintamente.
Rota de colisão
Novamente as pretensões de Dedé e Marcelo podem entrar em rota de colisão. O capo pedetista tem afirmado que é pré-candidato a deputado federal. Tá certo que não é a primeira vez que Marcelo jura que vai, mas no fim não vai, mas agora, com o jogo sucessório aberto, é bem possível que o vice-prefeito finalmente coloque o seu nome à prova na urna.
Nada Combinado
Isso tudo sem combinar nada com o empresário e primeiro suplente de deputado federal Jorge Goetten (PL), que continua firme e forte na batalha para chegar à Câmara dos Deputados. Jorge e seu partido apoiaram a reeleição do barbudinho Volnei Morastoni, e o apoio à sua candidatura deve ser cobrada (e é merecida) em 2022.
Sem fraturas
Falando no PL e em sucessão, quem tem reaparecido nos bastidores da política peixeira é o médico sem fraturas Deodato Casas. O dotô, que deu uma sumida geral depois que foi candidato a prefeito em 2012 pelos tucanos, reapareceu recentemente assinando fichinha no PL, ao lado do senador Jorginho Mello e do suplente de deputado federal Jorge Goetten.
Esquecido
Deodato, que praticamente foi esquecido pelo eleitor, deve ciscar e se aventurar a entrar na briga da sucessão do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Difícil vai ser ele explicar para seus eleitores por que andou tão sumido nos últimos 10 anos. Será que, quando seus interesses políticos estavam adormecidos, a luta pelo povão não interessava ao dotô?
Explicar
Sem contar que as línguas frouxas podem soprar que Deodato andava quietinho porque mês sim, e no outro também, pinga mais de 30 mil reales da prefa na conta bancária do dotô, que aluga as piscinas de sua chiquetosa clínica na ressacada para o Projeto Nadar. Seria esse o motivo do ex-candidato estar tão sumido nos últimos anos? Eitcha raça de linguarudos, seus infelizes!
Jesus está entre nós
O ex-candidato a vereador Artur Ama todo mundo de Jesus, acompanhou a sessão de ontem da piramidal casa do povo. Artur é o primeiro suplente do PSL. Sua presença foi ovacionada e lembrada pelo vereador com e sem máscara, Adriano Klawa. É de se perguntar se Klawa vai dar uma chance pra Artur sentir a maciez da cadeira do legislativo... Jesus está entre nós pra trazer paz...
Fora Bolsonaro
O partido dos seguidores brizolistas da Dubai brasileira reuniu-se essa semana pra deliberar suas ações até o final de 2021. A prioridade do PDT, ressalvada como absoluta, é de ações e movimentos do Fora Bolsonaro.
Ações
Os brizolistas bradam que as ações têm por objetivo se posicionar politicamente e reafirmar a visão da sigla sobre os temas da cidade e país. O PDT tem um vereador na casa do povo da city praiana, e seria importante ações e projetos em prol da coletividade de Balneário Camboriú, pra não correr o risco de cair no mais do mesmo.
Paulinha e Mocelin
Os deputados estaduais, a bonitona Paulinha da Silva (sem partido) e o Onir Mocelin (PSL), levaram uma pá de prefeitos da região da AMFRI para audiência com o governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido) para pedir auxílio do governo do estado no projeto de mobilidade integrada, desenvolvido pelo consórcio de municípios.
Túnel
O projeto que prevê a integração do transporte público tem como cereja do bolo um túnel submerso no nosso valão maior, o rio Itajaí-açu - ligando as cidades de Itajaí e Navegantes. O pedincho dos prefeitos é que o Estado participe do projeto com 20% dos custos, algo em torno de 25 milhões de dólares nos próximos cinco anos.
Tamo Junto
O governador se comprometeu com a tchurma de analisar com carinho o pedido. Ficou definido que o governo do estado indicará um representante na comissão que desenvolve o projeto, pra ficar por dentro do que tem sido planejado.
Desafio
Onir Mocellin explica que o desafio agora é acelerar os projetos para reduzir os prazos. “O que sempre era alvo de descrença começa a tornar-se real. Uma obra essencial para a região, que não aguenta mais a falta de mobilidade e ficar refém do ferry-boat”, ressaltou Mocellin.
Até que enfim
Durante o papo intermediado pela bonitona Paulinha e Mocelin, o governador Carlos Moisés garantiu o repasse de R$ 34 milhões de reais para a compra do mobiliário do complexo Madre Teresa, a nova ala do Hospital Marieta Konder Bornhausen cuja obra se arrasta há um tempão. Segundo o bombeiro, os estudos para finalização da obra já estão avançados. O investimento é de R$ 36 milhões.
Nos píncaros da lua
Do lado de lá do rio, a Portonave continua se mostrando um modelo de gestão. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o porto de Navega City, chefiado pelo comendador Osmari de Castilho Ribas, é o segundo maior em movimentação no Brasil, sendo o principal terminal do sul do país. Bora seguir o exemplo, Itajaí?
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.