Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Não é à toa


Não é à toa
Vereador Adriano Klawa propõe Audiência Pública, na piramidal, pra discutir a polêmica do ITBI (foto: divulgação)

Minha admiração e meu respeito às opiniões do Pai Atanásio não são à toa. O danado do véio ranzinza não costuma errar em seus prognósticos, mesmo com a política mudando e se renovando a cada dia. O mentor intelectual da coluna, deste pançudo escriba, afirma que tem coisas que nunca mudam. E não é que ele tava certo, quando previu que o discurso de independência do vereador, do céu à terra, Osmar Teixeira (SDD), não duraria muito?

 

Xô Osmar

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Xô Osmar

A prática reiterada do vereador, em atacar o governo na tribuna, votar contra orientação da base e até assinar e divulgar, todo pimpão, que colocou o garrancho em pedido de CPI contra o governo, tornou insustentável a permanência de Osmar e seus cargos na base do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Pelo menos, por enquanto, com o prefeito, Osmar não dança mais a valsa!

Sexta-feira 13

A velha política de sempre, da troca de cargos e favores (onde isso é diferente?), assombrou a véspera da sexta-feira 13, durante a sessão na piramidal peixeira, com a notícia da exoneração dos cargos de Osmar Teixeira.

Agora vai saber...

O garoto teria dito, para todos que quisessem ouvir, que “agora o governo vai saber o que é oposição”. Ué, isso quer dizer que Osmar não fiscalizava o governo como deveria, enquanto tinha seus carguinhos empregados? É digno de sexta-feira 13 mesmo saber que continuamos reféns desse sistema, agora, com rosto novo!

Análises

Analistas e disseminadores de discórdia passaram a conjecturar sobre a saída de Osmar da base. Linguarudos de plantão garantem que foi tudo planejado (seria pelo astronauta?) pelos mentores do vereador.

Não deixa?

Os perdigueiros deste temente ao Altíssimo lascam que o alinhamento com a base não estaria deixando Osmar crescer para se lançar candidato a deputado estadual. Na oposição, o garoto surfaria melhor para atingir o objetivo de uma boa votação.

Tiro no pé

Mas os mesmos analistas ponderam que a base do vereador foi montada no assistencialismo. Os apoiadores não seguram a ansiedade e o rojão de não estarem empregados em cargos públicos. E nem conseguem sobreviver...

Egocentrismo

Outra questão que deve pesar é o alinhamento do Zé Calo com o governo. Se Osmar perder o espaço na rádio e o apoio dos cargos que tinha, só vai lhe sobrar o egocentrismo, alimentado pelo seu chefe de gabinete, sopra um governista de quatro costados.

Solidariedade

Fontes ligadas ao partido do vereador do céu à terra confirmaram, a este socadinho escriba, a característica de egocentrismo de Osmar. O garoto, ops, vereador, não tem discutido, com o partido, os rumos do mandato. Também tem trabalhado para descolar sua imagem do pré-candidato a deputado federal Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD). Não custa lembrar que o “bloco do eu sozinho”, em política, nunca chegou a lugar nenhum.

Desperdiçou

O fato é que a sede ao pote do Osmar, que ainda é novo, pode sepultar uma carreira política promissora. Sem aliados de peso, sem conseguir construir uma base de apoio fora da máquina governista e se queimando com declarações típicas da velha política, o vereador desperdiça uma chance de ser uma opção de renovação pro eleitor itajaiense.

Dário Silva

O decano da rádio catarinense, nosso querido Dário Silva, mesmo não estando bem de saúde, retorna na segunda-feira (16) ao comando do seu tradicional programa ‘Trânsito Livre’, na rádio Difusora, das 9h às 11h. Dário vai fazer o programa de sua casa, em home office. Bom retorno, Dário!

Inclusão

O vereador da Cosip, Anderson dos Santos (Podemos), e o vereador e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), da Dubai brasileira, não é de hoje vêm se estranhando em plenário. Nesta semana, a situação ficou ainda mais evidente.

Inclusão

O vereador Anderson pediu a inclusão de um projeto seu na pauta do dia. Foi orientado, pelo presidente da casa, Marquinhos Kurtz (Podemos), de que o projeto entraria, em breve, em votação, mas não naquele dia, sem o conhecimento e consentimento de todos os vereadores.

Sermão

Nilson pediu questão de ordem e começou a criticar a medida de Anderson, de querer colocar projetos na pauta de última hora. Anderson rebateu o colega dizendo que não era necessário o vereador Nilson ficar dando sermão no plenário, sendo que o presidente já havia o advertido e orientado sobre o tema.  O furdunço tava armado.

Briga vai longe

Anderson ficou puto dos cornos e não gostou da atitude de Nilson, de expor a situação como se fosse o dono da razão na casa do povo.  Esta briga não está longe de ter novos capítulos. Quem viver, verá....

QR Code

O vereador Kaká Fernandes (Podemos) está propondo, na casa do povo, através de Projeto de Lei, a inserção, nas placas de obras públicas na Dubai Maravilha, de código bidimensional QR Code (quick response), vinculado à página do portal da transparência, com as informações completas sobre a sua execução.

ITBI

O vereador, com e sem máscara, Adriano Klawa (PSL) protocolou, na piramidal peixeira, um requerimento para que seja realizada uma audiência pública, na piramidal, para que a população possa opinar sobre a nova forma de cobrança do ITBI. Durante a tarde, a equipe dele correu os gabinetes para conseguir as assinaturas dos colegas e garantir que essa discussão tenha transparência e o pitaco do povão.

Audiência pública

Este colunista pensa que esse, sim, é um assunto bom pra audiência pública. Acredito que pode ser ampliada, botando na mesa Sinduscon, OAB, Associação Empresarial, juiz, auditores, governo e oposição, e chegar, de uma vez por todas, a um consenso que seja bom pra todo mundo.

Lei Otto

Pra isso, dá de usar outra lei, a do pingo d´ouro Otto Quintino Jr (Republicanos), que preceitua que, quando tiver assunto de aumento de imposto (não é o caso?), tem que ouvir a galera interessada antes de pautar pra votação. Por mais que não se mexa na alíquota, se, na prática, pode sobrar no lombo do contribuinte, tem que discutir melhor.

Transparência

O vereador Lucas Esgotardo, ops, Gotardo (Novo), da Dubai brasileira, esteve no Ministério Público da Santa, Bela & Frienta Catarina, na semana que se encerra, para comunicar, formalmente, os atrasos da obra da Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente, contratada pela prefa. O titular da 9ª Promotoria de Justiça abrirá um procedimento para investigar a situação.

Batalha contra

Parece que o vereador Lucas Esgotardo, ops, Gotardo, está travando uma batalha contra a secretária de Inclusão Social, Christina Barrichelo, uma das minhas musas, que tem sido a abobrona mais cobrada pelo parlamentar, que mantém atualizado um “fiscalizomêtro” das obras públicas na Dubai Maravilha.

Não precisa

Até a convocação da pink Christina voltar na câmara, para dar esclarecimentos, foi aprovada, pelo plenário, mas a vereadora Juliana Pavan (PSDB) disse que não havia mais necessidade da secretária ir até a casa do povo, porque já havia recebido todas as informações questionadas.

Não por hoje

O devoto Beto Cunha (PSDB), durante defesa de projeto de sua autoria, que estava indo à votação, jogou um balde de água fria nos que torciam por sua entrada na base do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Beto falou que ficaria na piramidal e que se sente muito bem no papel de vereador.

Ufa

Beto estava sendo “vendido”, por alguns governistas, como a solução para a provável perda de Osmar Teixeira, que se concretizou. Excelências excelentíssimas da base ficaram aliviadas com a declaração do devoto e com o desembarque de Osmar. Logo, estarão batendo à porta do barbudinho para reivindicar os espaços vagos. E o Cidadania, que não tem vereador, deve ficar a ver navios. Oh, dor!

Portonave

A Portonave está na lista dos cinco maiores portos e terminais do nosso Brazilsão em movimentação de contêineres, nesse primeiro semestre de 2021, segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) nesta semana que se encerra.

Participação

O terminal privado do outro lado da vala, em Navegantes, lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento de 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso. Parabéns!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Colunistas

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Charge do Dia

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Roendo as unhas

Casos e ocasos

Roendo as unhas

Imagem é tudo. Será?

Mundo Corporativo

Imagem é tudo. Será?

Afonsina e Lili Sandri

Jackie Rosa

Afonsina e Lili Sandri

Dupla vampira em BC

JotaCê

Dupla vampira em BC




Blogs

Pau pegou

Blog do JC

Pau pegou






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.