Minha admiração e meu respeito às opiniões do Pai Atanásio não são à toa. O danado do véio ranzinza não costuma errar em seus prognósticos, mesmo com a política mudando e se renovando a cada dia. O mentor intelectual da coluna, deste pançudo escriba, afirma que tem coisas que nunca mudam. E não é que ele tava certo, quando previu que o discurso de independência do vereador, do céu à terra, Osmar Teixeira (SDD), não duraria muito?
Xô Osmar
A prática reiterada do vereador, em atacar o governo na tribuna, votar contra orientação da base e até assinar e divulgar, todo pimpão, que colocou o garrancho em pedido de CPI contra o governo, tornou insustentável a permanência de Osmar e seus cargos na base do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Pelo menos, por enquanto, com o prefeito, Osmar não dança mais a valsa!
Sexta-feira 13
A velha política de sempre, da troca de cargos e favores (onde isso é diferente?), assombrou a véspera da sexta-feira 13, durante a sessão na piramidal peixeira, com a notícia da exoneração dos cargos de Osmar Teixeira.
Agora vai saber...
O garoto teria dito, para todos que quisessem ouvir, que “agora o governo vai saber o que é oposição”. Ué, isso quer dizer que Osmar não fiscalizava o governo como deveria, enquanto tinha seus carguinhos empregados? É digno de sexta-feira 13 mesmo saber que continuamos reféns desse sistema, agora, com rosto novo!
Análises
Analistas e disseminadores de discórdia passaram a conjecturar sobre a saída de Osmar da base. Linguarudos de plantão garantem que foi tudo planejado (seria pelo astronauta?) pelos mentores do vereador.
Não deixa?
Os perdigueiros deste temente ao Altíssimo lascam que o alinhamento com a base não estaria deixando Osmar crescer para se lançar candidato a deputado estadual. Na oposição, o garoto surfaria melhor para atingir o objetivo de uma boa votação.
Tiro no pé
Mas os mesmos analistas ponderam que a base do vereador foi montada no assistencialismo. Os apoiadores não seguram a ansiedade e o rojão de não estarem empregados em cargos públicos. E nem conseguem sobreviver...
Egocentrismo
Outra questão que deve pesar é o alinhamento do Zé Calo com o governo. Se Osmar perder o espaço na rádio e o apoio dos cargos que tinha, só vai lhe sobrar o egocentrismo, alimentado pelo seu chefe de gabinete, sopra um governista de quatro costados.
Solidariedade
Fontes ligadas ao partido do vereador do céu à terra confirmaram, a este socadinho escriba, a característica de egocentrismo de Osmar. O garoto, ops, vereador, não tem discutido, com o partido, os rumos do mandato. Também tem trabalhado para descolar sua imagem do pré-candidato a deputado federal Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD). Não custa lembrar que o “bloco do eu sozinho”, em política, nunca chegou a lugar nenhum.
Desperdiçou
O fato é que a sede ao pote do Osmar, que ainda é novo, pode sepultar uma carreira política promissora. Sem aliados de peso, sem conseguir construir uma base de apoio fora da máquina governista e se queimando com declarações típicas da velha política, o vereador desperdiça uma chance de ser uma opção de renovação pro eleitor itajaiense.
Dário Silva
O decano da rádio catarinense, nosso querido Dário Silva, mesmo não estando bem de saúde, retorna na segunda-feira (16) ao comando do seu tradicional programa ‘Trânsito Livre’, na rádio Difusora, das 9h às 11h. Dário vai fazer o programa de sua casa, em home office. Bom retorno, Dário!
Inclusão
O vereador da Cosip, Anderson dos Santos (Podemos), e o vereador e dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), da Dubai brasileira, não é de hoje vêm se estranhando em plenário. Nesta semana, a situação ficou ainda mais evidente.
Inclusão
O vereador Anderson pediu a inclusão de um projeto seu na pauta do dia. Foi orientado, pelo presidente da casa, Marquinhos Kurtz (Podemos), de que o projeto entraria, em breve, em votação, mas não naquele dia, sem o conhecimento e consentimento de todos os vereadores.
Sermão
Nilson pediu questão de ordem e começou a criticar a medida de Anderson, de querer colocar projetos na pauta de última hora. Anderson rebateu o colega dizendo que não era necessário o vereador Nilson ficar dando sermão no plenário, sendo que o presidente já havia o advertido e orientado sobre o tema. O furdunço tava armado.
Briga vai longe
Anderson ficou puto dos cornos e não gostou da atitude de Nilson, de expor a situação como se fosse o dono da razão na casa do povo. Esta briga não está longe de ter novos capítulos. Quem viver, verá....
QR Code
O vereador Kaká Fernandes (Podemos) está propondo, na casa do povo, através de Projeto de Lei, a inserção, nas placas de obras públicas na Dubai Maravilha, de código bidimensional QR Code (quick response), vinculado à página do portal da transparência, com as informações completas sobre a sua execução.
ITBI
O vereador, com e sem máscara, Adriano Klawa (PSL) protocolou, na piramidal peixeira, um requerimento para que seja realizada uma audiência pública, na piramidal, para que a população possa opinar sobre a nova forma de cobrança do ITBI. Durante a tarde, a equipe dele correu os gabinetes para conseguir as assinaturas dos colegas e garantir que essa discussão tenha transparência e o pitaco do povão.
Audiência pública
Este colunista pensa que esse, sim, é um assunto bom pra audiência pública. Acredito que pode ser ampliada, botando na mesa Sinduscon, OAB, Associação Empresarial, juiz, auditores, governo e oposição, e chegar, de uma vez por todas, a um consenso que seja bom pra todo mundo.
Lei Otto
Pra isso, dá de usar outra lei, a do pingo d´ouro Otto Quintino Jr (Republicanos), que preceitua que, quando tiver assunto de aumento de imposto (não é o caso?), tem que ouvir a galera interessada antes de pautar pra votação. Por mais que não se mexa na alíquota, se, na prática, pode sobrar no lombo do contribuinte, tem que discutir melhor.
Transparência
O vereador Lucas Esgotardo, ops, Gotardo (Novo), da Dubai brasileira, esteve no Ministério Público da Santa, Bela & Frienta Catarina, na semana que se encerra, para comunicar, formalmente, os atrasos da obra da Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente, contratada pela prefa. O titular da 9ª Promotoria de Justiça abrirá um procedimento para investigar a situação.
Batalha contra
Parece que o vereador Lucas Esgotardo, ops, Gotardo, está travando uma batalha contra a secretária de Inclusão Social, Christina Barrichelo, uma das minhas musas, que tem sido a abobrona mais cobrada pelo parlamentar, que mantém atualizado um “fiscalizomêtro” das obras públicas na Dubai Maravilha.
Não precisa
Até a convocação da pink Christina voltar na câmara, para dar esclarecimentos, foi aprovada, pelo plenário, mas a vereadora Juliana Pavan (PSDB) disse que não havia mais necessidade da secretária ir até a casa do povo, porque já havia recebido todas as informações questionadas.
Não por hoje
O devoto Beto Cunha (PSDB), durante defesa de projeto de sua autoria, que estava indo à votação, jogou um balde de água fria nos que torciam por sua entrada na base do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Beto falou que ficaria na piramidal e que se sente muito bem no papel de vereador.
Ufa
Beto estava sendo “vendido”, por alguns governistas, como a solução para a provável perda de Osmar Teixeira, que se concretizou. Excelências excelentíssimas da base ficaram aliviadas com a declaração do devoto e com o desembarque de Osmar. Logo, estarão batendo à porta do barbudinho para reivindicar os espaços vagos. E o Cidadania, que não tem vereador, deve ficar a ver navios. Oh, dor!
Portonave
A Portonave está na lista dos cinco maiores portos e terminais do nosso Brazilsão em movimentação de contêineres, nesse primeiro semestre de 2021, segundo informação divulgada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) nesta semana que se encerra.
Participação
O terminal privado do outro lado da vala, em Navegantes, lidera com 9,2% de participação no total movimentado no país, com crescimento de 42,1%, sendo significativos 91% de navegação de longo curso. Parabéns!
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.