Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Busos


Busos
Foi lançada a licitação para o transporte público dos busos da city peixeira (foto: divulgação)

Foi lançado ontem o edital de concorrência pública pra contratação de uma nova empresa que terá a concessão do transporte público de Itajaí. O edital prevê uma frota de 44 busos, com wi-fi, ar-condicionado e uma tarifa acessível por conta do subsídio bancado pelo município.

 

Avançar

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Avançar

Acredita-se que com a vacinação e, com isso, o recuo dos números do pestilento coronavírus e com a possibilidade da flexibilização de distanciamento, existe uma expectativa de que empresas se interessem e participem do certame licitatório que vai abarcar o transporte do povão.

Itajaí Decide

O site Itajaí Decide, criado pela prefa pra que o povão se manifeste, e o estudo feito pelo laboratório de Transporte e logística (LabTrans), da universidade Federal da Santa & Bela Catarina, deram o norte pra concessão da empresa que, ao vencer a licitação, tocará o transporte público pelos próximos 20 anos. Oxalá que empresas participem e possam proporcionar um transporte público condizente.

Batata quente

A decisão da Dra. Sônia Moroso Terres determinando que o município de Itajaí conceda a reposição salarial para os barnabés criou uma saia justa para o governo do paço da Vila Operária. Se ficar o bicho pega, e se correr o bicho come! Essa tem sido a frase de filosofia de boteco utilizada pelos linguarudos de plantão para definir a batata quente no colo do alcaide.

TCE vedava

Isso porque, em todas as rodadas de negociações do executivo com o Sindicato e nas reuniões com os vereadores da base governista, os bagrões do governo tinham a resposta na ponta da língua, dizendo que queriam conceder a reposição, mas o Tribunal de Contas expressamente vedava qualquer aumento de despesas.

Justiça reconheceu

O que o governo não contava era que a Justiça comum, através de uma ação civil pública promovida pelo Sindicato dos Servidores, concedesse liminar determinando a reposição inflacionária e dando um salvo-conduto ao prefeito Volnei Morastoni (MDB) de que esta decisão não acarretaria em ações do Tribunal de Contas contra a concessão.

Pegou mal

O que tem pegado mal para o governo foi a declaração do procurador geral do município de que a prefa recorreria da decisão. Ué, mas se a justificativa para não concessão do aumento era o receio por penalidades do Tribunal de Contas, por qual razão recorrer da decisão que deu o salvo-conduto? Ou a conversa era aquela: você finge que me engana que eu finjo que estou sendo enganado?

Pressão

O anúncio de greve por parte dos servidores, cuja mobilização tem sido bem acima das últimas paralisações programadas pelo Sindifoz, e a pressão dos vereadores da base governista, que perderam completamente o discurso com o indicativo de recurso do governo contra a decisão, têm fervilhado os bastidores da política peixeira. A greve está programada para a próxima segunda-feira, dia 9.

Constitucional

A reposição de perdas inflacionárias e do poder aquisitivo é garantia constitucional. Este socadinho escriba lembra que os salários dos servidores estão rigorosamente em dia, mas com o preço das coisas aumentando a cada dia e com os recentes balanços financeiros do município apresentando superávit, não enxerga motivos para o não cumprimento da decisão judicial.

Bronca

A fiscalização do vereador com nome de cantor John Lennon (Podemos), da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, no âmbito da Fundação de Esportes, comandada pelo Renato Pedro da Conceição Júnior, o Renatinho, pode lhe render uma baita dor de cabeça.

Fuçou

O vereador fuçou o Portal da Transparência e descobriu que foram pagos R$ 7510 para confecção de adesivos nas paredes da fundação e em espaços esportivos dos bairros São Francisco de Assis, Conde Vila Verde e no ginásio do centro.

Caranga

E tem ainda a plotagem de uma caranga da fundação que não foi feita. Além desse enrosco, a empresa contratada foi fornecedora de material na campanha a vereador de Renatinho. Ui! O problema é que em abril o bendito serviço foi pago, sem ter realizado nada. Renatinho teria dito que a máquina estava estragada e que o carro foi plotado, mas não ficou bom e iria ser refeito.

Mentira?

O problema é que, segundo perdigueiros da coluna e o próprio vereador lasca, não seria verdadeira essa história contada pelo gestor da fundação. Até porque o vereador checou que tinha sido pago e não tinha sido feito. E se tinha ou não uma máquina escangalhada, não é problema da Fundação de Esportes e, sim, do prestador de serviço. Nem precisa desenhar pra entender. 

Bagrão responde

John Lennon acredita que tem que responsabilizar o Renatinho, que é presidente da fundação, e o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). O escriba discorda. A fundação é uma entidade, tem autonomia de gestão e financeira. O prefeito não consegue ver tudo, tem controle das aquisições. O bagrão assinou a nota, tem recebimento, cabe a ele mandar pagar e responder pelo ato. É uma baita bucha.

Furada...

Se for comprovado que pagou algo sem receber, o que seria um motivo suficiente pra exoneração imediata do presidente, pode responder por improbidade administrativa. Imagina se realmente a história contada pelo Renatinho é furada, aí ferrou de vez.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

FAIXA DE GAZA

Relatório de ONG israelense afirma que Israel atira contra crianças em Gaza

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

Como chegamos até aqui?

A aliança de Eduardo Bolsonaro com Trump que pavimentou o tarifaço

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Diário do julgamento – Ato 9

“Silêncio ensurdecedor” expõe a Inteligência do Exército

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

AQUECIMENTO GLOBAL

Cinco negacionistas, quatro meses e um relatório para minar a ciência do clima

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA

EUA X BRA

Taurus e Embraer doam milhares de dólares a políticos dos EUA



Colunistas

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Charge do Dia

Presidiários que tratam dogs vira modelo de Itajaí pro Brasil

Roendo as unhas

Casos e ocasos

Roendo as unhas

Imagem é tudo. Será?

Mundo Corporativo

Imagem é tudo. Será?

Afonsina e Lili Sandri

Jackie Rosa

Afonsina e Lili Sandri

Dupla vampira em BC

JotaCê

Dupla vampira em BC




Blogs

Pau pegou

Blog do JC

Pau pegou






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.