Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

O que vem por aí...


Brasil dos salvadores da pátria... (foto:

No meio do fogo cruzado que o país se tornou, a grande massa não vinculada politicamente nem à esquerda e nem à direita deve estar matutando no que vem por aí. Ou deveria. O período eleitoral ainda está longe, só no ano que vem, mas o clima é de disputa, com o presidente Bolsonaro mais perdido do que cego em tiroteio, e o seu rival natural, o ex-presidente Lula, cada dia mais livre das amarras legais que o impediram de disputar 2018.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Castelo de areia

Com o povão na rua em protestos, CPI para investigar responsabilidades da pandemia, suspeita de corrupção na compra de vacinas, super pedido de impeachment, e todo pacote de reformas que o Brasil precisa mas não anda, o castelo de areia que levou o mito a se eleger já começou a ruir faz tempo. Bolsonaro, diante dos fatos e atos que se levantam contra ele, conta com o apoio impossível de ser imaginado há dois anos: o do Centrão. É mole ou quer mais?

Millôr tinha razão

O genial Millôr Fernandes lascou uma frase, há décadas, mas que parece cada vez mais profética: o Brasil tem todo um passado pela frente. E é bem isso. O golpismo, o conchavo, uma elite econômica cruel e descompromissada com o país, a manutenção da lei mais forte vigente por aqui, a Lei do Gérson - “Levar vantagem em tudo, certo?” - mantém o Brasil deitado eternamente em berço esplêndido. Um país que não avança. Uma promessa que nunca se cumpre.

Demagogia?

Destino triste para um país que tem tudo para dar certo, menos governos decentes e visionários, menos governantes dispostos a fazer o que é preciso: pensar no interesse do país, pensar no bem estar do sofrido povo brasileiro. De Collor a Bolsonaro, passando por Lula, já tivemos cota suficiente de salvadores da Pátria para saber que não há salvadores da Pátria.

O pior

Um a um, os nossos salvadores da Pátria acabaram sucumbindo ao Centrão, ao que representa o mais arcaico, o passado todo pela frente. E os poderosos jogam com isso porque perceberam, há tempo, que o brasileiro, por conta do histórico escravagista, ignorante e hipócrita, aceita calado o que lhe é imposto. “O brasileiro tem alma de cachorro de batalhão: passa o batalhão e ele vai atrás”, disse Nelson Rodrigues, temos o complexo de vira-latas. Simples assim.

Teatro dos vampiros

Tudo está nos jornais, nas TVs, rádios, nas mídias sociais: um enorme teatro ao qual assistimos assombrados e inertes. Algum resultado vai ter. Como não temos representantes, já que nossos representantes eleitorais servem às grandes corporações, às elites econômicas, aos partidos, e aos de sempre, não teremos influência alguma no resultado, a não ser pagar a conta no final. E a grana está cada vez mais curta. E o tempo passa. E jogamos nosso futuro fora...

Pra resumir

Terminando, e respondendo a pergunta inicial, o que vem por aí? A resposta é que vem o mais do mesmo. O de sempre. O tudo como dantes no quartel de Abrantes. Os grandes interesses sendo jogados em detrimento da Nação. Golpismo, usura, narrativas falsas, jogos de cena, palhaçada. O teatro de horrores que o país virou. Todos deveriam se envergonhar, mas ninguém está nem aí pra hora do Brasil.

Aline líder

A minha musa acelerada, vereadora Aline Aranha (DEM), em encontro da base na piramidal casa do povo com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni, se colocou à disposição pra a missão de ser líder do governo.

Ninguém quer

A verdade é que o governo patina no legislativo pela falta não apenas de um líder, mas também um articulador político pra conversar com as excelências excelentíssimas de situação e, principalmente, de oposição. Ninguém quer se líder, até porque muitas vezes, necessita defender o indefensável e seu mandato fica de lado. O preço vem lá na frente...

Rodizio

Aline fala que se colocou à disposição porque sente a dificuldade do governo neste sentido. Acredita, inclusive,  que poderia haver um rodízio entre os vereadores de situação que poderiam ser líderes ocasionais, durante um período cada.

Se arrependeu

A própria Aline, que está na cadeira como suplente, reconhece com humildade que, mesmo sendo da base, votou contra um projeto do governo e depois se arrependeu. Mas o grande problema foi a falta de uma liderança, articulação e de alguém do governo que venha e explique aos vereadores a necessidade e urgência de determinados projetos.   

Polêmica

Aline, também, comentou a situação da retirada das árvores da avenida Marcos Konder. Fala que participou de uma reunião em companhia da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), e  Auri Pavoni, sobre o projeto da avenida. Reconhece que o projeto enche os olhos, mas que é preciso analisar a questão das árvores. Concordo.

Aliás

Auri, o melhor, melhor do mundo, parece que gosta que se enrosca de tocar concreto, asfalto em detrimento da natureza.... Daqui a alguns anos, talvez, teremos que resgatar o que hoje sucumbe sobre a metrópole de cimento...

Corredor verde

Importante ler o nosso DIARINHO (se tu não ler, não sabe de nada, mô quirido!) de todos os dias. O jornal noticiou na edição impressa  e on line sobre  um TAC – termo de ajuste de conduta, entre a antiga Famai, hoje, Inis – Instituto Itajaí Sustentável -, que proibiu a supressão das árvores. Espera-se que se mantenha e não venham com a história manjada de que não são árvores nativas, que estão condenadas, que atrapalham a rede elétrica,  etc e tal.   

Prestigiada

A posse do vereador mais jovem da história, o Gabriel Zanon (Podemos), foi prestigiada por importantes lideranças da city peixeira. Além da família do moçoilo e dos membros do Partido Novo de Itajaí, a posse também levou à piramidal vereadores de Jaraguá do Sul e São José, que militam junto com Zanon nas bandeiras liberais.

PIB Político Peixeiro

Parte do PIB político peixeiro também foi prestigiar o menino prodígio do MBL em sua posse. Passaram pela casa do povo peixeira os ex-vereadores e ex-candidatos a prefeito, o futebolista Níkolas Reis (Podemos), e o atucanado Robison Coelho (PSDB, ainda). O titular da cadeira de Zanon, vereador galego Rubens Angioletti (Podemos), também estava na plateia VIP que acompanhou a posse.

Quinteto

A sessão de posse na piramidal acabou marcando o reencontro casual do quinteto formado por Robison, o entisicado Fernando Pegorini (PSL), Rubens, Nikolas e Otto, o Pingo d’Ouro (Republicanos). Deu pra perceber que os ex e atuais vereadores ainda têm muita sintonia entre si.

Véio com saudades

Se tiverem maturidade para projetar as eleições de 2022 e 2024 de modo que não se choquem, é bem possível que este grupo lidere a mudança de geração na política peixeira. Ou não? Pai Atanásio chega a se emocionar de saudades dos edis na labuta do legislativo peixeiro.

Mal exemplo

O vereador do Partido Novo da galega Blumenau, Emannuel Tuca Neto, deu uma lição de mau exemplo e abuso de autoridade, ao ser enquadrado por agentes de trânsito, porque a sua esposa teria feito uma manobra proibida e acabou sendo paradapela guarnição que passava pelo local e fez a abordagem.

Ofender

Acho que tanto Tuca quanto o agente ultrapassaram os limites do bom senso, mas quem estava com a razão, sem querer ser juiz, era o agente de trânsito que cumpria o seu papel. A conversão sobre a faixa de ônibus e na contramão, acabou custando uma multa no lombo. O vereador, alterado, passou a ofender o agente. Fiasco para quemse diz da “nova política”.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura

JotaCê

Ideli falando m… sobre BC



Blogs

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do JC

Vereador Fábio Negão siscapa da cassação

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

O trecho do viaduto da duplicação da BR 470 com a BR 101 será inaugurado nesta quinta-feira pelo Ministro ...




Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação