O prefeito de Itajaí, barbudinho Volnei Morastoni (MDB), recebeu ontem, em Floripa, a maior honraria concedida pela Marinha do Brasil, a Comenda da Ordem do Mérito Naval. O chefe do executivo foi agraciado pelo Comandante do 5º Distrito Naval, vice-Almirante Henrique Renato Baptista de Souza.
Reconhecimento
A condecoração é dada para civis que tenham prestado relevantes serviços à Marinha. Um belo reconhecimento, especialmente agora que Itajaí será palco da construção de quatro navios de guerra da Marinha, que trarão desenvolvimento econômico e geração de empregos à cidade.
Ponte liberada
Ficou pronta e foi liberada ao trânsito a batalhada ponte da marginal leste sobre o rio Camboriú, na Dubai brasileira. A ponte não estava na concessão original da Arteris Litoral e para sair do papel contou com o empenho e trabalho político do pop star Fabrício Oliveira (Podemos).
Vontade política
Sem articulação política não se consegue nada. Com boa circulação na capital federal, o prefeito pop star conseguiu sensibilizar os bagrões da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que emitiram em 2018 as autorizações necessárias para a obra vital para a região sul da cidade. Foram 30 meses de obras até este final feliz.
Pescadores da Dubai
Por falar no pop star Fabrício Oliveira, ele esteve esta semana em Brasília participando do lançamento do novo sistema de recadastramento de pescadores no ministério da Agricultura. Ele aproveitou para buscar recursos através do Inova Pesca para a construção de uma sede de beneficiamento de pescados de primeiro mundo no bairro da Barra. Show de bola.
Friaca!
Mesmo com o frio de rachar, o prefeito dengo-dengo Liba Top, Ops, Fronza (DEM), não se esconde dentro do gabinete da prefa e foi até Floripa, ontem, pegar um vento sul cortante junto com uma comitiva de representantes da região para papear sobre uma série de assuntos que envolvem Navega City.
Bagrões
Participaram da comitiva bagrões da CDL de Itajaí e Navegantes, da Facisc, da Acin, do Parque Beto Carrero, da Intersindical de Itajaí, do sindicato do Comércio, da Portonave, além de empresários.
Estrada e aeroporto
O mandachuva da cidade qteve um papo reto com o governador Carlos Moisés sobre investimentos do governo Estadual na BR 470. Também cobrou uma estratégia para garantir a construção da segunda pista do aeroporto dengo dengo.
Protagonismo
Aproveitando a viagem, Liba participou de uma nova rodada de discussões sobre a desestatização do porto de Itajaí. Se antes Navegantes tinha síndrome de corno, sendo sempre o último a saber das novidades do outro lado do rio, agora tem se mostrado presente nas negociações que importam, numa tentativa de ser a protagonista da sua própria história.
Arte no Unipraias
O artista Bro da Silva, do movimento cultural Open Street Gallery, transformou a base da torre 3 do Parque Unipraias em um baita quadro ao ar livre. A obra, intitulada de Caranguejinho do Mangue, homenageia o animal da espécie guaiamum que é ameaçado de extinção pela pesca predatória dos manguezais. Além de valorizar a arte é conscientização da importância de preservação das espécies.
Atuantes
Segundo os linguarudos de plantão, a assessoria de Comunicação da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, faz um trabalho importante de não deixar morador sem reposta nas redes.
Um dia
Os questionamentos são respondidos nos comentários das redes sociais e especialmente no privado (mensseger e direct). A assessoria garante que todas as perguntas são respondidas em até 24 horas.
Fake news não
O vereador do PDT da Dubai brasileira, Eduardo Zanatta, protocolou projeto que prevê punição a parlamentar da casa do povo que propagar notícia falsa, as famigeradas e desastrosas fake news. Na articulação, o vereador conseguiu a assinatura de 14 vereadores favoráveis ao projeto.
Não assinaram
Tem parlamentar fazendo biquinho do projeto de Zanatta. Segundo línguas afloradas, os vereadores Lucas Esgotardo, ops, Gotardo (Novo), André Meirinho (Progressistas), Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB) e o dublê de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), entre outros, não assinaram. Será que os senhores vereadores são a favor de mentiras nas redes?
Complexados?
O vereador e 2º vice-presidente da câmara de Barra Velha, Caio Leandro Pinheiro (PL), contou que esteve em um evento de turismo com o vice-prefeito da Dubai brasileira, o homem sorriso, Carlos Humberto (PL).
Complexo de inferioridade?
Caio escutou Carlos dizer “que Balneário Camboriú era isso e mais aquilo” e que pareceu que o pessoal de Barra Velha tem complexo de inferioridade, pois nada dá certo na cidade.
Bater no peito
Caio defende que o pessoal de Barra Velha precisa bater um pouco mais no peito, porque a cidade é a porta de entrada do litoral norte. “Chegou o momento de valorizar mos a nossa cidade”, provocou o vereador.
Valorizar
Humildade é diferente de inferioridade, contextualiza Caio. “Precisamos valorizar mais Barra Velha. Nossa cidade tem 20 quilômetros de orla, Balneário tem sete. Temos 140 quilômetros de extensão, Balneário tem 40. Então chegou a hora de nos valorizarmos. Já estamos atrasados no tempo e não estou culpando esse ou os governos passados”, analisou o parlamentar.
Mudar o nome
“É a mesma coisa ir em uma festa e as outras cidades chegarem de Ferrari e nós chegarmos de fusquinha. Precisamos aproveitar as eleições, ano que vem, e fazermos um plebiscito, mudarmos, por exemplo, o nome da cidade. Balneário Barra Velha ou Balneário da Barra, defende.
Véio da Havan
“O senhor Luciano Hang, famoso velhinho da Havan, se dispôs a ajudar nessas questões burocráticas. Quem sabe até ajudar financeiramente”, revelou o vereador. “Temos praia, lagoa, extensão de terra e somos a barra velhinha. Precisamos mudar essa visão e protocolar projetos no governo do estado e no federal” defende.
Coisa mais linda
Caio comentou sobre o projeto de revitalização e engordamento da praia Central de Balneário Camboriú. “Quem viu o projeto é a coisa mais linda do mundo! Futurista. Estilo Dubai”, babou, lembrando que Balneário não está fazendo a obra com recursos do município, por isso é preciso protocolar projetos grandes e correr atrás em Floripa e Brasília, defendeu.
Passou por cima
Já o vereador Marciel Bedin (MDB) lascou que tem que mudar a cultura de Barra Velha de que nada pode. E exemplificou que a praia do Tabuleiro só tem avenida com coqueiros por conta do ex-vereador, Dalete Vieira, que batalhou e passou por cima de todos os empecilhos.
Culpa de ambientalistas?
Maciel diz que isso é culpa de supostos ambientalistas. “Tudo que é tranqueira de rio vem parar na cidade e, não pode arrancar um galho de árvore”, debulhou o emedebista. “Nada contra a defesa do meio ambiente, mas não querem o desenvolvimento de Barra Velha. Tudo é motivo de denúncia, são uns hipócritas”, debulhou Maciel. Eitcha!
Trabalhar, povo!
Uma das coisas que precisa avançar em Barra Velha é a própria câmara de vereadores ter mais sessões por mês. Apenas seis sessões mensais é coisa de cidade bem pequena né? Bora mostrar serviço.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.