Este socadinho escriba recebeu a visita, na fria tarde de terça-feira, do ex-prefeito da galega Blumenau, o sorridente Napoleão Bernardes (PSD). Napo, como é chamado pelos eleitores da terra da Oktoberfest, tem rodado o estado da Santa & Bela Catarina para conversar com as lideranças e a base do partido. Visitou mais de 140 municípios.
Pré-candidatos
O PSD, segundo o visitante ilustre, reuniu-se em peso na última segunda-feira em Florianópolis, quando ficou definida a candidatura própria do partido ao governo do estado. Hoje o PSD é o terceiro em número de prefeitos e vice-prefeitos.
Disputa
As lideranças do PSD bateram o martelo no nome dos três possíveis pretendentes ao cargo máximo: o ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo; João Rodrigues da cloroquina e o próprio Napoleão Bernardes disputarão a indicação para cabeça de chapa.
Declinou
Presidente estadual do PSD, deputado estadual Milton Hobus, que também se assanhava para ser o candidato a governador, abriu mão da pretensão em prol da unidade partidária. Milton, que foi prefeito de Rio do Sul com grande aprovação popular e é empresário de sucesso, comprometeu-se em ser o articulador da candidatura do partido ao governo do Estado.
Perfil
A ideia do PSD, segundo Napoleão, é escolher o candidato através de pesquisas qualitativas para definição do perfil desejado. A favor do blumenauense acaba pesando a ideia de renovação com consistência.
Rosto novo
Até porque Napo é um rosto novo para o eleitor catarinense mas com uma boa passagem pela prefeitura de Blumenau, onde foi o prefeito mais jovem eleito na cidade e o mais votado da história, logrando a reeleição.
Concorrentes
A favor de João Rodrigues, prefeito de Chapecó, pesará a ligação com o bolsonarismo, movimento que ainda tem muita força em Santa Catarina, mas não se sabe até quando. Até porque o senador Jorginho Mello, do PL, parece ser o quiridinho do presidente, o que deixaria Rodrigues sem apoio dos bolsonaristas.
Base forte
Raimundo Colombo corre por fora no confronto de comparação de seu governo com o atual, do bombeiro Carlos Moisés (PSL). Se não “brigarem” tudo, o PSD ganha com a disputa e coesão de sua base, composta por quase 90 prefeitos e vice-prefeitos.
Com o turco
O governador Carlos Moisés teria sido convidado pelo Progressistas a se filiar na sigla e ser o candidato à reeleição no estado. O senador turco-careca, Esperidião Amin, não brinca em serviço e levando Moisés pelo braço, le pode ir longe... Comenta-se que a patroa de Amin, a deputada federal Angela Amin, pode ser a vice. Ou não?
Vale na disputa
O Vale do Itajaí, que na última eleição estadual figurou nas principais candidaturas apenas com a vaga de vice-governador – Napoleão com Mauro Mariani (MDB) e Jean Paulo Kleinubing com Gelson Merísio (hoje PSDB), pode se ver representado com Napoleão na cabeça de chapa em 2022. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.
Quase peixeiro
Falando em Itajaí, Napoleão diz que se sente em casa por aqui. “Casei aqui, a família da minha esposa é daqui, meu pai é natural de Camboriú e além do mestrado e doutorado cursados na Univali, também já lecionei em cursinhos preparatórios locais”, lembra o sorridente Napoleão, que tá virado praticamente num peixeiro.
Hélio Costa
O deputado federal manezinho, Hélio Costa, fez a sua primeira participação em evento pessedista. Apesar de confirmar a sua filiação há alguns meses, o parlamentar aguarda a janela para mudar de sigla. No evento do PSD, ele lembrou que foi o deputado mais votado de SC e que escolheu o PSD por causa de suas lideranças com experiência.
Escolha
“Fui convidado por vários partidos. Mas escolhi o PSD por ter excelentes nomes em seu quadro. Vocês (prefeitos e vices) podem contar comigo em Brasília, votando importantes projetos para o país e para Santa Catarina e ajudando com recursos e emendas parlamentares”, destacou Costa.
Tavam lá
Também participaram da reunião do PSD na última segunda-feira os deputados federais da sigla, Darci de Matos e Ricardo Guidi, e os deputados estaduais Marlene Fengler, Ismael dos Santos e Júlio Garcia.
Pracabá!
A casa do povo da Dubai Maravilha não vai ter sessões esta semana. O regimento interno prevê a realização de oito sessões ao mês, sendo duas por semana. Nos meses em que se completam a realização das oito sessões, os encontros ficam suspensos.
Moleza
A sessão é conhecida como a “nona” do mês e já tem vereador da city praiana pedinchando pra acabar com este moleza, através de projeto que tramita na casa. A iniciativa privada não tem este privilégio. Uma cidade como Balneário Camboriú não comporta esse tipo de barbaridade.
Sofrimento
Imagine a tristeza de ter câncer e ter que ser atendido na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia. O Unacon é um puxadinho, ops, casa adaptada do hospital Marieta Konder Bornhausen, que atende os pacientes do SUS de toda a região. Contudo, um local de tristeza, sofrimento, conta um leitor da coluna. Além de registrar a temida aglomeração. Tem até uma brecha no telhado, lamenta o denunciante.
Vergonheira
Imagina com esse frio medonho e com o vento que andou fazendo. Tem vazamento de água que colocam toalha pra conter. Não tem nem local pra ambulâncias. Estacionam na mini calçada. Vergonha para o hospital Marieta, para Itajaí e para a Amfri. Um sofrimento vergonhoso, imposto à quem já está sofrendo.
O que?
O trio de vereadores da Dubai brasileira, Elizeu Pereira, Marcelo Achutti e Nilson Probst, todos do manda brasa, voltaram de Brasília afirmando terem ido ver uma demanda do INSS, mas voltaram sem informar ao certo a comunidade sobre o que fizeram de fato na capital federal.
Pois então
Este articulista pançudo bizolhou as redes sociais dos parlamentares da city praiana, em busca de informações, mas não encontrou nada satisfatório que justificasse a viagem. O espaço segue aberto aos interessados.
Convite
O prefeito da ex-capital do Jet Sky, Tiago Baltt, recebeu na semana que passou a visita do deputado federal, coronel Luiz Armando Schroeder Reis (PSL), que veio até Piçarras onde tem residência a convite do vereador Jaime Albano (MDB).
Emendas
Durante a visita, o deputado Armando falou sobre a inclusão de emenda para saúde no valor de R$ 200 mil, recurso que deverá cair no caixa da prefa em julho. “Também entregamos ao deputado o pedido de inclusão de três emendas, duas delas para saúde e uma para AMA”, destacou o vereador do MDB.
Prestígio
Para o prefeito Tiago, a visita do deputado mostra o momento de prestígio vivido pela cidade. “Balneário Piçarras tem sido mencionada e elogiada em outras cidades e até mesmo outros estados e esse crescimento se deve a união de vereadores e da nossa gestão”, destacou o alcaide.
De estimação
Desde a divulgação dos escândalos de corrupção da Covaxim, tem muito defensor do presidente que anda baita quietinho. Leitor língua frouxa diz ao socadinho escriba: “na hora que a água bate na bunda, muitos esquecem que são ávidos críticos de corruptos, mas quando é o de estimação, ficam quietos”, lascou.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.