Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Painel do Foro


Painel do Foro
Defesa do porto municipalizado deve ser ponto pacífico (foto: DIVULGAÇÃO)

Interessante o painel do Foro Metropolitano de Itajaí sobre a nova concessão do porto. Debate bacana, onde foi possível lembrar fatos históricos e tentar aprender com os erros e acertos do passado. O evento ocorreu de forma online, na última quarta-feira, e foi mediado pelo baixinho entisicado Denísio Dolásio Baixo com a participação de bagrões e sabichões.

 

Luta dos anos 90

O ex-deputado Paulinho Bornhausen falou um pouco da luta que foi a municipalização do porto da city peixeira, nos anos 90. Bornhausen lembrou que, na época, a preferência da União para ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Luta dos anos 90

O ex-deputado Paulinho Bornhausen falou um pouco da luta que foi a municipalização do porto da city peixeira, nos anos 90. Bornhausen lembrou que, na época, a preferência da União para a delegação do porto era o Estado de SC, mas com o coro das entidades locais ele conseguiu do então governador Paulo Afonso Vieira (MDB) a desistência do estado em favor do município.

Primeira Audiência

Já o tucano (ainda) Robison Coelho, que além de ser ex-vereador é também trabalhador portuário, lembrou que ainda em 2018, após a vitória do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), promoveu a primeira audiência pública para debater o futuro de nosso terminal, com vistas ao ano de 2022, quando a delegação ao município e a concessão do atual operador terão vencido.

LandLord

O modelo defendido naquela época, afirma Coelho, é o LandLord, onde as operações portuárias são todas realizadas pela iniciativa privada e a administração do condomínio portuário é pública. Esse modelo é consagrado mundialmente nos portos de referência.

Preocupação

O atucanado demonstrou preocupação com trechos da resposta do Ministério da Infraestrutura para a moção da piramidal casa do povo peixeira, que pedia a prorrogação da delegação do porto ao município de Itajaí.

Gestos

No documento, os mandachuvas de Brasília afirmam que há ineficiência no modelo de gestão portuária pública em comparação à gestão privada. Nosso porto precisa fazer gestos efetivos de melhoria na eficiência para continuar público, alfinetou o ex-vereador.

Superintendente

Também presente no evento, o superintendente do porto de Itajaí, Fábio da Veiga, apresentou os dados atuais de nosso porto e todo movimento que tem sido feito pelo poder público para acompanhar os estudos para a nova concessão do terminal. Fábio também defende a manutenção da autoridade pública.

Cidade top

O prefeito dengo-dengo, Liba Top, ops, Fronza (DEM), anda com a pretensão de transformar Navega City. Com localização estratégica, ligação direta com a BR 101 e a BR 470, porto e aeroporto, o manda-chuva do outro lado da vala quer que a cidade se torne protagonista.

Trabalho

Ou melhor, o alcaide quer que seja a cidade TOP da região. Liba terá muito trabalho pela frente. Se os outros que vieram antes dele não conseguiram, seria ele capaz de transformar Navega?

Manga arregaçada

Se Navega City deixará de ser aquela do outro lado da vala para ser a cidade TOP, só o tempo dirá. De qualquer forma, Liba está arregaçando as mangas. Nesta semana, esteve em Brasília para trocar umazideia com os bagrões do governo Federal, vendendo o peixe do município e buscando dindim para investimentos.

Mal estar

A minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), tem causado mal estar com sua tentativa radical de brecar empreendimentos nas praias. Os linguarudos de plantão lembram que Anna sempre teve as portas abertas ao diálogo com o setor da construção civil e que parte do setor, inclusive, apoiou sua empreitada de ser prefeita em 2016.

Ironizou

O que tem pesado na relação é a forma radical com a qual a galega bocuda tem tratado o tema. Durante a Audiência Públicaa, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Lamim, chegou a ironizar o texto da vereadora. “Se serão proibidas construções que gerem sombra, vamos ter que começar a derrubar os postos salva-vidas,” provocou Lamim.

Derrapou

Lamim, que chegou a afirmar que a proposta da ex-BBB é inconstitucional, derrapou ao afirmar que não concorda com muitos aspectos da Lei da Outorga Onerosa, aprovada e publicada no apagar das luzes de 2012, no último dia do ano e que permitiu algumas construções mais altas do que o bom senso preconizava para a praia Brava.

Não se coçou?

Mas se Lamim não concorda com a lei e está quase cinco anos à frente da secretaria de Urbanismo, por qual razão ainda não trabalhou para alterar a legislação? Palavras dos críticos da gestão do bagrão da prefa.

É só minha!

O fato é que o debate acalorado, muitas vezes levado ao extremo por ambientalistas e desenvolvimentistas,  não contribui para Itajaí. A questão é complexa e de difícil consenso, mas segundo os linguarudos de plantão, Anna tem sido conduzida por moradores da praia Brava que querem o local só pra si e não aceitam dividir os encantos do local com mais ninguém. Eitcha. Fora os que se fazem de santinhos, mas têm pretensões políticas e, inclusive, histórico duvidoso na atuação na sociedade civil organizada...

Foi pra cima

O vereador Gelson Merísio, ops, Rodrigues, líder do governo na casa do povo da Dubai brasileira, deixou perplexo quem acompanhava a sessão na última quarta-feira. Gelson rebateu uma fala recente da vereadora Juliana Pavan (PSDB), que chegou a esbravejar nas redes sociais que teria sido impedida de visitar uma escola em obras.

Fechada

Gelson destacou que a vereadora teria ido num sábado e, por conta disso, não teria ninguém trabalhando. Ela chegou a enviar mensagens em pleno sábado para o secretário de Articulação, Anjoletti, ops, Orlando Angioletti, falando sobre o impedimento.

Falta de personalidade?

A situação ficou tensa, mas Gelson acabou não revelando as mensagens e deixou Juliana uma fera. Juliana chegou a ir atrás do Anjo, mas ele já havia se escapado, digo, ido embora. O ex-tudo, coronel Leonel Pavan, saiu em defesa da filha, dizendo que ela tinha direito de fiscalizar. Será que Pavan acha que a filha não pode pontuar e se defender sozinha?

Debandada

E o PDT da Dubai Brasileira teve mais uma debandada de trabalhistas. Depois de romper com o governo do prefeito pop star, com nove filiados indo embora, nesta semana em carta endereçada à executiva, 18 filiados pediram o boné e carcaram fora.

Executiva

Na carta assinada pela maioria de integrantes da AMT - Associação da Mulher Trabalhista -, há acusações de que a atual executiva fez pressões e intervenções no movimento da mulherada. Há também acusações que a turma do presidente Rodrigo Talevi não é democrática e toma as decisões pensando apenas num pequeno grupo, chegados do vereador Patrick Machado.

Esfacelamento

Segundo línguas frouxas da city, o PDT estadual está de olho na debandada de diversas lideranças. O sinal para Talevi está vermelho. Um dos dissidentes lascou: “Esse pessoal sofre de uma tremenda falta de caráter”.

Importante

Projeto na casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, dos vereadores emedebistas, Alexandre da Rocha e Amilton Bianchet, é de causar espanto. Os nobres edis propuseram a criação da semana do Automóvel na city. Só alegria, projeto de suma importância.

Endoidou

A sessão desta semana na cidade mãe, apesar da friaca estava pra lá de quente. O vereador Eduardo Melo Rebelo, o Dado (Podemos), ficou fulo da vida com o seu colega, Claudinei Loos (MDB), acusando o mesmo de estar rindo do seu discurso e, chamando-o de palhaço.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

Charge do Dia

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

A onda “Cleitin”

Coluna Esplanada

A onda “Cleitin”

Comitê Integra da Alesc busca parceria nos EUA para projetos de segurança escolar

Coluna Acontece SC

Comitê Integra da Alesc busca parceria nos EUA para projetos de segurança escolar

Prefeito Robison na China

JotaCê

Prefeito Robison na China

Quando o medo de decepcionar os outros nos faz abandonar a nós mesmos

Ideal Mente

Quando o medo de decepcionar os outros nos faz abandonar a nós mesmos




Blogs

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Movimento dos Indicados

Blog do JC

Movimento dos Indicados

O vento e o vazio

VersoLuz

O vento e o vazio






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.