Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Urgência


Urgência
Os vereadores Otto Quintino (foto), Célia Filha do Elói, Beto Cunha e Bruno da Saúde ressaltam: “a vida vem em primeiro lugar” (foto:

Projeto de lei da prefa peixeira pra repassar recursos, de ordem federal, ao hospital Pequeno Anjo, no valor de quase R$ 300 mil, virou cavalo de batalha entre as excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo. Política faz coisa.

 

Depois da hora

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Depois da hora

O valor é para o enfrentamento do maledito coronavírus. Tá tudo 10, tudo bacana. O problema é que chegou atrasado, fora do que preceitua o regimento do legislativo. Bem depois do horário que deveria ter sido protocolado. O valor estaria disponível desde o dia 24 de maio. Os bons da boca da prefa têm que atentar pra isso.

Sem

A coluna deste temente ao altíssimo já estrebuchou mais de uma vez  sobre a falta de um líder do governo pra fazer as tratativas com a bancada governista e a de oposição. E um articulador político pra tratar das demandas e projetos envolvendo executivo e legislativo. Todo mundo fala e ninguém se entende.

Batem cabeça

A bagunça é generalizada. Na casa do povo, com uma gama de parlamentares eleitos, e a nomeação de uma pá de despreparados, sem conhecimento algum, ganhando os tubos, simplesmente por conta de acordos políticos na eleição. Essa é a mesa diretora eleita em janeiro deste ano. Fora que estão reféns de presidentes de partidos e de acordos políticos nada republicanos. Que fase.

Cala boca

Presidente de partido que usa do cargo pra ameaçar, pra tentar calar a boca de quem pensa, discorda ou se pronuncia contrário a fatos. Coisa que nunca vi nestes quase 20 anos de labuta. Lembra os tempos lamentáveis da ditadura, dos anos de chumbo. E o mais triste é que o presidente da piramidal, Marcelo Werner (PSC), se faz de inocente, de desentendido. Assinando embaixo dessa vergonheira?

Covid

Ontem teve falatório na sessão. Governo derrapando em projeto de urgência, protocolado fora do horário e do prazo. Precisa ser corrigido, claro. Mas frente à situação tem que se dar palma à palmatória aos vereadores, o devoto Beto Cunha (PSDB), Otto Quintino, o pingo d’ouro (Republicanos), Célia Filha do Elói (MDB) e o Bruno da Saúde (MDB).

Soberano

Esses vereadores pontuaram que o mais importante é a vida e a luta contra a covid-19. Pessoas adoecem e morrem.  O plenário é soberano pra decidir, não se tratando nesse caso de descumprir  legislação.  Queriam empurrar a votação pra próxima quinta-feira, já que terça-feira que vem é feriado, aniversário de Itajaí. Não haverá sessão. A saúde e a vida têm que estar em primeiro lugar. 

Pé d’ água medonho

Na chuvarada medonha que castigou Camboriú, a cidade recebeu apoio de muitas pessoas. Até o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que estava num evento em Goiânia, tentou contato por telefone com o prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). A ligação acabou caindo antes que o presidente pudesse falar, mas o recado foi passado. Bolsonaro se solidarizou e manifestou apoio à cidade.

Burros n’água

Ainda repercute na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador a burrice de quem dirigia a caminhonete da defesa Civil de Camboriú e, talvez, pensando que o veículo era anfíbio, jogou no meio da água que assolou a cidade. Foi uma desgraceira, mas tocar a caranga no meio da água é burrice.

Pensando em 2024...

A vereadora Inalda, segundo as bocas de tramela de Camboriú, estaria trabalhando pra ser vice-prefeita, em 2024 do. Formaria chapa com o também vereador, Fabiano Olegário (PDT), que na dobradinha seria o candidato a prefeito, na busca pela principal cadeira do paço de pedra. Há quem diga que até reunião rolou neste sentido. Hummmm...

Fórum sobre GNV

O deputado estadual coronel Onir Mocellin (PSL) será o único parlamentar a palestrar no II Fórum do Uso Consciente do GNV (Gás Natural Veicular), que ocorre nesta sexta-feira de forma virtual. Mocelin irá apresentar o projeto de sua autoria que implementa o abastecimento do veículo por meio de identificação eletrônica e validação da autenticidade do selo de GNV.

Bomba

O projeto de lei obriga os postos de gasosa a só liberarem a bomba caso o carro apresente um selo de inspeção emitido pelas oficinas credenciadas. E haverá um chip na bomba para ler um QR Code para garantir essa segurança.

Crescer

“Trata-se de um mercado que deve crescer cada vez mais, mas com responsabilidade e garantindo segurança ao consumidor.  Por isso, prevenir caminha nesta direção”, destacou o deputado.

Manifestação

Segundo o novo presidente do PT de Itajaí, Gerd Klotz, o partido está mobilizado e no próximo dia 19, sábado, às 10 horas, no calçadão da Hercílio, próximo à casa da cultura, vai promover mais um ato Fora Bolsonaro, a exemplo do realizado no dia 29 de maio, desta vez com a participação de vários partidos políticos, como o PCdoB, PSOL, PSTU, PCB e coletivos e movimentos sociais.

PDT

“Estamos também conversando com lideranças do PDT pra se juntarem a este movimento que nos unifica no Fora Bolsonaro. Queremos  ‘vacina no braço e comida no prato’ e superar o atraso, a perda de direitos e a carestia promovidos pelo desgoverno Bolsonaro”, enfatizou o vermelhinho Klotz.

Oiá

Confesso que não me agradam manifestações nem contra e nem a favor do presidente ou quem quer que seja do campo eletivo. Acredito que antes de berrar na rua, entregar panfletos ou passear de moto, o mais importante é conscientizar as pessoas para  votarem com consciência, responsabilidade coletiva e não individual.

Magoou

O suplente de vereador da Dubai brasileira, Gui Cardoso, teria ficado chateado com a nomeação do superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Mazinho Miranda, pois o prefeito pop star Fabrício teria feito primeiro o convite a ele, e o Gui iria pra Brasília ficar lá para dar andamento na juventude do Podemos.

Ficou

Contudo, o prefeito Fabrício mudou de ideia no último segundo e acabou gerando um desconforto entre os correligionários. Gui Cardoso cogitou até sair do Podemos, mas como é o segundo suplente, preferiu engolir em seco, digo, aguardar.

Fechado

Imaginem que o outro lado da vala, Navega City, está sem centro de Especialidades há 30 dias. Fecharam e estão aguardando a terceira reforma de um imóvel construído no Gravatá.

Suador

O povo do bairro São Paulo e de todo o lado de cá da rótula de acesso ao aeroporto dengo-dengo poderá fazer a consulta com especialista pela reta das Pedreiras, haja vista que a pedalada será de 18 quilômetros - ida e volta.

Xó sedentarismo

Para quem mora no centro e no Pontal a pedalada é de 22 km. É o prefeito Liba Top, ops Fronza (DEM), querendo colocar a população em forma. Maratonista Liba corre 40 km. Os linguarudos lascam que se o doente for ao centro de Especialidades estará saindo do sedentarismo. Vai que é essa a real intenção de levar um centro de atendimento de especialidades para tão longe do povão. Vou saber.

Fila sem fim

Enquanto isso, não tem especialidades. A fila tem pessoas que já faleceram, outras que aguardam 10 anos, cinco, quatro, três, dois anos. Coço o cocuruto, imaginando essa pessoa há dois anos na fila sem saber quando poderá consultar, mas se isto acontecer e quando acontecer a distância será o menor obstáculo. Ou não?

Desfile de moda...

Na casa do povo dengo-dengo nem um pio... Farinha pouca o meu pirão primeiro, de mãos dadas seguem os governistas e outros nem tanto, defendendo o governo, alegando que é pouco tempo, que o povo tem mais que esperar mesmo. Credo! Segundo fontes malvadas, o corredor da câmara virou uma passarela de desfile, é só gente com roupa cara...

Nacional

Pelo quarto ano consecutivo, as praias do Estaleiro e Estaleirinho, na Dubai brasileira, foram aprovadas pelo júri nacional do programa Bandeira Azul. A renovação do certificado do programa para a temporada 2021/2022 foi solicitada pela secretaria do Meio Ambiente da city praiana.

Internacional

A próxima etapa da avaliação para receber o selo “Bandeira Azul”, será um júri internacional. As duas praias estrearam no programa em 2018. O Bandeira Azul é um selo internacional concedido às praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ambientais.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

ESTADOS UNIDOS

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

POLUIÇÃO

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

COP30

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

FOME

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade

ESTADOS UNIDOS

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade



Colunistas

“O Conde de Monte Cristo”

Via Streaming

“O Conde de Monte Cristo”

Tic tac...

JotaCê

Tic tac...

Prisão domiciliar

Charge do Dia

Prisão domiciliar

2026 começa hoje

Coluna Esplanada

2026 começa hoje

Xandão na mira de SC

Coluna Acontece SC

Xandão na mira de SC




Blogs

Lua de mel em família

Blog da Jackie

Lua de mel em família

Honda Takai apresenta o novo HR-V 2026

Blog do Ton

Honda Takai apresenta o novo HR-V 2026






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.