Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Willian


Willian
O vereador Willian Ismael dos Santos, de Porto Belo, visitou a choupana do JC (foto: divulgação)

O vereador Willian Ismael dos Santos (Progressistas), de Porto Belo, visitou a choupana do escriba ontem. Willian está no seu primeiro mandato.  Além de ser rendeiro, tem forte participação na comunidade do Araçá.

 

Dedo na ferida

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Dedo na ferida

O parlamentar tem lutado pra que a dita baderna no Caixa D’Aço tenha fim. O progressista coloca o dedo na ferida, dizendo que além do som alto, há insegurança e uso de drogas no local. E lamenta que, apesar do problema vir atormentando há vários anos, nada tem sido feito para amenizar os problemas das festanças em lanchas que ali aportam.

Delimitando

O prefeito Emerson Stein (MDB) nomeou, no final do mês passado, um grupo de estudos pra bispar sobre a expansão e limites do Caixa D’Aço. Isso sobre a reclamação referente ao barulho e atos obscenos que tem incomodado moradores do Araçá.

Lá e cá

Dos sete nomeados, um dos componentes do grupo é o Fredolino Alfredo Bento, o Lino, que seria ou é presidente do MDB do outro lado da vala, em Navegantes. Ele foi candidato derrotado a prefeito no ano passado. Antes de estar em Porto Belo, Lino, num passado não muito distante, estava nomeado na Penha. E agora entende um monte de Porto Belo...

Desgrudar

Já escrevinhei aqui que gosto do vereador peixeiro Maurílio Moraes (Progressistas). Ele tem um trabalho social fantástico. Ontem, na sessão, ele voltou a dizer que tem um projeto proibindo que vereadores eleitos possam tirar seus glúteos da cadeiras da piramidal e os assentar em cadeiras de bagrões/secretários da prefa. 

Quatro

Maurílio revelou que tem quatro votos favoráveis e que só precisa de sete para o projeto caminhar. Quer com a sua proposta trazer a regra de vereador só assumir secreteria se renunciar ao mandato. Concordo em termos. Acontece que a proposta, que já foi emplacada em outras cidades, seria inconstitucional.

Carudo

O Elio Sadi Maier, o irmão Maia, foi exonerado do cargo de diretor do distrito do Monte Alegre. É uma espécie de subprefeito. Na última sexta-feira, ele foi flagrado usando uma retroescavadeira e um caminhão da prefa da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, na Canhanduba, em Itajaí. Um vídeo feito por um popular flagrou a engronha. Já pensou?

Tchau e bença

Com o fato consumado, vereadores de Camboriú, entre outras lideranças, denunciaram a safadeza. Não restou ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) outra alternativa senão usar da caneta e exonerar o irmão Maia. Será que o sujeito, que é subprefeito do Monte Alegre, não sabe onde ficam os limites territoriais de Camboriú e Itajaí?

Na câmara

O interessante dessa história toda é que o Eli Sadi Maier, o irmão Maia, é suplente de vereador. Com a informação de que a vereadora Andréia de Souza Machado, a Andréia do Pedro Paulo (MDB), deve deixar a cadeira estofadinha da casa do povo de Camboriú e assumir a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o Irmão Maia, que é suplente, assume como vereador.

Coisa de “profissa”.

O Mago do Gravatá, que se diz cientista político e fofoqueiro profissional, segue integrado à bela natureza de Navega Beach. O Mago, experiente, conseguiu ser vacinado. Sem efeitos colaterais da vacina, segue conversando com o Passarinho Falador, seu leal e fiel escudeiro.

Ironia do destino

A turma do dix-que-dix tasca que o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Cirininho Malvadeza Jr, anda entediado, aborrecido e frustrado. O motivo seria, ainda, o pífio resultado nas últimas eleições em Navega Beach.

Abandonado

Os observadores indiscretos caceteiam que os dias de Malvadeza Júnior, em termos políticos, continuam invariavelmente cinzentos e chuvosos. A estratégia política não decolou. Resta o papel de rebelde sem causa, que questiona tudo que for governo, sem saber o porquê. 

A estrela Sol(itária)

Única vereadora eleita na coligação que elegeu o prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM), a Sorilei Dapper, articula, busca o trabalho em colaboração e tenta construir consenso com relação aos temas de interesse da city. A Sol, de forma assertiva, com lucidez, às vezes intica com o próprio governo, mas sempre no sentido de construir.

Área livre

Ao destacar que outros seis estados brasileiros também conquistaram o certificado de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD) afirma que este é o momento do governo de Santa Catarina trabalhar de forma diferenciada para ampliar as conquistas obtidas até agora.

União

O ex considera importante evitar o vaivém de impostos e mudanças jurídicas que espantam investidores. Ele diz que é preciso ampliar mercados construindo novos diferenciais competitivos, começando com liderança em sustentabilidade e respeito ao bem-estar animal.

Em campanha

“É preciso mostrar que a nossa produção é qualificada e marcar, cada vez mais, presença no exterior. Os catarinenses não podem pagar a conta por omissão do governo federal”, ressalta. Colombo anda se movimentando numa demonstração que anda com saudades dos tempos em que era o mandachuva estadual, O homi tá em campanha novamente...

Jorginho

O senador e presidente estadual do PL, Jorginho Mello, deve pintar na city peixeira, na próxima semana. O intuito é abonar a ficha do médico e ex-candidato a prefeito, o sem fraturas Deodato Casas. Pelo oba-oba em torno do nome de Deodato, tá sinalizado de que ele pode ser candidato a deputado estadual pela sigla no ano que vem. Hummmm...

Porto

O senador Jorginho, atendendo o convite do vice-presidente do partido no estado, Jorge Goetten, deve conversar com o setor portuário e as demais lideranças de Itajaí, no intuito de se engajar na luta pela manutenção do porto público. Luta de todos!

Celebrando o quê?

Repercutiu no zapzap e nas redes sociais a postagem do vereador que agora usa máscara, Adriano Klawa (PSL), celebrando a queda de assassinatos no Brasil. Ficou bem estranho de compreender... Primeiro porque Klawa é bolsonarista de carteirinha, e Bolsonaro ama arma, defende arma, quer armar todo mundo. Se não contaram para ele ainda, vamos frisar:  arma serve única e exclusivamente pra matar...

Pastor armado

A excelência excelentíssima é novata na política. Há tempos é pastor e não cabe na minha cachola o absurdo que é um pastor apoiar um político que defende armas e violêncoa. Ainda mais quem se diz ser “pró-vida”. Contraditório né?

Critérios

Klawa atribui ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido, por enquanto...) o declínio de assassinatos, mas a segurança pública é gestão dos estados da federação. E não há uma única política pública do governo federal para conter a violência. Nenhuma!

Veto derrubado

Governador bombeiro, Carlos Moisés (PSL), agradeceu aos deputados da leleia pela derrubada do veto à lei que permite o uso de recursos estaduais em obras de melhorias nas rodovias federais catarinenses. Foram 31 votos pela derrubada do veto.

Sensibilidade

Para o governador, a decisão do plenário da Alesc demonstra “sensibilidade e comprometimento com os catarinenses”. As propostas autorizam crédito de R$ 350 milhões para as obras das BRs-470, 163 e 282, e haviam sido vetadas pela então governadora interina Daniela Reinehr (sem partido).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Morango do Amor veio pra ficar?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

ESTADOS UNIDOS

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

POLUIÇÃO

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

COP30

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

FOME

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade

ESTADOS UNIDOS

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade



Colunistas

“O Conde de Monte Cristo”

Via Streaming

“O Conde de Monte Cristo”

Tic tac...

JotaCê

Tic tac...

Prisão domiciliar

Charge do Dia

Prisão domiciliar

2026 começa hoje

Coluna Esplanada

2026 começa hoje

Xandão na mira de SC

Coluna Acontece SC

Xandão na mira de SC




Blogs

Lua de mel em família

Blog da Jackie

Lua de mel em família

Honda Takai apresenta o novo HR-V 2026

Blog do Ton

Honda Takai apresenta o novo HR-V 2026






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.