Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Água de defunto - 3


Água de defunto - 3
O Altamir Montibeller, de Camboriú, se filiou ao Republicanos pelas mãos do presidente estadual da sigla, deputado Sérgio Motta (foto: divulgação)

O advogado e procurador do porto de Itajaí, Ronaldo Camargo, respondeu o comentário do polido presidente do Progressistas, João Paulo Tavares Bastos Gama. Ronaldo desmente o colega e diz  que não “vazou o documento com a resposta do Semasa à OAB sobre a amostra de água”, durante a tumultuada eleição municipal.

 

Interesse público

Segundo Ronaldo, se tratava de um documento público e que no seu entender deveria ser divulgado para que a coletividade soubesse da veracidade dos fatos sobre a qualidade da água fornecida ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Interesse público

Segundo Ronaldo, se tratava de um documento público e que no seu entender deveria ser divulgado para que a coletividade soubesse da veracidade dos fatos sobre a qualidade da água fornecida à população de Itajaí.

Marieta

Na missiva que o presidente da OAB encaminhou ao Semasa, o homem simples e humilde, Luiz Felipe de Souza,  presidente de uma entidade respeitada por todos, defensora da democracia, narra que  a água tinha sido coletada perto do cemitério Parque dos Crisântemos e que teria sido levada pra abastecer o hospital e Marieta mesmo contaminada. Leviana acusação, portanto.

Sumária

Voltando ao texto da carta do presidente da OAB, ele cita que o fato da água ter sido coletada nas proximidades do cemitério, “por sí só, leva a uma ‘conclusão sumária’ de que o lençol freático está contaminado por restos mortais de seres humanos”, circunstância que impediria a coleta e a distribuição do precioso líquido pelo Semasa. Entendidode meio ambiente, água tratada, tudo...

Verdade

A resposta da Semasa é conclusiva, no sentido de que a água coletada na época, por conta de problemas na barragem e entrada da cunha salina, era de um poço artesiano, água  potável e que não estava contaminada. A água do local, no bairro Ariribá, é coletada nas profundezas e sem contato com o suposto chorume. Mas sa OAB divulgou um laudo fake com uma desconhecida amostra de água coletada sabe-se lá de onde e atestada falsamente como condenada.

Usaram

Infelizmente, a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), usou a tribuna da câmara pra atacar o jornal, a coluna e a imprensa. A galega disse que a campanha do Robson Coelho (PSDB, por enquanto), na qual ela não ajudou e nem pediu voto, não houve abordagem da questão da água. Tá de brincadeira? Tem vídeo de Robson, pra quem quiser ainda ver, lascando que a água do Semasa  era de defunto... Anna quer culpar a janela pela existência da paisagem. Será isso?

OAB

Fica cada dia mais complicado defender a gestão do presidente da OAB, desde o episódio triste da entidade se deixar usar para fim político pra interferir nas eleições e tentar impedir a reeleição do barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Porto público

Por que será que a atual gestão local da OAB não abraçou, por exemplo, a campanha para a manutenção do porto público?  O porto corre o risco de ser privatizado. Manter o modelo de municipalização, que deu certo, tem unido  oposição e a situação em prol de algo que é o melhor pra cidade. Todos nós passaremos, mas o porto fica.

Junto

O presidente da comissão na piramidal que trata deste tema, purexemplo, é o vereador devoto, Beto Cunha, que é PSDB, oposição ao atual governo, mas longe de questões partidárias, ideológicas, tem abraçado e trabalhado junto para que o porto de Itajaí continue municipal. A OAB peixeira, porém, não se posiciona e não se engajou. Qual o critério para a OAB se envolver em temas pertinentes à cidade?

Silêncio

O superintendente do porto, também advogado, Fabio da Veiga, oficiou a OAB solicitando que a entidade esteja  junto nessa mobilização. Não obteve resposta. Oficiada a OAB estadual, a entidade prontamente se engajou na  luta municipal,  que já é regional e estadual. Tanto que a Assembleia Legislativa também abraçou a causa de manter os portos públicos.

Dois pesos

Interessante que no episódio da live Criança Viada, que foi censurada pelo prefeito Volnei, a OAB no dia seguinte se manifestou, usou da tribuna da piramidal, atacando a decisão do alcaide. Ou seja, pra atacar o prefeito é sempre na hora. Pra ajudar o porto, a cidade, só porque é pauta do prefeito, daí a OAB se exime. Complicado.

Republicanos

O empresário, ex-candidato a prefeito da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Altamir Montibeller, se filiou ao Republicanos no final da semana. Altamir tem dito pra quem quiser escutar que será o próximo prefeito da cidade. E, aparentemente, não estará fora do pleito do ano que vem...

Laranjas

A dona justa eleitoral cassou os 10 candidatos do Partido Liberal da capital da Taxa de Paciência e Amargura, ops, Taxa de Proteção Ambiental (TPA), de Bombinhas. Tudo por algo que já foi denunciado várias vezes nesta coluna: as candidatas-laranjas. O MP demonstrou e a justiça decidiu sobre duas candidatas a vereadoras registradas apenas para cumprir os 30% de reserva de gênero, como prevê a lei.

Passaram batido

A Letícia Batista de Souza e a Melissa Vilela Cristino Neves tiveram, respectivamente, três e cinco votos. Além disso, não declararam despesa ou receita, o site de campanha ou propaganda eleitoral. Com isso, caiu a torre inteira de 10 candidatos, inclusive, o vereador eleito Átila Ueliton Rodrigues de Oliveira. A decisão, entretanto, só será validada  após todos os recursos na fase judicial.

Lá em riba

Pensei que o mundo tinha evoluído. E não é que na nossa querida Camboriú, tem abobrões, amados secretários da prefa, todos bobos, porque teriam sido laureados com um tal de troféu mérito empresarial?

Felizes

O secretário de Obras, Alexandre Silveira, que gosta que se enrosca de uma festa sem máscara, estaria na categoria de secretário atuante/funcionário público, e tido um percentual de 46% de aprovação. Renatinho do Esportes, 31%,  e a bela Elisama da Saúde, lembrada por 22%.

Sei lá entende

O bagrão da Fundação de Esportes, Renato Pedro da Conceição Júnior, o Renatinho, parece que caiu de paraquedas. Não se vê nada e um morador de Camboriú diz que quando liga pra falar com ele, o homi tá sempre em reunião.

Ego

O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Alexandre Silveira, está com ego pra lá de inflado e sonha que vai ser candidato a prefeito em 2024. O homi conta pra todo mundo e deixa seus assessores espalhar. Ajuda, pai eterno!

Coisa errada...

O pior de tudo é esse pessoal publicar em redes sociais e tem gente aplaudindo. Engraçada a postagem do vereador Amilton Bianchet que disse que na categoria lanches, pizzaria, restaurantes e choperia, os percentuais dos três estabelecimentos laureados, 48%, 33% e 23% não batiam. É só somar pra ver. Geralmente tem quem pague por essas comendas...

Tranquilo

Segundo os perdigueiros da coluna na capital manezinha, o governador bombeirom Carlos Moisés (PSL), está tranquilo com relação a convocação na CPI da pandemia no Senado Federal. Isso porque, além do pedido de arquivamento formulado pela polícia Federal,  o caso já foi investigado à exaustão e o governador foi considerado inocente.

Arquivamento

Outro ponto é o parecer assinado pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, que embasa a decisão do ministro do STJ, Benedito Gonçalves, pelo arquivamento do inquérito. Todo mundo sabe que a subprocuradora Lindôra é reconhecida pelo rigor no combate à corrupção e fez uma manifestação contundente que isenta Moisés de qualquer responsabilidade.

Prejuízo amenizado

Os adversários de Moisés sempre fazem questão de omitir que R$ 14 milhões já foram recuperados pela força-tarefa que investiga o caso. Ainda segundo os perdigueiros, o governo está trabalhando para recuperar os R$ 19 milhões restantes. O governador sempre destaca que o maior interessado na recuperação do dinheiro e na responsabilização dos culpados se chama Carlos Moisés da Silva.

Candidatíssimo

Por fim, engana-se quem pensa que Carlos Moisés da Silva está correndo o Estado entregando obras e anunciando investimentos porque tem cabelo curto. Embora não diga publicamente, o governador é candidatíssimo à reeleição. Hummmm...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

Charge do Dia

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

A onda “Cleitin”

Coluna Esplanada

A onda “Cleitin”

Comitê Integra da Alesc busca parceria nos EUA para projetos de segurança escolar

Coluna Acontece SC

Comitê Integra da Alesc busca parceria nos EUA para projetos de segurança escolar

Prefeito Robison na China

JotaCê

Prefeito Robison na China

Quando o medo de decepcionar os outros nos faz abandonar a nós mesmos

Ideal Mente

Quando o medo de decepcionar os outros nos faz abandonar a nós mesmos




Blogs

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Movimento dos Indicados

Blog do JC

Movimento dos Indicados

O vento e o vazio

VersoLuz

O vento e o vazio






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.