Depois de ouvir bambambãs da área de aviação, a coluna vem dizendo há tempos que o edital de concessão do aeroporto internacional Ministro Victor Konder, o popular aeroporto de Navega city, é um verdadeiro estrago para o desenvolvimento da região, já que não prevê a ampliação da pista de pouso, tão importante para a conexão das cargas com o complexo portuário de Itajaí e Navegantes.
Depois de ouvir bambambãs da área de aviação, a coluna vem dizendo há tempos que o edital de concessão do aeroporto internacional Ministro Victor Konder, o popular aeroporto de Navega city, é um verdadeiro estrago para o desenvolvimento da região, já que não prevê a ampliação da pista de pouso, tão importante para a conexão das cargas com o complexo portuário de Itajaí e Navegantes.
Aeroporto 2
Isso sem contar, conforme também já noticiou a coluna deste pançudo escriba, que caso o edital saísse como desenhado pelo governo federal, o aeroporto de Curitiba iria ganhar investimentos bilionários, e assim tomar de assalto o que já se tem consolidado aqui na região. Em bom português, o Paraná iria decolar, e nós ficaríamos, literalmente, vendo navios...
Foro
Por isso estão de parabéns a tchurma do Foro Metropolitano, capitaneada pelo queridão Rafael Mayer e que tem gente engajada como o entisicado Denísio Dolásio Baixo, o futebolista Níkolas Reis e o boa praça Beto Graf, além de outras figuras ilustres, que tomaram pra si a defesa dos interesses da região.
Vitória
É que a ação da justiça, assinada por eles, teve uma vitória importante na manhã de quinta-feira, quando o juiz federal da 3ª vara de Itajaí caneteou uma liminar suspendendo o leilão e determinando uma perícia pra saber se o processo tá equilibrado. Tanto o Foro como o governo do Estado, que em boa hora se coçou, garantem que não.
Deputados?
Mas ao tempo em que merece elogio a atuação da sociedade civil e do governador Carlos Moisés (PSL), faz barulho o silêncio da prefa de Navega City e dos deputados que representam a região. Nem a bonitona Paulinha da Silva (PDT), nem a Anna Campagnolo (PSL), nem o Onir Mocelin (PSL), nem mesmo os senadores parecem preocupados com o assunto.
Lamentável
Esse silêncio, lascam os bocudos de plantão, é sintomático da falta de representatividade da região. O fracasso da eleição de 2018 tanto pra Itajaí como pra Navega. Obras paradas, falta de leitos pra covid-19, e agora o Paraná botando no fiofó da nossa gente e essa galera nada de dar ao menos uma explicação. Por isso, fiquem espertos em 2022, na hora de votar.
É tempo
Talvez, agora, que a dona justa cacifou a posição óbvia dos interesses das citys e do Estado, essa gente apareça pra pelo menos trocar uma ideia (talvez apareçam pra tirar uma casquinha. Ou não?) É o que se espera, porque esperar não vai trazer negócios pra cá, vai mesmo é tirar...
Univali fará perícia
A Justiça Federal nomeou a nossa universidade maior, a Univali, para fazer a perícia que irá avaliar a demanda de movimentação de cargas no aeroporto e fazer uma projeção para os próximos 30 anos. Ou seja, a Justiça Federal deu liminar para salvaguardar o interesse da nossa Santa & Bela Catarina.
Mea culpa
Disse que nenhum político ligou pra questão, mas estou cometendo uma injustiça. Desde 2017, o ex-deputado federal, Paulinho Bornhausen, abraça essa causa do aeroporto e da licitação que prejudica a região. Faz falta políticos de visão como Paulinho, atualmente sem mandato. Aliás, se temos a nova bacia de evolução que está fazendo o porto de Itajaí bombar, devemos muito disso a ele também.
Recordar é viver
Lá atrás, durante o governo do padreco Raimundo Colombo, Paulinho Bornhausen conseguiu fazer com que o governo do Estado alocasse os recursos necessários para tocar esta obra importantíssima para a economia catarinense.
Muito
Havia grande pressão para que o recurso existente fosse para fazer um presídio, e a alegação era de que o investimento na bacia de evolução deveria ser federal. Paulinho trouxe o investimento pra cá. Lembro isso só para mostrar que a política, feita por bom político, pode muito. Muito mesmo.
Pra puxar carroça
O vereador Paulinho Amândio (PDT) defendeu o uso de cavalos pra puxar carroça, na sessão da piramidal, ontem. Declarou que é contra os maus tratos, mas disse e repetiu inúmeras vezes que o “cavalo foi feito pra puxar carroça”. Não se trata de ter vergonha do vereador por estas falas estapafúrdias, mas de quem elege tais representantes numa época dessa. Lamentável!
Invadido
O posto de Pronto Atendimento de Saúde da Barra, na Dubai Maravilha, foi invadido durante a madrugada de quinta-feira, por três indivíduos (safados!) que promoveram desordem e um quebra, quebra geral.
Marginais
Segundo relato de um trabalhador, sobrou até para barnabés que estavam de plantão e foram agredidos e estão em estado de choque, pois viram portas sendo quebradas e móveis sendo arremessados.
A polícia não demorou para intervir, mas até o momento em que fechava estas linhas, ainda não havia notícias sobre a identificação dos atentados, digo, marginais.
Templos
O prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) se manifestou nas redes sociais. Acredito que esse tipo de ato tem que ser combatido com rigor para que não volte a acontecer novamente, ainda mais em plena pandemia, quando os postos de saúde se transformaram em templos sagrados para salvar vidas.
Paulinho em Brasília?
É um assunto que circula nos bastidores da política do litoral norte catarinense. A possibilidade do prefeito de Bombinhas, o Paulinho Bagual (DEM), disputar em 2022 uma vaga na câmara federal. Assunto que a coluna já tinha colocado e, que segundo as línguas frouxas, existiria uma gama de partidos interessados no seu passe. Hum...
Pai da criança
Tá rolando uma brigalhada no Facebook e nas redes sociais de Barra Velha pra saber quem é o pai da criança: o artesão e ex-cabo eleitoral do DEM, Lenilson Luis Silva, acusa o vereador engomadinho Caio Pinheiro (PL) de meter a mãozona num projeto cultural bolado pelo artesão.
Terra do pirão
Segundo Lenilson, logo que o atual prefeito, Douglas da Costa (PL), e o vereador Caio foram eleitos, venceram a eleição na terra do pirão. Ele era da turma do Valter Zimmermann (DEM), tomou chá de folha de laranjeira, amargou a derrota e cumprimentou os vitoriosos de boa.
Penteadeira da tia
Foi aí que ele sugeriu ao vereador recém eleito pra Caio bolar um programa de pintura de espaços públicos e embelezamento da cidade, visando deixar tudo mais colorido, tipo penteadeira de tia encalhada.
Autoria
Caio, segundo Lenilson, anotou tudinho, e acabou lançando a ideia, com vídeos no feicebuque e tudo mais. Mas sem nunca citar Lenilson como o criador. Lenilson, que de bobo não tem nada, carcou na internet os prints que segundo ele, provam a autoria do projeto.
Camisa de marca
Caio, entre uma e outra camisetona de marca e muito gel no cabelo, foi na rede, alegou que já tinha essa ideia, bateu boca com Lenilson, além de dizer que não será mais seu amigo na rede social. Pelo jeito, magoou. Oh dor!
Explodir
Um baita rolo envolvendo um vereador da região, onde teria rolado briga por terrenos, suposta invasão, agressões. Agredido no hospital com costela quebrada, polícia no meio, está pra estourar de uma hora pra outra. Além do vereador, envolve gente poderosa. Bomba de muitos megatons.
Exonerado
O diretor de Obras da Dubai, Jaildo da SIlva, foi exonerado, ontem, e já está nomeado o novo diretor, Almir da Silva. Ontem mesmo, alguns grupos de zap já noticiavam com certa tristeza a saída do engenheiro Jaildo que sempre foi muito solícito com as demandas da comunidade e estava sempre na rua, fiscalizando e cumprindo agenda de trabalho.
Contorno
A publicação mais comentada ontem, sem sombra de dúvidas, ficou por conta de obra de engenharia da Auto Pista Litoral Sul, sobre a cabeceira da ponte que atravessa o rio Camboriú, na Marginal Leste. Imagens feitas de drone, dão uma ideia de que algo de errado não deu certo.
Contornar
A Auto Pista correu pra tentar contornar o desalinhamento sobre as pistas, justificando que um bloco rochoso não podia ser removido do local e que esta foi a melhor forma de “contornar” o problema pra sair a bendita via.
Engenharia
Não demorou para as imagens correrem o mundo e os comentários foram tão engraçados, quanto o nível da obra. Alguns dizem que só colocar uma lata de reboco pra tirar a diferença, enquanto outro afirmava que o engenheiro responsável pela obra seria o mesmo que construiu o viaduto sobre a 4ª avenida, que de tão “rebaixado” que ficou, não passa busão. Phode?
Desalinhado
Diante de todos os comentários, esse colunista reflete: com o calhamaço de dinheiro investido, não poderiam ter projetado a pista do outro lado do rio, que não tinha as rochas? Se o projeto desalinhado fosse deste escriba, que tem na vista a instalação trocada, ainda dava pra aceitar.
Reajuste
E Auto Pista ainda fala em reajuste das tarifas do pedágio pra pagar obras mal feitas como essa. Isso demostra que não é só os governos que fazem obras tortas, o dinheiro público pode ser gasto sem que ninguém reclame da qualidade das obras. A repercussão está grande.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.