Disse muito
Privatização que autoridades na área da aviação e da economia garantem que vai condenar o nosso terminal aéreo a, pelo menos, 30 anos de atraso, mesmo ainda não julgada já disse muita coisa sobre a atuação política das três esferas do governo (municipal, estadual e federal).
Sempre a verdade
É que como a coluna já disse e diz, novamente, que o principal interessado na questão é o município de Navega beach, que simplesmente lavou as mãos, dizendo nos próprios autos do processo que não tinha interesse em discutir a questão judicialmente.
Sacanagem!
O Estado, por outro lado, também não entrou na ação, mas disse com todas as letras que o edital tinha sérios problemas de desequilíbrio federativo, ou no bom português, sacanagem com Santa Catarina.
Acordo
Pois aí que morava o perigo. O bagrão procurador do Estado falou no texto que foi pro juiz da causa, que haviatratativas administrativas entre Santa Catarina e o governo federal, o que dizem os passarinhos que sopram nozovidos desse pançudinho escriba, seria também a motivação para a sabonetada do prefeito Liba top, ops Fronza (DEM).
Novela
Mas o novo capítulo da trama pôs fim no sonho dourado de quem estava enganando ou sendo enganado, já que o governo federal apresentou documento no processo, que é público e tá lá pra todo mundo ver, dizendo, entre outras coisas, que não há “qualquer negociação em curso” e que não é “viável qualquer conciliação que implique modificação”, nem no edital e nem na data do leilão.
Na nuca
Como diria o saudoso vereador Elói, o governo federal deu na nuca, o que no jargão da política é o mesmo que deu uma tratorada. Pra quem achava que em Brasília habitam santos prontos para fazer a justiça divina...
Estado se coçou
Mas a parte boa de tudo isso é que, imediatamente após a manifestação nada amistosa do governo federal, o governo do estado foi no juiz e disse que diante dos fatos estará impugnando o edital perante a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, o que conforme a coluna apurou, já foi feito.
E Navega?
No fritar dos ovos, como diria o outro, se não fosse a sociedade civil, nada disso tinha acontecido e esse assalto, digo, esse leilão aconteceria sem um pio dos políticos locais que foram eleitos e são regiamente pagos pra nos representar. Ou será que pensam diferente?
Conta
Felizmente, o governador Carlos Moisés (PSL) percebeu em tempo o tamanho da trolha que ia levar e agiu com rapidez, mas tanto a prefa de Navega como os deputados que representam (?) a região seguem sem dar um pio, fazendo cara de paisagem. Será que vão pagar a conta?
Com sono
Como a coluna palpitou ontem, a câmara de vereadores de Piçarras tá dando espetáculo. Pena que é bem ruim! Tem vereador que quer fazer da indicação uma lei punitiva. Indicação de vereador, em qualquer canto desse pandêmico e malcuidado país, é para indicar, sugerir, apontar.
Pressão
Sempre vem como uma necessidade de alguém. Os vereadores, na maioria das vezes, têm a indicação como forma de pressão e usam o povo para legitimar sua necessidade pessoal. Sempre falam que a comunidade é isso, a população aquilo...
Pontual
Só que numa cidade que tem um planejamento como a ex-capital do Jet Ski, deve posicionar uma demanda pontual de acordo com a necessidade geral do munícipio, e não pode ficar refém de meros caprichos de um vereador.
Indicação
Um vereador, no cumprimento estrito de sua função, deveria chamar o secretário de Planejamento para que ele fizesse uma exposição e argumentasse como o governo pretende desenvolver a cidade. Indicação é indicação, lei é lei e política é maior do que cada pessoa.
Frango depenado
Daí que o vereador João Bento [PSDB] se colocou como ofendido quando o prefeito Tiago Baltt falou na sessão de terça-feira que está arrumando a frota da secretaria de Obras porque recebeu quase tudo como frango depenado vivo. Se o vereador levar tudo para o emocional é bom aumentar a quantidade de soro porque o nobre vai ficar desidratado. Sem choro vereador, sem choro...
Renegou
E a pérola da noite foi quando o nobre vereador ainda disse que não tinha nada a ver com o governo passado. Opa! Pera aí, vereador! Do mesmo partido, base de apoio do prefeito Leonel Viajão Martins, entrava e saía da prefa sem cerimônia e agora fica nessa de que não é comigo?
Não esperava
O vereador tucano parece o ministro da Saúde dizendo que o sistema de saúde não está em colapso e nem estará. Acho que o vereador João Bento não esperava que o prefeito Tiago Baltt e o vice-prefeito Dr. Fabiano estivessem em quase todas as sessões da casa do povo.
Defesa dos pequenos
Diante das restrições impostas pela pandemia, que prejudicam principalmente os pequenos empreendedores, o deputado Onir Mocellin (PSL) está recomendando ao governo ampliação dos programas Badesc Emergencial e Juro Zero, bem como das linhas de crédito de capital de giro. E pede carência e postergação do pagamento dos contratos de crédito firmados com juros subsidiados.
Senhor dos afagos
A câmara de vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, presidida pelo vereador Fabiano Olegário (PDT), tá parecendo a casa do ego e vaidade. O presidente Fabiano parece um embaixador, uma estrela, o senhor dos afagos. Só posta todo prosa que recebeu beltrano e sicrano. Algo prático, interessante que o legislativo esteja fazendo, encampando, nadicadenada.
Despreparo ou não entende
O presidente Fabiano Olegário parece que não entende a importância do cargo pra o qual foi eleito. É o segundo poder do munícipio de Camboriú. É muito maior do que ficar apenas cuidando do seu gabinete. Tem gente com saudades do falecido Zeca Simas (DEM).
Sofá do Bial
E desses recebidos, (parece influencer do Instagram), tem autoridade do corpo de bombeiros; o vice de BC, candidato a deputado; os vereadores da base e o pastor Júnior. Só não tem o povo, as entidades civis... Não é qualquer um que senta ali. Tá parecendo o sofá do Bial.
Suplicio
O Portal da Transparência é igual a fachada do prédio do legislativo de Camboríu, todo envidraçado, espelhado, mas, nada transparente. Quem se aventurou por ali, acaba batendo cabeça mais perdido do que quem se aventura em fazer palavras cruzadas, nível dificílimo.
Nem solidariedade
A situação da casa do povo de Camboriú é tão triste e desfocada da realidade, principalmente nestes tempos bicudos e tristes que vivenciamos, que o Fabiano, nem pra mandar postar uma mensagem de solidariedade e força pra diretora da câmara, Ivete Coppi, que se encontra internada por conta da covid-19. Se nem pra mostrar solidariedade, humanidade, imaginem algo prático com relação ao vírus.
Cada um por si
Talvez, essa letargia e estrelismo do presidente Fabiano Olegário, estejam afetando seus pares na câmara. Ninguém sabe nada dos amados heróis legislativos que foram votados, eleitos, diplomados e são regiamente pagos pra legislar e fiscalizar. É triste!
Bicho solto
Fizeram exames no pessoal da autarquia de água e esgoto da city peixeira. Cerca de 70% do pessoal que trampa no Semasa está contaminado com o maledito coronavírus. A autarquia está fechada, mas não por essa porcentagem. Orra, será que não estão se respeitando os protocolos de segurança sanitária? Até porque servidor-consumidor nesse caso pode gerar um ciclo contínuo de contaminação.
Vai e volta
Dá sono e parece aquelas novelas chatas, digo, mexicanas, do SBT. O Fabio Rezes, o Fabinho, que manda e desmanda no PSC, esteve ontem – mais uma vez - conversando com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e nada de acertar o retorno da sigla ao governo.
Cabreiro
Logo após a saída do Fabinho, chegou o presidente do PSB, o Jorge Andrade, o Jorge Negão, pra conversar com o alcaide, no mesmo sentido. Jorge, que já é atacadinho por natureza, teria saído puto dos cornos, porque o prefeito ofereceu 10 cargos e ele não gostou. Oh, dor!