JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acabou a grana
Peemedebistas do outro lado da vala realizaram a maior festa. Eles declararam união em torno de um projeto futuro. Humm...
O corte no orçamento do governo Federal da tia Dilma Rousseff (PT) vai refletir diretamente no resultado da eleição municipal peixeira. Obras importantes, como a duplicação da BR 282 e da BR 470, que se arrastam há anos, podem ser paralisadas, sem falar da via de acesso tortuária - ops, portuária, também sem perspectiva de conclusão.
EmPACou...
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sofreu corte de R$ 25,9 bilhões, respondendo por 37% de R$ 69,9 bilhões no Orçamento de 2015. Reflexo dos mais de dois mil empreendimentos previstos pelo PAC de SC, de acordo com o Ministério das Cidades. Cerca de 700 investimentos já foram entregues, mas a carência em infraestrutura é grande, os terminais portuários estão no limite e os acessos viários também.
Desanimador
Com este cenário nada animador de desenvolvimento, o candidato Décio Lima (PT), vai precisar afiar o seu discurso. Tem linguarudo dizendo que o Décio anda prometendo em Itajaí, o que não teria feito nos oito anos que esteve na prefa da galega Blumenau. Isso se realmente encarar uma candidatura...
Intensão
O orçamento da nossa amada Itajaí é de mais de 1,2 bi para 2015. Este valor coloca a city peixeira no ranking de arrecadação da Santa, Frienta & Bela e, por isso, faz tantos candidatos correrem pra ver se conseguem subir a rampa do paço. Mas os problemas daqui, não são os mesmos de Blumenau, nem de Florianópolis e muito menos de Joinville.
Pensar a cidade
É preciso que o próximo prefeito tenha na cachola o comprometimento de tratar Itajaí como cidade portuária, com grande vocação de crescimento em todas as áreas e não deixe apenas o campo político ditar o planejamento da cidade.
Antecipando 2016
O comentário é que a brigaçada está acirrada para ver quem será o vice do grupo atualmente no poder, pois todos já acham que o ex-deputado Paulo Bornhausen (PSB) é mesmo o candidato de Bellini. Os linguarudos dizem que outros possíveis candidatos derraparam.
Ou vejamos...
A vice Dalva Rhenius (PSB) teria, segundo os bocudos, deixado passar sua melhor fase. Ela também enfrenta resistência de todos os lados. Se tivesse jogado com cara e coragem na eleição para deputada, no ano passado, a situação seria outra hoje.
Gern
O topetudo Osvaldo Gern (PP), atual secretário de Saúde, não conseguiu ser um bom presidente de partido e já está na terceira secretaria. Enquanto isso, a raça de boca larga lasca que ele deveria é estar legislando e fiscalizando, pois foi para isso que foi eleito.
Pissetti
Já o preparado Luiz Carlos Pissetti (DEM), com experiência no executivo e no legislativo, segundo as línguas soltas, precisa melhorar o seu relacionamento com as bases e sair mais de seu casulo na Joca Brandão. Precisa ser visto para ser lembrado, em bairros, festa de igreja, etc.
Zanelatto
Já o secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto (PP), é trabalhador, mas brabo pra caramba. Dizem que, muitas vezes, se perde e é cabreirão com os servidores. Tem muitos amigos, mas também muitos inimigos, e pode ser boicotado até pela própria cumpanheirada. Arreda bocudos!
Festança peemedebista
Na última sexta-feira uma festança de confraternização e apresentação de novos filiados uniu o PMDB dengo-dengo. O evento contou com a presença de lideranças, como o atual presidente e secretário de Administração, João Matos, e o vereador Fredolino Alfredo Bento, o Lino.
Ajuntou tudo
Os ex-prefeitos Deba Cabral, o Debinha Malvadeza, e Moacir Alfredo Bento, o Ci, e o recém-filiado ao manda-brasa da capital da pedrada, Camboriú, o secretário de Saúde de BC, médico Élcio Kuhnnen, além de suplentes de vereador e os eternos puxas de plantão, estavam todos lá.
