JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Reformas
Os defensores da Guarda Armada mandaram o socadinho escriba chamar o Batman!
O novo embate entre a câmara de deputados e o governo federal, em junho, vai ser a maioridade penal. Eduardo Cunha (PMDB), o polêmico presidente da câmara, defende diminuir a idade penal para 16 anos. Dilma quer que fique como está. Nenhuma das duas soluções resolve.
Radical, eu?
A questão da segurança pública depende de cadeias e penitenciárias que funcionem e de mais policiais, bem preparados e bem remunerados nas ruas. Além de modernização das polícias. Quanto a idade penal? Deve ser mais bem analisada. Lógico que as masmorras, nossos presídios, verdadeiras escolas do crime, não reeducam ninguém.
Contudo...
Não acredito que baixando a idade penal teremos mais segurança em nossas cidades. É necessário maior investimento em educação, escola em tempo integral, esporte e outros caminhos que não permitam que nossos jovens sejam encaminhados pra ociosidade e pras drogas, que são porta aberta pra todos os males. Ah, estou lunático? Pregando a utopia? Pois, então...
Atrás das grades
Só que cadeia deveria ser cadeia. O preso que comanda por celular sua gangue, o preso que tem visita íntima, faz churrasquinho e bebe cerveja em cana, como tantas vezes vemos nos noticiários, não tá cumprindo pena nenhuma. Por outro lado, a condição estrutural de boa parte das cadeias é desumana.
Exemplo vem de cima
E a lei deveria ser a mesma para todos. Hoje ela é uma para quem tem dinheiro para pagar bons advogados e outra para o pé rapado. Pensa bem, prisão domiciliar e redução de pena para crime de corrupção não dá pra aturar. O cara rouba milhões, fica um ano na cadeia e cumpre o resto da pena em casa? Tem alguma coisa errada aí.
Criminoso
Parece até que corrupção é um crime menor. O dinheiro é público, o cara vai lá e pega. Não faz falta? Faz muita. A grana desviada não permite que o velhinho tenha um atendimento decente no posto de saúde. Nem a criança. Nem a pessoa com câncer. A corrupção mata o brasileiro nas filas intermináveis dos que precisam tratamento de saúde. Quem rouba o dinheiro que salvaria a vida do brasileiro merece o quê? Essa é a questão.
Solução brasileira
Para dar resposta a essas e outras perguntas que a sociedade cobra, os políticos em Brasília acenam com reformas e mais reformas que nunca dão em nada. Diminuir idade penal vai diminuir crime? Porra nenhuma! Reforma política vai impedir político corrupto de roubar a viúva? Porra nenhuma! Durma com um barulho desses!
Tranquilo
Puxas de plantão bateram um fio para este temente ao Altíssimo afirmando que não é verdade que o secretário de Obras de Itajaí, narigudo Tarcísio Zanelatto, seja cabreiro e mal educado com os servidores. Tanto o é que lembram que todos os barnabés são efetivos e nenhum aderiu à greve. Afirmam ainda (eia, puxas!) que Zanelatto, pretende trabalhar amanhã (sexta) que é ponto facultativo e, vão estar junto com o homi.
Lá
O ex-líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Sereno Afonso (PMDB), emplacou requerimento pedindo que a polícia Rodoviária Federal monte um posto na rodovia da morte, ops, Antônio Heil. Bacana, legal, parabéns aí! E o posto montado na avenida Abraão João Francisco, a popular Contorno Sul?
