JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sou contra
A vereadora mirim Leandra da Silva Ronchi, vencedora do concurso literário do projeto Jovem Consciente Vota Tranquilamente, da Combemi, acompanhada do vereador Zé Alvercino (PP), visitou a choupana do socadinho escriba. Parabéns à Leandra e aos demais vereadores, vice-prefeito e prefeito mirins por esse momento positivo que vivencia a política local.
Continuo batendo na tecla de que a criação da Guarda Armada é uma temeridade e que não vai resolver o problema da insegurança em Itajaí. Na verdade, será uma herança ruim que a atual administração vai deixar ao próximo governo. No mínimo um milhão de reais ao mês de custos fixos. Um monstro que vai tirar dinheiro de áreas prioritárias.
Marola...
A crise não é uma marolinha, como pregavam. A arrecadação tá caindo e as despesas aumentando. E o horizonte anda nebuloso. Pra colocar a fantasiosa GA de Itajaí na rua, será necessário tirar recursos da Saúde e Educação, entre outras fontes.
Juízo
Me lembro que há alguns anos o presidente do legislativo, desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), se pronunciou no sentido de que era preciso cuidar dos gastos públicos, porque corriam o risco de se criar um monstro que iria comer o próprio rabo. E ele nem se referia à guarda, mas ao contexto geral.
Arrepio
Há ainda essa história de que guardas patrimoniais e agentes do Codetran não precisariam fazer concurso público, mas poderiam entrar pela porta dos fundos, apenas fazendo curso de treinamento. Um absurdo! Inconstitucional! É possível ao ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), cumprir a promessa de campanha, sem criar esse monstrengo.
Trazer todo mundo
Seria possível usar a atual estrutura dos guardas patrimoniais e os agentes da Codetran, além de fazer um concurso bem enxuto entre 25 e 30 homens. Câmeras de segurança, estrutura inteligente de ação pra que possam atender ocorrências localizadas. Vão usar muito mais a cabeça do que o corpo...
Problemática
A minha musa, a BBB (bocuda, brabona e bonitona) Anna Carolina (PRB), propôs que Itajaí possa contar com outra empresa, além da Coletivo Itajaí. Pra isso seria necessário mudar a lei que prevê que após 220 mil habitantes venhamos a contar com nova empresa. O líder do governo, Paulinho Amândio (PDT), pediu vistas. É necessária avançar nessa discussão.
Mentiroso?!
O vereador entisicado Zé Alvercino (PP) meteu o sarrafo na espinha do líder do governo, Paulinho Amândio (PDT), na noite de ontem. Tudo porque Amândio teria dito que os vereadores estavam segurando discussões na comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. Zé falou que não era verdade.
Perdeu
Lá atrás, este pançudo escriba já tinha vaticinado que Paulinho não tinha estofo pra ser líder. Lógico que, aparentemente, ninguém queria essa carga.A câmara e o paço perderam quando o vereador Afonso Arruda (PMDB) deixou o cargo. Era um líder nato, com a serenidade necessária à liderança...
Insegurança
A antiga estrada de Brusque agora tem o seu Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). A esperança dos moradores é mais segurança àquela região, assolada pela bandidagem alvissareira que por aqui campeia. Oxalá!
