Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Lastimável


Os turistas chegaram a desistir do pobre bichinho que, certamente, deve ter morrido. Tartarugas morrem todos os dias. Porém esse coitado pinguim da foto, não teve a mesma sorte. O turista disse que ouviu na agência de viagem que iria encontrar um paraíso ecológico em Bombinhas e se deu mal.

Falou demais?

O secretário de Obras e vice-presidente do PP peixeiro, Tarcízio Zanelatto, em entrevista à Univali, esticou o bocão sobre o tema político. Disse que quem vai escolher o nome do futuro candidato a prefeito de Itajaí é o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, e que esta é uma decisão que não pode vir de cima pra baixo.

Contradição

Mas se é o prefeito quem vai indicar o candidato e não as bases, não é uma decisão de cima para baixo? Tarcízio foi mais longe e criticou uma possível candidatura do presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen. Ele considera a candidatura “inadequada” para a city peixeira porque pode servir para projetar Paulinho à futura candidatura ao governo do estado, senador ou até a vice-presidência da república.

E daí?

A crítica de Tarcízio parece elogio. Itajaí, que já teve seis governadores, teria, no futuro, pela lógica tarciziana, mais um pra chamar de seu. Isso é ruim para a cidade? Não, né? Tarcizio não sisqueceu da vice-prefeita, a tia Dalva Rhenius (PSB), como outro bom nome ao paço da Vila Operária.

Olha...

Itajaí sempre teve prefeitos que acabaram deputados e vice versa. Já fui contra tal trampulim, mas matutando, hoje, acredito que se tivermos um prefeito que possa virar governador será extremamente positivo. Exemplos não faltam. Colombo foi prefeito de Lages, Amin de Floripa, Kleinubing de Blumenau, e cada um deles quando chegou ao poder estadual puxou a brasa pra sardinha de sua cidade. Ou não?

Outra cutucada

O narigudo Zanelato disse ainda que Bornhausen é contra o governo estadual e federal, o que seria ruim para a cidade. Mas a vinda de Raimundo Colombo a Itajaí, ,sexta-feira, trazendo os recursos para o Centro de Inovação, uma obra do governo do estado que tem a assinatura de Paulinho, diz o contrário. Até porque o governador é próximo de Jorge Bornhausen, pai de Paulinho. Então...

Silêncio

Por outro lado, voltando à questão das eleições do ano que vem, em que o próprio Tarcízio tem sido lembrado como um forte postulante, o “falar demais” do narigudo pode ser explicado como forma de mostrar que está vivo politicamente.

Coro dos descontentes

Quem tem também criticado possível vinda de Paulo Bornhausen para Itajaí é o Marcelo Sodré, do PDT. Em entrevista ao Dario Silva, na sexta-feira, na Difusora, disse que Itajaí tem bons nomes para serem aproveitados. E tem mesmo, mas por que então o PDT nunca apresenta candidatos ao Paço? Fica atacando quem aparece e abocanha as secretarias de sempre com a turma de sempre...

Mais que na hora

Está na hora de vermos uma candidatura majoritária de um desses bons nomes do PDT. Assim como do PMDB, já que a dama de ferro Eliane Rebelo vai na mesma toada de Marcelo. Aliás, Sodré disse que tem conversado muito com Eliane. Então, talvez, nas próximas eleições tenhamos enfim um candidato desses partidos que falam, falam, depois se aliam com quem acham que vai ganhar pra conseguir cargos. Bocudo eu?

Come quieto

Enquanto isso, quietinhos, PSDB, PT, Solidariedade e DEM vão articulando suas candidaturas. Deodato Casas, Volnei ou Thiago Morastoni, Osvaldo Mafra e Luiz Carlos Pissetti estão atrás dos tocos, esperando para ver o que acontece, assim como o ex-menino de ouro do PT, Nikolas Reis, do Pros. Nomes sempre lembrados para uma eleição que promete.

Envergonhado!

A capital do ecoturismo, comandada pela prefeita bonitona, Paulinha da Silva (PDT), que inclusive cobra taxas para visitação da sua cidade, e a (a) Fundação de Amparo ao Meio Ambiente não fiscalizam sequer a agressão na baía de Zimbros. Turistas do Oeste do estado, que navegavam numa pequena bateira, ficaram abismados com o que acontece ali.

Crime ambiental

As redes devem ficar a 300 metros dos costões. Mas dezenas e dezenas de pequenas redes cercam de tal forma o canal que ficou impossível passar com um pequeno barco. Os turistas contam o drama de um pobre pinguim que não conseguiu romper a barreira do labirinto de redes e caiu por diversas vezes nas malhas. “Era retirado e caía em outra. Foi um sofrimento atroz, uma judiaria sem igual”, denunciam.

Saudades?!

Costumo vaticinar que o “poder é igual uma bela mulher ou uma taça de vinho. Inebriante!”. E o mais triste é escutar de nativos de Bombinhas dizendo que estão com saudades do ex-prefeito Maneca do Quiosque (PP). Olha, pra ter saudades do Maneca, tem que estar muito ruim mesmo.

A Rainha

Ocorre nesta segunda-feira uma das audiências criminais na estrada da Rainha, onde a construtora foi condenada a pagar cinco milhões, e foi proibida de usar a área. O MP ingressou com o processo criminal. Os réus são os donos da construtora Silva Packer. Um dos sócios da empresa é um dos fortes candidatos à prefa de BC, ano que vem.

Mudou o discurso

Por falar em processo da estrada da Rainha, quem mudou o discurso foi o feicebuqueiro e ex-secretário de Planejamento, Auri Pavoni, que agora acha que o Plano Diretor não está no caminho certo e que a cidade tem que discutir se quer mais prédios na Barra Sul.

Conectado

O chefe de gabinete do vereador Rafa da Padaria, Felipe Fernandez, parece não ter gostado das observações deste temente ao Altíssimo sobre o discurso da excelência excelentíssima sobre o corte de recursos do programa espacial brasileiro. Felipe lembra que Rafa dá importância aos projetos de tecnologia e inovação e o discurso foi feito nesse sentido.

Espia lá

O sabichão do Felipe, que foi importado de Florianópolis (militou no movimento estudantil no passado), pra comandar a chefia de gabinete do vereador - recomendou ao articulista pra bispar em sites que dão exemplos de invenções feitas a partir do programa espacial da Nasa. Ainda diz ao desatento articulista que o partido do edil é o PRP e não PRB.

Entende...

Felipe acentua que o vereador Rafa defende a mudança da lei orgânica do munícipio pra propiciar a pesquisadores e cientistas de Itajaí auxílio na concessão de bolsas para que decidam suas pesquisas em projetos de impacto local.

Astronave

Fico matutando se o menino Felipe, talvez, quisesse ser vereador também. Ou se talvez preferisse estar na Nasa. Com tanto conhecimento, com tanta razão, com tantos apontamentos, mesmo assim o disco voador do vereador não encontra combustível. Parece perdido. Rosca seria uma espécie de disco voador? Se seguir reto, toda vida, quem sabe pega impulso? Vou saber! Não sei nem o seu partido... 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

Fiel escudeiro

Via Streaming

Fiel escudeiro

Pauta-bomba no legislativo

JotaCê

Pauta-bomba no legislativo

Calorão domina os próximos dias.

Charge do Dia

Calorão domina os próximos dias.

Entre rios e cidades

Clique diário

Entre rios e cidades




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.