JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Juntinho
Oremos! Missa no último domingo reuniu integrantes do staff palaciano chefiados pela prefeita em exercício Dalva Rhenius (PSB)
O vereador e misto de pastor, Calinho Mecânico (PP), autor de perolas no legislativo peixeiro, como o Dia do Vizinho, quer que Colombo feche a SDR peixeira.
A missa em comemoração aos 155 anos de aniversário da amada Itajaí, domingo, reuniu o comando da prefa peixeira. Secretários, abobrões e puxas de plantão se acotovelaram. Até o prefeito licenciado e ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (PP) foi chamado pelo padre para participar no altar.
Bocudo, eu?
Já da nossa amada piramidal casa do povo, as únicas excelências excelentíssimas presentes foram o Calinho Mecânico (PP), Rafa da Padaria (PRP) e Zé Alvercino (PP). Os outros, sempre amados e lembrados vereadores, provavelmente foram comemorar o aniversário da pequena pátria em outras paragens. Ou não?
Oh, dor!
Quando escrevinho que o governo do JB perdeu um líder no legislativo e ganhou um vereador na liderança, tem puxa do Paulinho Amândio (PDT) que se contorce de raiva. O líder fez um requerimento priguntando sobre questões da Saúde.
Tô tonto!...
Tudo bem, tudo certo. Louvável e correta a atitude da excelência seguidora dos preceitos brizolistas, preocupada com questões de Itajaí. Porém, Paulinho, como líder do governo, vai transportar a resposta que ele deve trazer ao legislativo?
Só por Deus!
Quando escrevinho que o Governo do Estado parece estar no mundo da lua, tem puxa que endoidece e ameaça colocar o nome do pançudo escriba na boca do sapo. Pois não é que os sacrossantos estaduais, instalados na ilha da Magia, parabenizaram Itajaí nas redes sociais por seus 155 anos, como maior PIB estadual, mas com a imagem da galega Blumenau? Dá zero pra eles!
Exército contra a dengue
Solenidade na manhã de hoje, no salão da igreja do bairro São Vicente, no Itajaí, marca a entrada do exército no combate ao pestilento mosquito da dengue na terrinha papa-siri. Combate que não pode arrefecer nem com o frio. Um dos primeiros entusiastas pela vinda do exercito pra combater a epidemia foi o vereador Fabrício Marinho (PPS), através de uma indicação no início do ano.
Vai engordar
O suplente de deputado federal e abobrão na leleia, Fabrício de Oliveira (PSB), compareceu no finde à festa de Santo Antônio, na comunidade de Estaleiro, no Balneário. Fabrício teria ficado todo tempo ao lado do Junior Pavan (PSDB). Santo Antônio teria selado algum casamento eleitoral?
Diferente
Pra que Fabrício se firme como candidato ao paço dos Altos da Dinamarca, ele tem que rebolar pra apresentar uma proposta diferente. Tem que fazer oposição ao homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). O problema é que se estiver ao lado do atucanado Leonel Pavan, do PSDB, pode representar um regresso eleitoral, já que bateu asas do ninho tucano.
Dificilmente
É por este raciocínio que dificilmente Leonel Pavan será vice de Fabrício de Oliveira ou Fabrício será vice de Pavan. Há quem assopre que o nome mais forte dos tucanos é o do vereador Moacir Schmitt, que tem quatro mandatos. Junior Pavan não foi testado nas urnas.
Aliás...
cá entre nós: ter como nome forte o Moacir Schmitt, o Moacir da Antártica, como uma opção ao paço, é de chorar em alemão. Moa é bananeira que já deu cacho...
Ah!
Outro nome que tem sido pouco comentado pelos tucanos é o do ex-vereador João Miguel Tatá, que pode ser uma carta na manga em Balneário. Ele é tio do ex-vereador e atual presidente do PSD da Maravilha, Ary de Souza. Quem pode garantir que o PSDB e PSD não estejam juntinhos na tentativa de retomar ao paço? No amor, na guerra e na política tudo é possível...
Silencioso
Já no ninho do Periquito, o nome mais vistoso pra enfrentar a sucessão é o do vereador licenciado e atual secretário Fábio Flor (PP), que tem trabalhado muito e tem ficado quieto, silencioso, atrás do toco, observando a movimentação em seu entorno.
Bobo da corte?
O líder do governo na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (PP), tem feito papel de Bobo da Corte, com seu esperneio contra o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD) e o secretário de Saúde, João Paulo Kleinubing (PSD), pedinchando verba pra custeio do Ruth Cardoso.
Poder
Fica evidente que Achutti e o prefeito Edson Periquito estão sem bala na agulha, quando se trata de poder político. Marcelo só faltou ter que amarrar um dos lados da faixa que segurava em frente ao Ruth, conclamando Colombo a olhar pro hospital. O hospital que o prefeito garganteava que seria atendimento exemplar do SUS.. Onde andaria o vice-governador Pinho Moreira (PMDB), que não aparece em BC e nem dá bola para os devaneios de Pirica?
Curado
Bom, pelos menos o Piririca melhorou de saúde e dos seus medos. No início do governo, Periquito estaria sendo assombrado por fantasmas. Hoje, graças ao bom Pai, não se escuta que o coração não esteja tinindo. E, aparentemente, figuras etéreas não mais assustam o prefeito psitacídeo. Que bom!
Parlanada
O Parlanada, ops, Parlamfri, anda mais quietinho que de costume. Após a câmara de vereadores de Itajaí negar recursos à entidade, por conta da não prestação de contas, imperou um silêncio ensurdecedor. O problema é que tem legislativo que ainda deposita valores... Daí...
