JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Somar
Os ex-vereadores Pedro Giraldi (PMDB) e Tito Arruda (SD) encontraram-se na piramidal casa do povo. Aparentemente, Giraldi tinha uns apontamentos pra fazer à eterna biruta de aeroporto
É necessária uma somatória de forças pra que o porto de Itajaí não sucumba à crise. Independente da ideologia partidária, o terminal de Itajaí faz parte da nossa pujança econômica. Estamos falando em sobrevivência. A matéria do DIARINHO de ontem trouxe muita luz sobre o tema.
Azucrinados
O vereador engomadinho, Clayton Batschauer (PR), teria convocado alguns vereadores pra uma reunião na frienta quinta-feira. O intuito de Batschauer era discutir o Plano Municipal de Educação (PME), que é calcado no Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo os linguarudos, há um tema polêmico acrescido na proposta.
Ideologia de gênero
A chamada ideologia de gênero trata sobre o tema orientação sexual na escola. A teoria defende que os gêneros sexuais seriam construções sociais, culturais, mas não biológicas. E que partindo daí os pequerruchos devem ter a possibilidade de formar o próprio gênero no futuro.
Endoidaram
A deputalhada da câmara federal, em Brasília, barrou no Plano Nacional, no ano passado, por causa do trecho: São diretrizes do PNE a superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da igualdade racial, regional, de gênero e de orientação sexual. O que teria sobrado do texto original é a erradicação de todas as formas de discriminação.
Pra confundir?
O engomadinho teria convidado meia dúzia de colegas da bancada evangélica (?) pra discutir o tema. A reunião causou desconforto. Percebendo que tinha feito besteira, Clayton convocou uma segunda reunião. Só que as excelências excelentíssimas estavam doidas da vida e nem deram as caras.
Pressão
Nas 52 páginas do PME, não tem nadica dessa viagem que motivou a preocupação de Clayton. O terror teria sido espalhado por alguns religiosos, além de pais (preocupados por desinformação) e até alguns vereadores que dizem, pasmem, que se aprovarem do jeito que está não teriam mais banheiros masculino e feminino nas escolas. O Silas Malafaia (que não me faz a cabeça) diz que o Estado é laico, mas a política não....
Futuro
Olha, no final das contas, fiquei dicara com o Clayton, que é um vereador esclarecido. O PME de Itajaí foi idealizado por cabeças pensantes na área educacional, por isso, Clayton, crie juízo e não muvuque.
Bobagem
A vereadora Dulce Amaral (PSD), que é educadora e participou da elaboração do PME e é presidente da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social no legislativo, encaminhou aos vereadores cópias do projeto que preconiza 18 metas e 216 estratégias. Além disso, a matéria se encontra há mais de 15 dias na piramidal. Fica evidente de que nossas amadas excelências não se dão nem ao trabalho de ler o que vão votar. É pracabá!
Mais uma...
A minha musa, a vereadora BBB, bocuda, brabona e bonitona Anna Carolina (PRB), emplacou projeto de emenda à Lei Orgânica pra que Itajaí possa contar com duas empresas de ônibus, quando chegar a 200 mil habitantes. O artigo da LOM preconiza que isso venha a acontecer com 220 mil moradores. A ideia da galega Anna é de que a city peixeira seja dividida em duas regiões que seriam atendidas por duas empresas de transporte coletivo.
Bom e ruim
Mas quem vai querer ficar com a zona rural? Que tem mais de 600 km? Lógico que nossos sacrossantos vão destrinchar tal situação. O governo sinaliza que a proposta que passou por unanimidade em primeira votação não deve ser votada de imediato.
