JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sinal vermelho
Está complicado e caro transitar por Itajaí. A city está cheia de pontos de estrangulamento no trânsito e não se vê obra ou ação que dê esperança de a tranqueira ser resolvida ou, pelo menos, amenizada nos próximos meses ou anos. A tendência é piorar. Dia de chuva piora... É complicadíssimo.
Reunião da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), no finde, em BC, contou com a presença do prefeito barbudo, Edson Periquito (PMDB), do diretor administrativo Fabrício de Oliveira (PSB) e do secretário de Planejamento, Fábio Flor (PP). A dupla Fabricio e Fábio posou pra foto, juntinhos. Só os contabilistas pra unir essa gente...
Me dá um dinheiro aí!
Caro porque tem radar em todo lugar, mais o móvel, e multa para todos os gostos, então o trânsito se arrasta. Quando o incauto estaciona tem que correr pra pagar os parquímetros. E tem que pagar, também, o flanelinha que não desapareceu com a chegada do flanelinha eletrônico. Só dor!
Não fica por aí
Nas sinaleiras, quando fecha o sinal, tem de tudo. Pedinte, malabarista, homem-estátua, entregador de panfleto (o que é proibido segundo lei municipal), entidade fazendo pedágio, cara vendendo bala, mensageiros da fé, enfim, um saco! E haja moedinha... Sem falar que atrasa o trânsito na hora que o sinal abre...
Pior pra nós
Essas coisas parecem pequenas diante de tanto problema por aí. E quem reclama fica com pecha de chato, de reclamão, etc. Mas a verdade é que ninguém faz nada, nem para resolver os grandes problemas, nem para resolver os pequenos. E é por isso que o Brasil tá como tá... Será que tô exagerando, sou bocudo, ou sei lá?
Vai ver que sim
Gente pra cuidar dessas coisas pequenas é que não falta. Essas do trânsito, por exemplo. Tem guarda de trânsito, tem a polícia Militar, tem secretaria de Planejamento, tem fiscal da prefeitura, tem secretaria de Desenvolvimento Social, tem secretaria de Trabalho e Renda, tem secretaria de Segurança, Codetran, tem o programa de orientação ao migrante, o POM, e se bobear têm até o pum. Só não tem é solução!
Certo ou errado?
O vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR), em contato com o socadinho escriba, afirmou que o Plano Municipal de Educação, é subserviente ao nacional e que existem determinadas situações que são preocupantes. Clayton expõe que um dos trechos preconiza educação sexual para crianças de seis a 10 anos, o que considera absurdo.
Bancadas cristãs
Clayton afiança ainda que existe preocupação da bancada evangélica e da bancada católica sobre o tema. Confesso que é a primeira vez que escuto essa história de bancadas religiosas no legislativo municipal. Com tanta coisa por fazer na cidade e os caras vem misturar política com religião.
Mudanças
O engomadinho diz que espera um parecer da piramidal pra saber se existe possibilidade de fazer emendas no texto. E que uma reunião estaria marcada pra discutir essa questão na segunda-feira.
Subliminares
Já outros vereadores, que não querem se identificar, falam sem ter lido ou estudado o Plano Municipal de Educação. Eles afirmam que existem determinações que podem influir de forma negativa na educação de nossas crianças. Não consigo ver ou enxergar tal coisa. Será que é porque sou zarolho?
IFSC
A inauguração oficial do Instituto Federal de Santa Catarina, campus de Itajaí, foi prestigiadíssima na noite de sexta-feira. Uma pá de políticos se fez presente. Principalmente do PT. Tinha vermelhinho que não se conhece e nunca se viu por estas bandas no evento. Fora os políticos, autoridades e puxas de plantão.
Mafra na luta
Aliás, o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD) foi o que mais lutou para que o prédio do IFSC fosse concluído e entregue à comunidade. A luta do parlamentar, inclusive, rendeu um caloroso agradecimento do diretor do Campus de Itajaí, Carlos Alberto, durante a solenidade. Parabéns! Fotos no Blog do JC, no site do DIARINHO.
Solidários
A executiva do partido Solidariedade se reuniu na noite frienta de quinta-feira, com tratativas visando o pleito de 2016. Os solidários fizeram as continhas e descobriram que faltam 67 semanas para o pleito. Eles decidiram que terão uma candidatura à majoritária.
Natural
Não foi dito, mas o candidato natural a prefeito ou vice é o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra, que disputou o pleito de 2014 pra deputado federal e fez uma votação interessante. Apesar de que uma coisa é uma coisa...
Abraçar
Um dos complicadores é o fato de Mafra estar abraçando o mundo há algum tempo. Osvaldo é presidente estadual e municipal do partido. Presidente estadual da Força Sindical e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Itajaí (SITIAI) e vereador.
Doidos pra pular
Com a possibilidade de que se abra uma janela, com a aprovação da Reforma Política no Congresso Nacional, já tem excelência excelentíssima peixeira treinando salto. Tem vereador do PP que tá doido pra ir para o PDT. Parece que caiu no canto de sereia do Marcelo Sodré e jura que sempre foi um seguidor dos preceitos brizolistas. De forma comedida, é claro...
Canoa bicuda?
Os bastidores fervilham e no jogo da verdade, da mentira, do blefe e das cartadas, comenta-se que a minha musa, a BBB, bocuda, brabona e bonitona Anna Carolina (PRB) e o Rafa da Padaria (PRP), podem desembarcar no PSDB. A galega Anna tem personalidade pra ir, mas o Rafa é inseguro pra tomar decisões. Ou não?
Cobra peçonhenta?
Um puxa do vereador Moacir Schmitt, o Moacir da Antártica (PSDB) de BC, mandou mensagem a este temente ao Altíssimo, dizendo que: O tio Moa não é traíra, como os citados na coluna e, é Melhor ser bananeira que já deu cacho do que Cobra que já deu bote. Ai, ai, ai que dor!!!
Transação penal
Os donos da construtora Silva Packer, Carlos Humberto Silva e Gina Silva, na audiência ocorrida no fórum, na semana passada, aceitaram o acordo com o MP para cumprir serviço comunitário em uma das ações criminais nos rolos da estrada da Rainha.
