Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Sinal vermelho


Está complicado e caro transitar por Itajaí. A city está cheia de pontos de estrangulamento no trânsito e não se vê obra ou ação que dê esperança de a tranqueira ser resolvida ou, pelo menos, amenizada nos próximos meses ou anos. A tendência é piorar. Dia de chuva piora... É complicadíssimo.

Reunião da Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc), no finde, em BC, contou com a presença do prefeito barbudo, Edson Periquito (PMDB), do diretor administrativo Fabrício de Oliveira (PSB) e do secretário de Planejamento, Fábio Flor (PP). A dupla Fabricio e Fábio posou pra foto, juntinhos. Só os contabilistas pra unir essa gente...

Me dá um dinheiro aí!

Caro porque tem radar em todo lugar, mais o móvel, e multa para todos os gostos, então o trânsito se arrasta. Quando o incauto estaciona tem que correr pra pagar os parquímetros. E tem que pagar, também, o flanelinha que não desapareceu com a chegada do flanelinha eletrônico. Só dor!

Não fica por aí

Nas sinaleiras, quando fecha o sinal, tem de tudo. Pedinte, malabarista, homem-estátua, entregador de panfleto (o que é proibido segundo lei municipal), entidade fazendo pedágio, cara vendendo bala, mensageiros da fé, enfim, um saco! E haja moedinha... Sem falar que atrasa o trânsito na hora que o sinal abre...

Pior pra nós

Essas coisas parecem pequenas diante de tanto problema por aí. E quem reclama fica com pecha de chato, de reclamão, etc. Mas a verdade é que ninguém faz nada, nem para resolver os grandes problemas, nem para resolver os pequenos. E é por isso que o Brasil tá como tá... Será que tô exagerando, sou bocudo, ou sei lá?

Vai ver que sim

Gente pra cuidar dessas coisas pequenas é que não falta. Essas do trânsito, por exemplo. Tem guarda de trânsito, tem a polícia Militar, tem secretaria de Planejamento, tem fiscal da prefeitura, tem secretaria de Desenvolvimento Social, tem secretaria de Trabalho e Renda, tem secretaria de Segurança, Codetran, tem o programa de orientação ao migrante, o POM, e se bobear têm até o pum. Só não tem é solução!

Certo ou errado?

O vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR), em contato com o socadinho escriba, afirmou que o Plano Municipal de Educação, é subserviente ao nacional e que existem determinadas situações que são preocupantes. Clayton expõe que um dos trechos preconiza ‘educação sexual para crianças de seis a 10 anos’, o que considera absurdo.

Bancadas cristãs

Clayton afiança ainda que existe preocupação da bancada evangélica e da bancada católica sobre o tema. Confesso que é a primeira vez que escuto essa história de bancadas religiosas no legislativo municipal. Com tanta coisa por fazer na cidade e os caras vem misturar política com religião.

Mudanças

O engomadinho diz que espera um parecer da piramidal pra saber se existe possibilidade de fazer emendas no texto. E que uma reunião estaria marcada pra discutir essa questão na segunda-feira.

Subliminares

Já outros vereadores, que não querem se identificar, falam sem ter lido ou estudado o Plano Municipal de Educação. Eles afirmam que existem determinações que podem influir de forma negativa na educação de nossas crianças. Não consigo ver ou enxergar tal coisa. Será que é porque sou zarolho?

IFSC

A inauguração oficial do Instituto Federal de Santa Catarina, campus de Itajaí, foi prestigiadíssima na noite de sexta-feira. Uma pá de políticos se fez presente. Principalmente do PT. Tinha vermelhinho que não se conhece e nunca se viu por estas bandas no evento. Fora os políticos, autoridades e puxas de plantão.

Mafra na luta

Aliás, o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD) foi o que mais lutou para que o prédio do IFSC fosse concluído e entregue à comunidade. A luta do parlamentar, inclusive, rendeu um caloroso agradecimento do diretor do Campus de Itajaí, Carlos Alberto, durante a solenidade. Parabéns! Fotos no Blog do JC, no site do DIARINHO.

Solidários

A executiva do partido Solidariedade se reuniu na noite frienta de quinta-feira, com tratativas visando o pleito de 2016. Os ‘solidários’ fizeram as continhas e descobriram que faltam 67 semanas para o pleito. Eles decidiram que terão uma candidatura à majoritária.

Natural

Não foi dito, mas o candidato natural a prefeito ou vice é o vereador Osvaldo da Mancha Branca Mafra, que disputou o pleito de 2014 pra deputado federal e fez uma votação interessante. Apesar de que uma coisa é uma coisa...

Abraçar

Um dos complicadores é o fato de Mafra estar ‘abraçando o mundo’ há algum tempo. Osvaldo é presidente estadual e municipal do partido. Presidente estadual da Força Sindical e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Itajaí (SITIAI) e vereador.

Doidos pra pular

Com a possibilidade de que se abra uma janela, com a aprovação da Reforma Política no Congresso Nacional, já tem excelência excelentíssima peixeira treinando salto. Tem vereador do PP que tá doido pra ir para o PDT. Parece que caiu no canto de sereia do Marcelo Sodré e jura que sempre foi um seguidor dos preceitos brizolistas. De forma comedida, é claro...

Canoa bicuda?

Os bastidores fervilham e no jogo da verdade, da mentira, do blefe e das cartadas, comenta-se que a minha musa, a BBB, bocuda, brabona e bonitona Anna Carolina (PRB) e o Rafa da Padaria (PRP), podem desembarcar no PSDB. A galega Anna tem personalidade pra ir, mas o Rafa é inseguro pra tomar decisões. Ou não?

Cobra peçonhenta?

Um puxa do vereador Moacir Schmitt, o Moacir da Antártica (PSDB) de BC, mandou mensagem a este temente ao Altíssimo, dizendo que: “O tio Moa não é traíra, como os citados na coluna” e, é “Melhor ser bananeira que já deu cacho do que Cobra que já deu bote”. Ai, ai, ai que dor!!!

Transação penal

Os donos da construtora Silva Packer, Carlos Humberto Silva e Gina Silva, na audiência ocorrida no fórum, na semana passada, aceitaram o acordo com o MP para cumprir serviço comunitário em uma das ações criminais nos rolos da estrada da Rainha.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

Fiel escudeiro

Via Streaming

Fiel escudeiro

Pauta-bomba no legislativo

JotaCê

Pauta-bomba no legislativo

Calorão domina os próximos dias.

Charge do Dia

Calorão domina os próximos dias.

Entre rios e cidades

Clique diário

Entre rios e cidades




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.