JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tudo junto
Grupo de presidentes de partidos de situação e oposição, vereadores e secretários municipais, entre outras figuras do cenário político de Itajaí têm se reunido há mais de um ano. Vêm mantendo conversações, pensando em um projeto político pra city peixeira e, logicamente, em seus futuros políticos (pra ser franco).
No Rafa
O último dos encontros ocorreu na semana passada na casa do vereador Rafa da Padaria (PRP). Estavam presentes Robson Coelho presidente do PSDB; Beto Pacheco presidente do PRB; Jorge de Andrade presidente do PPS; Luiz Carlos Pissetti vereador e presidente do DEM; Clayton Batschauer vereador e presidente do PR e Marcelo Werner ex-vereador e presidente do PCdoB. Também pintaram os vereadores Ana Carolina (PRB, a BBB), Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD), o teacher Acácio da Rocha (PSDB), a vereadora licenciada e secretária de Insegurança, Susi Bellini (PP) e o chefe de Gabinete da prefeitura peixeira, ex-vereador Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho (PPS).
Sem nomes
Esse grupo tem se reunido com frequência. Mas ninguém divulga o que falam. Não existe nenhuma sinalização de que esse pretenso projeto tenha algum nome listado que poderia ser candidato a prefeito e vice.
Não podem assinar
A grande verdade é que seria muito precoce se qualquer um dos líderes políticos determinasse nomes. Até porque a reforma política em curso ainda não se consumou totalmente. E a maioria dos listados só faz mesmo encher o pandulho, como rolou na casa do Rafa da Padaria. É possível que alguns deles, daqui a dias, estejam em outra sigla. A maioria tá treinando o pulo...
Vira e mexe...
Dá até pra afirmar que a maioria dos líderes políticos de Itajaí vai mesmo deixar a sigla em que foi eleita como uma lembrança em quadro na parede. Vem aí um gigante troca-troca. E, pasmem, não será de estranhar que figuras de situação nesse furdunço da janelinha aberta se transfigure pra oposição nesse nosso Itajaí amado. Imaginem como será o discurso?
Por enquanto...
Há quem assopre nos sensíveis zovidos deste socadinho escriba que outros políticos e vereadores estão doidinhos pra participar desse encontro que reúne comilança, política e o futuro da cidade peixeira. Contudo, nessa mesa, por enquanto, as cadeiras estão marcadas. Por enquanto...
Encontro de três
Já o PSD, PDT e PMDB continuam encontrando-se e pregando um pacto: estarão juntos. Não se sabe se essa ideia se sustenta, ainda mais quando se toma conhecimento das movimentações e das possíveis mudanças que a reforma política pode ocasionar.
Buso
Fico cá coçando meu cocuruto devastado pelo tempo: se unir e reunir todos os grupos que conversam nos bastidores da política de Itajaí, eles não teriam de comprar um ônibus para tantos partidos? Em jogo está o tempo de televisão no horário político. Será que eles podem e sabem o caminho a seguir? Ou não?
Faz pose
Tem vereador na casa do povo que faz pose de oposição, mas não quer perder cargos na prefa peixeira. Inclusive de parentes. O pior é que tem vereador que já está de olho na boquinha do colega e doido pra puxar os cargos pra si.
