JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Solução
O ex-vereador de Itajaí, Nikolas Reis, em encontro com o deputado estadual, Rodrigo Minoto, do PDT, na tarde de ontem. Nikolas assinou ficha na sigla e assume a cadeira de Minoto, na semana que vem, por 60 dias.
Não existe milagre na questão do porto de Itajaí, mas precisamos de ação. A mesma coragem de quando rolou a municipalização, em idos de 1995, tornando o porto de Itajaí o primeiro do país a ser municipalizado. A APM Terminals se amarra pra investir porque a sua concessão vence em 2022. A empresa controlada pela dinamarquesa Maersk tem hoje 150 milhões de dólares pra investir e modernizar o terminal.
Só louco
Agora, só um louco investiria, por exemplo, em novos portêineres que custam alguns milhões para modernizar os serviços, tendo apenas mais sete anos de concessão. É necessário modernizar, dar agilidade à movimentação portuária. Além disso, as linhas que Itajaí está perdendo para a Portonave poderiam ir para Imbituba ou Itapoá.
Força
E não adianta falar com os anjos pra resolver essa questão do porto. O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), tem que pegar o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), que tem força e prestígio com a presidente Dilma Rousseff (PT), prorrogando a concessão da APM. É só assinar um decreto!
Investimento
O porto de Itajaí precisa de investimentos. Se for contar com os recursos públicos, vai morrer com a pomba na balaia.
Nikolas
O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itajaí, Nikolas Reis, deixou o Pros e, agora, é oficialmente seguidor dos preceitos brizolistas. Ontem, inclusive, Nikolas visitou o deputado estadual do PDT, Rodrigo Minoto. Logicamente que haverá uma solenidade oficial com a presença do ministro do Trabalho, Manoel Dias, pra selar a filiação.
Na leleia
Nikolas, como a coluna explanou há algum tempo, deve assumir na semana que vem a cadeira de Minoto na leleia, por 60 dias. É o retorno do ex-menino de ouro do PT, após a campanha pra deputado no ano passado. E um nome de peso que embarca na canoa comandada pelo rotundo comandante do PDT, Marcelo Sodré.
Esquentou
Teve gente que endoidou ao saber da visita de vereadores ao secretário estadual de Insegurança, Cesar Grubba. Comentaram que o combinado era ir todo mundo e, lembraram fala do vermelhinho, Thiago Morastoni, de que iriam se preciso a pé!.
Não é por ai
O problema é que tem determinadas pessoas que almejam ser candidatos a vereador, ano que vem, e querem apenas aparecer nas suas comunidades. Sério?! Além disso, muitos queriam ir de surpresa pra acampar em frente à secretaria. Ah, para né!
Clima quente
O clima andou quente na semana que se encerra, entre a vereadora e professora, Dulce Amaral (PSD), e o seu colega de parlamento, Clayton Batschauer (PR). Tudo relacionado ao Plano Municipal de Educação, onde Batschauer acena para pastores desinformados, já visando o pleito do ano que vem.
Aliás
Tem vereador que se estrebucha de trabalhar e lamenta que, quando se aproxima o pleito de excelências excelentíssimas, saem todos lampeiros, querendo mostrar trabalho pra enganar, digo, angariar votos.
Clima quente
Um pedido de informações da minha musa, a BBB, Anna Carolina (PRB), esquentou a noite na piramidal casa do povo, ontem. A galega queria saber sobre o abastecimento no pátio da secretaria de Obras. E não aceitou sobrestar a resposta pelo líder do governo, Paulinho Amândio (PDT).
Um por um
O requerimento foi a plenário e foi rejeitado por 13 votos a 4 da oposição. Foi daí que o teacher, Acácio da Rocha (PSDB), solicitou à vereadora Anna, que presidia a sessão, a leitura nominal de quem votou contra. O que perturbou o vereador Afonso Sereno Arruda (PMDB), que pediu pra suspender os trabalhos. Imaginem o pau que vai rolar no segundo semestre. Ai, Jisus!
Constranger
No retorno, a BBB, autora do pedincho, disse que era vaga tal situação, mas como foi um pedido do vereador, ia atender. Lógico que o pedido de Acácio foi pra tentar constranger os vereadores da base, que negaram a informação. Cosa danada!
Batata quente...
Na próxima quarta-feira, dia 1 de julho, rola reunião do Conselho de Transporte Público, na prefa, pra tratar do aumento da passagem dos busos. A empresa Coletivo Itajaí pede que o valor seja majorado pra R$ 3,59. O conselho teria apresentado uma proposta pra que a Univali faça uma análise da planilha de custos.
...fatiada
O problema é que a Univali pede R$ 7 mil pra fazer o cálculo, e segundo os linguarudos (oh, raça!), a prefa não quer pagar. Os conselheiros andam com todos os pelos do corpo arrupiados, já que a batata quente vai estourar na mão deles também. Acredito que a prefa deve ter juízo e a Univali compromisso com a city.
Estudantada
Projeto substitutivo global de autoria do vereador Fernando Pegorini (PP), que visa contribuir com os estudantes universitários peixeiros, estava na pauta da piramidal na sessão de ontem. O projeto teve parecer favorável e voto favorável, por unanimidade, das comissões permanentes de Constituição, Justiça, Redação Final e de Educação do legislativo.
