Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Problemática sem solunática


Escrevi outro dia que o Brasil não resolve os pequenos problemas, muito menos os grandes. Os grandes problemas são a volta da inflação e a ameaça de desemprego – vide fila de desempregados no Sine, em frente ao mercado do Peixe de Itajaí, todo santo dia. Matéria saiu no DIARINHO nosso de cada dia.

Dívidas & juros

O governo diz que a inflação está em 6,5%, acredite se quiser, e projeta-se 9% para o ano que vem, e que Deus nos proteja! A taxa de juros aumentou, para conter a inflação, e está a 13,75% ao ano. E assim o governo vai tentando equilibrar as contas.

O pequeno problema

Agora explica: nesse cenário econômico, de juros oficiais a menos de 14% ao ano (que já é um absurdo) e uma inflação de menos de 10% ao ano (que também é flórida), por que o juro do cheque especial cobrado pelos bancos está em 272% ao ano? E por que o juro do cartão de crédito custa 360% ao ano? Hein?

Resposta

Porque os bancos não estão nem aí para o brasileiro. E porque o governo deixa os bancos fazer o que querem? O brasileiro que perder o emprego e cair no cheque especial está ferrado pela usura dos bancos e pela falta de culhões do governo.

Quem poderá nos defender?

Acho que nem o Chapolin Colorado. Quem ganha com isso são os agiotas, que apesar de cobrar o olho da cara, acabam cobrando menos que muito banco pelaí. Gente na mão de agiota tem aos montes na cidade, e agiota então, nem se fala. E idiotas mais ainda... Que somos nós mesmos, durangoskids.

E pode ficar pior

Com a crise no porto de Itajaí, o negócio vai arder. 2015 promete piorar, apesar da propagand que alardeia que nós somos o paraíso na terra, a maior potência de Santa Catarina. Problema por aqui também não falta.

Saúde

Vide a reportagem do DIARINHO de sexta-feira passada mostrando o péssimo atendimento da UPA de Cordeiros. Que mostra que médicos de lá esperam amontoar pacientes para depois atender. O secretário Topetudo, Osvaldo Gern, desmentiu. Gern almeja ser o escolhido do PP para candidato a prefeito e quer fazer da saúde trampolim para isso, dizem as más línguas. Raça de bocudos!!!

Então capricha, né?

Mas para se habilitar, através da saúde, tem que melhorar muito. Teve o surto de dengue que invadiu a cidade e que o inverno adiou para voltar no verão do ano que vem. E dengue, todos sabem, quando volta, volta pior. A Saúde trouxe até o Exército para ajudar, mas se a população não se conscientizar, nem o Exército resolve.

Por falar nisso

Volta e meia alguém se lembra do Exército para salvar a pátria por aqui. A Ideli Salvatti, que agora arrumou uma boquinha nos States, queria trazer o Exército para consertar o porto na enchente de 2008, lembram? Depois chamaram o Exército pra ver se dava jeito na Via Portuária, que tá lá do jeito que tá há trocentos anos.

Marcha soldado

Nessa toada, bocudos de plantão dizem que o secretário Gern está tranqüilo quanto aos outros problemas da saúde do município. Porque se o Exército falhar, ainda tem a Marinha e a Aeronáutica pra acudir. Ai que dor!

Caravana

A “Jornada da Unidade por Toda Santa Catarina” do PMDB, passou por BC, sexta-feira, na casa do povo. “A reedição da Jornada da Unidade é uma homenagem ao nosso grande líder Luiz Henrique. Vamos honrar o legado dele e chegarmos fortes em 2018”, garante o presidente em exercício do partido, deputado estadual Valdir Cobalchini. A caravana já passou por 40 municípios e pretende chegar reforçada para as eleições do ano que vem, visando o governo do Estado, em 2018.

Contrário

Após a polêmica na Maravilha, a city querer ceder guardas municipais para atuarem em conjunto com a polícia Civil de Santa Catarina, o sindicato dos policiais emitiu nota, se colocando contrário a atuação da GM na PC, e afirmou que pode entrar na justiça para garantir o direito ao trabalho de pessoas que prestaram concurso público mas não foram chamadas para trabalhar.

Distorcido

O presidente do SINPOL SC, Anderson Amorim, emitiu parecer, onde defendeu: “Por muito tempo venderam aos governadores uma imagem distorcida de segurança pública, o que temos aqui hoje não é culpa exclusiva desse governo, mas de uma série bem tramada contra as polícias investigativas”.

Não vai permitir

Amorim, chefão da Simpol, garantiu que o sindicato não vai admitir e permitir ilegalidades. “Desvalorização já temos bastante, não vamos admitir mais essa autofagia”, pontua em nota pública.

Lançamento

Durante o encontro do manda brasa na Maravilha, o prefeito Periquito lançou cinco nomes do partido com condições de participar em chapa majoritária para sucessão do prefeito. Estão com o nome na praça, Nilson Probst, Roberto de Souza Júnior, Plínio (tio do Periquito), Ademar (secretário de Turismo) e um nome da iniciativa privada, do ramo imobiliário. O que tiver mais fichas, digo, melhor nas pesquisas, deve sair na disputa.

Racha

Com este calhamaço de nomes disponíveis, o PMDB deve convocar uma assembleia pra definir o nome, o que certamente já está dividindo o partido e o governo. Dizem os plantonistas que o menino maluquinho, Fábio Flor, teria sentido na pele o jeito Periquito de prestar apoio e já estaria querendo abandonar o barco, digo, o governo.

Apoio do Piririca

O dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD), o SumiDão Koedermann e o vice-prefeito, Claudio Dalvesco (PR), já experimentaram o “apoio” do homem pássaro; só o Dão permanece como fiel escudeiro, numa secretaria meia boca, prêmio pela “lealdade”.

Pé frio

Por escrever sobre os altos da Dinamarca, as boca destravadas de plantão (oh, raça!), assopraram que a passagem de João Passos por uma diretoria da secretaria do Idoso teria sido meteórica. O homem não chegou a virar o mês no serviço, teria permanecido 13 dias no cargo e ainda ganhou o apelido do lendário Mick Jagger, que quando assiste a uma partida de futebol, o time perde... Arreda, seus linguarudos!

Silva prefeito?

O empresário da noite penhense, o popular Silva, do poderoso bailão do Silva, está lançando sua candidatura a prefeito da ex-capital do marisco. Silva tá arregimentando correligionários para encorpar o Partido Solidariedade (SD), com o número 77. Com a entrada de Silva numa disputa pela majoritária, a terrinha penhense passa a ter pelo menos quatro pré-candidatos à estofadinha cadeira do Vando (PSDB).

Mariscada

Com a entrada do Silva no páreo já são sete os postulantes. Jefferson Custódio (PSDB), Felipinho Schmidt (PSD) disputam o campo governista; Aquiles Schneider vem de novo pelo PMDB. E ainda correm por fora Julcemar Coelho (PMDB ou PR), Guaracy de Souza (DEM) e Cleiby Darossi (DEM). Pelo jeito, vai falar eleitor pra comer essa mariscada toda.

Virou a casa?

Na foto da reunião do PMDB da Maravilha do Atlântico, sábado, o que chamou a atenção foi o Elizeu Pereira (PR) com o bóton do PMDB no peito. Será que já virou a casaca? Será que o PR vai expulsar ele, assim como o Pirica fez com os filiados do PR no seu governo? Será que o Maraschin pode responder?

Tucanos e tainhas

O senador José Serra (PSDB) passou o final de semana em Balneário Camboriú. O tucano veio visitar o ex-governador Leonel Pavan. Serra chegou ao estado no sábado e à noite foi recepcionado por Pavan com um jantar que reuniu lideranças políticas e empresariais. Os prefeitos tucanos da região da Amfri estiveram presentes, entre eles os de Itapema, Navegantes e Blumenau. Marcaram presença deputados estaduais e o senador Dalírio Bebber. No domingo Serra almoçou com a família do deputado Pavan.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

Pauta-bomba no legislativo

JotaCê

Pauta-bomba no legislativo

Calorão domina os próximos dias.

Charge do Dia

Calorão domina os próximos dias.

Entre rios e cidades

Clique diário

Entre rios e cidades

Tabelamento de preços nas praias

Coluna Acontece SC

Tabelamento de preços nas praias




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.