JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Querem respeito!
Carapuça? A fala do prefeito JB na TV, semana passada, serviu de carapuça a alguns vereadores...
Os vereadores de oposição Anna Carolina (do PRB, a popular BBB), o teacher Acácio da Rocha (PSDB), Giovani Felix (PT) e Thiago Morastoni (PT) ficaram cabreiros com as declarações do prefeito Jandir Bellini (PP) durante entrevista à TV RIC Record, na última sexta-feira. O prefeito chamou os edis de mentirosos e ignorantes. As declarações foram prontamente rebatidas pelos parlamentares em suas redes sociais.
Mostrou projeto
Thiago mostrou em sua página no Facebook o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito de até R$ 2 milhões ao porto peixeiro, visando dragagem do Saco da Fazenda, anulando dotações de orçamento para a mobilidade urbana e desapropriações. Além disso, lascou que os vereadores não são mentirosos e nem ignorantes. São fiscalizadores do Executivo.
Contradição
O vermelhinho também destacou que, apesar de Jandir jurar que não há transferência de dinheiro, na própria entrevista o prefeito admite que o município vai disponibilizar ao porto os recursos à dragagem. Isso mostra que o dinheiro existe e que poderia ter sido aplicado em mobilidade urbana, um dos principais problemas de nossa cidade, dispara Thiago.
Querem explicações
O mal estar da entrevista de Jandir, que ainda afirmou a Graciliano Rodrigues não ter mais paciência pra ir à casa do povo, não parou por aí. Ontem, os quatro edis protocolaram um requerimento pedindo ao prefeito uma série de explicações sobre as declarações na polêmica entrevista.
Frisar
Volto a frisar que concordo com Thiago quando reclama da brecada dos pedinchos de explicação da oposição. Era contra lá atrás, quando o governo petista patrolava a oposição. Sou contra agora, apesar de ser esse o jogo... Quem tem maioria leva e a minoria choraminga.
Solidão do poder
O problema é que o prefeito, hoje com uma base de 17 vereadores, tá na solidão do poder. Isso porque a grande maioria só quer saber de cargos e benesses, e não dá sustentação ao governo. Ficam brigando, se despedaçando entre si, sem se atentar que com essa postura perdem todos. Vivem na base do Deus por todos e cada um por si.
De um lado e de outro
Quem arranjou o encontro do prefeito JB com o engenheiro Marcelo Salles (sabichão do porto de Itajaí), Intersindical e um vereador de situação e oposição pra discutir a situação calamitosa do terminal foi o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB), de Joinville.
Posse
O ex-vereador de BC, Fabrício Oliveira (PSB), toma posse hoje na câmara federal. Fabrício assume o lugar do deputado federal Jorge Boeira (PP) e deve permanecer quatro meses no poder. A passagem por Brasília, além de ser uma recompensa pelo voto de legenda, na qual Fabrício somou mais de 50 mil votos, é também um momento histórico da região.
Reforço
Fabrício Oliveira disputou três eleições pra poder desfrutar da condição de deputado federal. Teve uma articulação política exemplar e ainda conta com um reforço natural para cair na disputa à prefeitura de BC em 2016.
Costurando
Audiência pública no orçamento regionalizado da leleia, ontem, na piramidal casa do povo, contou com a presença de deputados, lideranças locais e regionais, e também serviu ao encaminhamento de costuras políticas visando a eleição do ano que vem. O deputado atucanado Leonel Pavan (PSDB), por exemplo, conversou bastante com o suplente Nikolas Reis (PDT), de Itajaí, que assumiu na Alesc semana passada.
B, B, B, Bicuda?
Além de passar algumas dicas de parlamentar experiente, Pavan iniciou costuras para uma possível coligação visando a disputa da prefeitura de Itajaí em 2016, com reflexos também, é claro, na disputa estadual de 2018. No rápido cumprimento a vereadora Ana Carolina (PRB), Pavan questionou se a bonitona já tinha decidido assinar ficha no PSDB para arriscar a candidatura à prefeitura papa-siri.
Candidato
Reunidos em Araranguá, no sul da Santa & Frienta, neste final de semana, a convenção dos progressistas reconduziu à presidência do PP estadual, José Hilson Sasso, com a confirmação do nome do ex-prefeito Mariano Mazzuco, como nome da sigla para disputar o município em 2016.
Turco-careca
Na mesma oportunidade, o deputado federal Espeludão, ops, Esperidião Amin (PP) foi lançado como pré-candidato ao governo da Santa, Bela e Friorenta Catarina, reforçando o partido com o nome que teve a maior votação entre os catarinenses na última eleição.
Projeto
O PSD também esteve reunido no final de semana, na Capital Manezinha, onde promoveu um encontro técnico, visando traçar um quadro maior de pré-candidatos a reforçar o partido em 2016, visando a sucessão de governador Raimundo Colombo (PSD). O cenário político e os desafios dos gestores públicos foi o tema.
