JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chateado
O vereador Thiago Morastoni (PT) ainda está doido da vida com a fala do prefeito Jandir Bellini (PP), quando da entrevista à Ric Record. JB perdeu as estribeiras e lascou que tinha vereador que estava disseminando inverdades para a população peixeira. Acredito que o alcaide deve estar muito arrependido, até porque não é de seu feitio partir pro confronto.
Maneca na parada O deputado estadual Nikolas Reis (PDT) esteve em Brasília na semana que passou, e entre outras demandas, pediu pelo Porto de Itajaí, em audiência com o ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT)
Quem? Quem?
Acho que a fala do prefeito de Itajaí não foi feliz, até porque as nossas amadas excelências excelentíssimas foram eleitas e são regiamente remuneradas pra legislar e fiscalizar o Executivo. O requerimento dos vereadores Anna Carolina (a BBB do PRB), Thiago Morastoni, teacher Acácio da Rocha (PSDB) e Giovanni Felix (PT), querendo explicações do alcaide JB, continua na pauta.
Mentirosos?
Os vereadores de oposição questionam no pedincho de informações sobre o conceito das declarações destemperadas do JB. Priguntam ao prefeito se ele tem coragem de nominar quem seriam os vereadores mentirosos.
Quer o bem do JB
Ontem, Thiago se manifestou nas redes sociais afirmando que não tem nada de pessoal contra o prefeito, e que he deseja saúde e bem estar. E que suas falas e críticas são feitas no intuito de zelar belo bem estar da terrinha. Beleza, vereador!
Contudo
O que causa estranheza na manifestação de Thiago é a afirmação (ipsis litteris): Ouso dizer que desejo muito mais o bem do prefeito Jandir Bellini do que muitos secretários e vereadores da base que compõem o seu governo, que o manipulam, chantageiam e estorquem, salvo raras exceções, e com isso tiram a sua paciência e prejudicam a cidade.
Chantageiam e extorquem?
E claro que a fala de Thiago Morastoni repercutiu, quando ele condenou, em texto, secretários e vereadores itajaienses que supostamente manipulam, chantageiam e extorquem o prefeito atual, salvo raras exceções. Ontem, já tinha secretário e parlamentar querendo saber quem são estes bagrões e excelências da base que promovem estes atos, que se confirmados, são escabrosos.
Contrapartida
Tem assunto novo dominnando a cena legislativa papa-siri: o projeto de lei, aprovado em primeira discussão na piramidal casa do povo de Itajaí, que permite ao Município alienar áreas públicas para a Barra do Rio Terminal Portuário S/A. Em contrapartida, a empresa irá reformar três escolas peixeiras.
Nada ao lugar nenhum
Os terrenos são localizados nos trechos finais das ruas Carlos Alberto Mayer e Arnoldo Lopes Gonzaga e fazem divisa com a empresa. Na área de 65mil m² será construído um cais de atracação, armazém e balança rodoviária.
Empregos
Segundo o projeto, a empresa vai criar 250 empregos diretos e 900 indiretos, e deve faturar anualmente R$ 75 milhões, contribuindo com a arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS). Além disso, irá ainda reformar a Escola Básica Arnaldo Brandão, e as creches Ângela Dalçoquio e Antonieta Moreira dos Santos.
Comissão
O vereador Afonso Sereno Arruda (PMDB) sugeriu a criação de uma comissão pra bizolhar a execução dessas obras. O vereador Giovani Felix (PT), por sua vez, disse ser favorável à formação da comissão específica, mas declarou que todos os nossos vereadores devem contribuir na fiscalização.
