JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Se manda
Pro pobres O vereador desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM) solicitou ao prefeito Jandir Bellini a reavaliação do cálculo para gerar a taxa de lixo. Pi7 alega que tem pessoas que moram sozinhas e geram pouco lixo, além de não terem condições de pagar a taxa.
O vereador de Porto Belo, Francisco Scottini (PP), o Kiko, tá dicara com o povo que fica metendo a boca na atual administração da cidade nas redes sociais. Durante sessão da casa do povo, o nobre edil mandou os insatisfeitos simandarem da Capital dos Transatlânticos.
Eu pago o frete
Kiko, que faz parte da base do governo petista e é do partido do vice-prefeito Giovanni Voltolini, disse pras pessoas que falam mal de Porto Belo procurar outra terrinha pra morar. Quer que eu pague a mudança, eu pago, vai embora. Deixa a nossa cidadezinha pequenina e boa pra nós; nós gostamos e amamos, lascou.
Dança das cadeiras
Em Itapema, o vereador Vânio Cesar (PT) anunciou que vai sair de licença depois do recesso parlamentar que termina no dia 27 de julho. Serão 120 dias longe da câmara. O motivo é abrir vaga aos suplentes do partido, para que eles tenham o gostinho de sentar na cadeira estofada da casa do povo e recebam o salário de mais de R$ 7 mil. Vânio é oposição.
Quem assume?
O primeiro suplente petista do vereador Vânio é Moacir Cesar Matiolo. O segundo a ocupar a vaga será João Teodoro dos Anjos, o João do Táxi. Nos bastidores da câmara o buxixo que rola é que o troca-troca nem fede, nem cheira. É que a base governista, que é maioria, pinta e borda alisando as ações do estremecido governo Rodrigo Bolinha (PSDB) e Giliard Reis (PMDB).
Censo
O prefeito Edson Periquito (PMDB) criou uma secretaria para tratar especialmente o idoso, mas a pasta não decolou. Na passagem meteórica que teve na pasta, o ex-vereador SumiDão Koedermann (PMDB) chegou a anunciar entusiasmado que realizaria um censo sobre os idosos na Maravilha do Atlântico.
Nunca ligou
Mas a ideia de Dão não decolou, digo, não saiu do papel. Agora o prefeito Periquito quer criar uma nova secretaria para Gestão e Transparência das Contas Públicas. Há quem diga que ele nunca teve este zelo, mas ao sair de casa, vai conferir se as portas estão bem trancadas.
Negado
O vereador José Alvercino Ferreira (PP) teve negado o pedido de habeas corpus junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O pedido foi analisado ainda na madruga, em regime de urgência pelo desembargador Jorge Luís Costa Beber. A exposição das imagens de Zé Alvercino com fotos do sistema prisional estão entre as alegações da defesa visando a soltura do parlamentar que segue detido preventivamente. Alvercino teria sido injustiçado pela liberação das imagens.
Comissão
Na casa do povo, ninguém quer assumir o lugar deixado por Zé na comissão de ética, mesmo que seja temporariamente. Sem um membro efetivo, a comissão fica desfalcada, porque o titular não vai querer ficar com a batata assando na mão. O presidente desassossegado Pi7 garantiu que constitucionalmente a vaga é de Zé Ferreira, mas que o vereador deve se licenciar para tratar de sua defesa. Nos bastidores, fala-se que Fabrício Marinho (PPS) vai assumir.
Suplência
Na piramidal que ontem teve a última sessão antes do recesso, não falaram em suplência. O fato deixaria os partidos ainda mais agitados na véspera eleitoral. Ontem mesmo, um advogado da capital dos catarinenses começou a tratar do caso do vereador.
