JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Clima de velório
O socadinho escriba almoçou, ontem, com a dama de ferro do PMDB, secretária regional Eliane Rebello, e o peemedebista Jean Sestrem
De repente, um silêncio fúnebre se abateu sobre o paço e autarquias que fazem parte da administração de Itajaí. Ninguém fala nada, e quando fala, é à boca pequena. Suspeitas e indagações pululam aqui e ali, com conjecturas sobre o próximo passo da operação Parada Obrigatória 1 e 2 da Gaeco, que, ao que tudo indica, parou também a administração.
A espera do chefe
A ausência do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), operado de apendicite e em repouso, reforça o clima de expectativa e angústia. Barnabés comissionados se perguntam se vai ter ou não degola, e se houver, de que tamanho será. Uma verdadeira tortura psicológica, afirmam.
Buchichos
Certeza não há nenhuma, apenas buchichos. Nada é dito oficialmente, nem sobre os cortes, nem sobre a situação financeira do município, até um mês atrás cantado em verso e prosa como a maior economia do estado. Ninguém fala, tampouco, sobre o contrato da APM, que não se sabe em que pé anda.
Silêncio sepulcral
O que se sabe - se sabe através da imprensa, através de informações truncadas, vazadas sabe-se lá por quem, já que nada é oficial. Como a informação de que não vai haver mais a regata Jaques Vabre. E nem Marejada. Parece que o mote é que em boca fechada não entra mosca. Mas que há moscas, mosquinhas e moscões, há. E onde tem mosca... Ai Jisus!!!
Na ponta da lança
Reunião do PMDB, na Capital Manezinha, com o vice-governador Pinho Moreira; secretário estadual de Administração, João Mattos; ex-governador Paulo Afonso; secretária regional de Itajaí, Eliane Rebello; presidente do PMDB de Itajaí, Omar Baga e o secretário de Agricultura de Itajaí, Artur de Jesus, pra falar da eleição de 2016, em Itajaí. Os caciques desejam que a sigla não venha a ser coadjuvante no pleito do ano que vem.
Quem nunca foi...
A dama de ferro do PMDB, Eliane Rebello, teria relatado os entendimentos e a construção visando o pleito de 2016. Eliane defende nomes novos, chegando a dizer que é a hora de quem nunca foi. Entre os nomes citados por Eliane está o de Omar Bernadinho, o Baga. Entre outros...
Quer ser peemedebista
O vereador Thiago Morastoni (PT) almoçou há alguns dias com Eliane e disse que gostaria de ser candidato a vereador pelo PMDB ano que vem. Thiago também disse que seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Volnei Morastoni (PT), está fazendo uma pós-graduação e, entusiasmado com o retorno aos estudos, não será candidato a prefeito em 2016.
Conversa
Thiago teria convidado Eliane pra bater um papo com seu pai. Eliane reagiu bem e ainda soltou essa: não guardo inimigos e nem amigos por toda vida!. A dama de ferro não me disse, mas não acredito que possa voltar a conviver com o barbudinho Morastoni. A história cura feridas, mas deixa marcas... E num é?
Bobilino?
O prefeito Bob Carlos (PSDB) convidou o vereador Lino Bento (PMDB) para um plá. Bob teria listado os nomes do vice-prefeito Emilio Vieira (PP), vereadores Donizete da Silva (PSL), Samuel Paganelli (PSDB) e a secretária de Comunicação, Vânia Voltolini (PSDB), como possíveis candidatos ao paço. Lino teria dito que é vice do ex-prefeito Aderbal Cabral, o Debinha Malvadeza (PMDB).
Concurso
A Casa do povo da Maravilha realizou o primeiro concurso público da história na gestão do vereador Moacir Schmidt (PSDB), em 2010. A gestão do tucano foi seguida por Nilson Probst (PMDB), que está no segundo mandato, e já encasquetou que vai realizar novo concurso público. Conforta este articulista o fato de saber que uma comissão composta por funcionários efetivos acompanha o trâmite do concurso.
