Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Nas ondas do rádio


Progressita • O vereador Fernando Pegorini (PP), de Itajaí, visitou a choupana do JC e vai levar uma pá de correligionários para a Gororoba. É dia 12 de setembro!

O tom político do final de semana foi a entrevista do ex-prefeito Amílcar Gazaniga e do vereador Thiago Morastoni no programa do radialista bocudo Zélio Prado, na rádio Difusora, sábado pela manhã. Zélio promoveu uma mistura outrora improvável, mas que deu o tom do que deve ser a disputa pela prefa no ano que vem.

Bigodudo

Gazaniga falou de sua trajetória e contou “causos” hilários de seus 40 e tantos anos de política. Com a voz da experiência, vaticinou que a próxima disputa municipal não deve ser de personalidades, mas de projetos. Amílcar acha que a era dos líderes carismáticos como Jandir Bellini e Lula já passou e não deixou cria. O que vai valer agora para o eleitorado é o que o candidato promete fazer e seu projeto para chegar lá.

Recados

O bigodudo opinou que certidão de nascimento é um argumento muito vago para dizer se um candidato é bom ou não para a cidade. Na visão de Amílcar, o que interessa é a trajetória. Ele citou Paulo Bornhausen (PSB) como exemplo de alguém que briga por Itajaí desde sempre e que tem raízes familiares na cidade há muito. Thiago concordou com o bigodudo. Hummmm...

Troca de elogios

Gazaniga até elogiou Thiago Morastoni e foi por este elogiado, mas não poupou a piramidal casa do povo, que em sua opinião, deve tomar decisões que vão ao encontro dos anseios da população rapidamente, sob pena de ver desabar ainda mais sua avaliação diante do povão peixeiro (que já não é das melhores).

CPI

Thiago concordou com a avaliação de Amílcar e falou sobre a polêmica do “aprova não aprova, aprova” da CPI da Codetran, que desgastou ainda mais nossas amadas excelências excelentíssimas, especialmente os governistas. Morastoni fez ainda uma avaliação do governo de seu pai, o barbudinho Volnei, que em sua análise não foi melhor porque havia muitos “traidores” no grupo. Ai Jisus!!!

Desapareceu

A pauta desta segunda-feira na leléia, onde constaria a possível filiação do ex-prefeito Volnei Morastoni ao PMDB, durante reunião da bancada de deputados estaduais, acabou não confirmando o embarque. Ou foi retirada... Devido à repercussão negativa no diretório do PMDB de Itajaí, tem peemedebista alardeando que isso nunca existiu. Contudo, era só o que se falava nos corredores da Alesc na semana que passou.

Aliás...

Um partido político em ano de eleições internas, como o PMDB, não é bobo de trocar cem por um. Um peemedebista de sete costados, em papo com o socadinho, analisa: “Política por mais emoção que produza, ela acaba na mesa de alguém que faz conta. Matemática é cruel. Principalmente para as emoções minoritárias”.

Dever de casa

Até porque o PMDB de Itajaí fez o dever de casa. Vejamos: depois de sair do governo Volnei, aumentou em 200% sua bancada; ampliou sua representação no governo municipal; conquistou a secretaria regional; conquistou a secretaria estadual de Administração com o João Matos (que participa ativamente da militância em Itajaí), e tem o respeito de qualquer governo que exista ou queira existir. Daí...

Turco na cabeça

Convenção estadual do PP, no sábado, consagrou o ex-governador e atual deputado federal, Esperidião Amin, como presidente estadual da sigla. O ex-deputado e ex-candidato a vice-governador, Joares Ponticelli, é o segundo na hierarquia progressista. O PP recebeu afagos do presidente da Alesc, Gelson Merísio (PSD) e dos emplumados do PSDB.

Bicudos em Itajaí

Na tarde de sábado o PSDB catarinense promoveu seu seminário regional em Itajaí, na casa do povo peixeiro. O seminário é prestação de contas e o início do planejamento do deputado Marcos Vieira para as eleições de 2016. Fotos no blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.

Ninho cheio

Mais de 400 líderes emplumados, presidentes, prefeitos, vices, vereadores, secretários, curiosos, baba ovos e pré-candidatos de toda a região marcaram presença no bate-papo. Estiveram presentes também os deputados Marco Tebaldi, Leonel Pavan, Marcos Vieira e Serafim Venzon, além da prefeitada bicuda da região: Luzia Coppi, Evandro dos Navegantes e Leonel Martins...

Candidato

Durante o bate papo na piramidal casa do povo, os diretórios locais que apresentaram seu planejamento e o presidente do PSDB peixeiro, Robson Coelho, confirmou que em Itajaí o partido terá candidato a prefeito.

Mantido os 10

Manobra bem sucedida do vereador Samuel Paganelli (PSDB), do outro lado da vala, na sessão de quinta-feira passada, manteve em 10 o número de vereadores pra próxima legislatura. O vereador Lino Bento (PMDB) queria emplacar uma audiência pública pra discutir o aumento pra 15 cadeiras. Samuel pediu pra votar requerimento, mantendo o número de cadeiras. E conseguiu!

Medão

A presidente da câmara, Norma Espindola, a Norminha Calada (PR), contrariada, chegou a sentar na plateia. O grande problema é que quem está grudado na cadeira tem receio de que não consiga se reeleger, ao se manter ou diminuir assentos nos legislativos da região.

WO

Esta semana é crucial na casa do povo peixeira, com a decisão dos parlamentares que vão compor a comissão parlamentar para investigar os rolos da Codetran. Na última sessão, a oposição saiu vitoriosa e chegou a comemorar a assinatura dos 21 parlamentares no documento pedindo a abertura da CPI.

Composição

A composição dos membros da CPI, que deve ter sua abertura comandada pelo vereador mais votado, Maurilio Moraes (PSD), pode ter a seguinte formação: dois vereadores do PP, um do PMDB, um do PSD e um do PT.

Novos lances

Mas como a política é dinâmica, igual a uma partida de futebol, os governistas não devem entregar o jogo por WO, quando o adversário desiste. As sessões desta terça e quinta-feira são imperdíveis, já comprei pipoca e guaraná para assistir.

Peru

A Casa Civil do Governo da Santa e Bela, responsável pela agenda do governador, sisqueceu de convidar o deputado Estadual Leonel Pavan (PSDB) para a assinatura da ordem de serviços para a construção do centro eventos de BC.

De lado

Se teve algum personagem político que lutou pela construção da nova santur, esse personagem é o atucanado Pavan. Há quase duas décadas, quando ainda era prefeito da city, ele já alertava ao Estado sobre a necessidade deste equipamento turístico. Também senti a falta do ex-deputado tucano Dado Cherem, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e que também percorreu meio mundo para ver o centro de eventos de pé.

DNA

A construção do centro eventos de BC reuniu o município, o estado e a União em torno deste projeto que deve custar a facada de R$ 100 milhões. Nesta conjuntura, o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), se estrebuchou na articulação e, principalmente, na vontade política para ver a nova santur sair do papel.

Nem pai e nem mãe

Mas isso só deve ocorrer após a justiça se manifestar sobre o embargo no processo licitatório, que uma das empreiteiras concorrentes ingressou. Agora não se trata mais de quem vai ser o pai, se a mãe não aparece, digo, se manifesta.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Pauta-bomba no legislativo

JotaCê

Pauta-bomba no legislativo

Calorão domina os próximos dias.

Charge do Dia

Calorão domina os próximos dias.

Entre rios e cidades

Clique diário

Entre rios e cidades

Tabelamento de preços nas praias

Coluna Acontece SC

Tabelamento de preços nas praias

Janeiro Branco: saúde mental não é campanha, é cuidado

Ideal Mente

Janeiro Branco: saúde mental não é campanha, é cuidado




Blogs

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.