Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

E agora, José?


Biz & Zica • O leitor J. João Moraes chegou à choupana de Biz este ano. Em 2014, veio de zica de Camboriú só pra confirmar presença na Gororoba. O que dizer? Obrigado, leitores!

A incerteza domina na prefeitura de Itajaí depois da operações do Gaeco. A pergunta que habita os corredores silenciosos é o que vai acontecer a seguir. Temem os que têm a temer e até os que não têm. Nunca se roeu tanta unha, hovue tanta dor de barriga ou se fumou tanto cigarro pelos cantos... Ai Jisus!

Oportunidade?

Observadores veem nesse clima de incerteza a oportunidade do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), fazer os ajustes que precisa – e botar esse governo pra funcionar. Bellini, em coletiva anunciada na sexta anterior, cortou pessoal, gastos e mordomias mas a medida acabou apagada pelas prisões e apreensões da nova operação das forças policiais.

Setembro

Os cortes começam a ter efeito nesse mês de setembro, que começa amanhã. As apostas dizem que a mão do alcaide tende a ficar mais pesada e as considerações partidárias serão as menos importantes. Bellini tem que lidar com a crise financeira e com a crise política. O futuro do governo depende disso.

Reforma

Os fatos policiais podem apressar a reforma administrativa que, a princípio, tinha ficado para o ano que vem. A diminuição do número de secretarias e a junção de outras pode acontecer mais brevemente. A ideia é chegar ao Natal com o governo saneado e em condições de enfrentar 2016 bem.

‘Prafrentemente’

O compromisso de Jandir, martelam alguns, não é só com esse derradeiro governo, mas como seu nome ficará marcado na história de Itajaí. Por isso, o burgomestre deve ser duro nas medidas e não levar em conta o amontoado de partidos aliados que, até agora, ajudaram pouco e atrapalharam muito.

Assinar ficha

O bairro da Vila Real, em BC, conta com uma jovem liderança para representar a comunidade a partir de 2017, na casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. O empresário David, da pizzaria La Barrica, deve assinar ficha no PSB nos próximos dias. Ele conta com apoio do empresário Nilton, proprietário do restaurante Águas da Brava.

Denunciados

Este final de semana, BC estava agitada por conta da divulgação dos nomes dos denunciados na operação Trato Feito. Entre eles estão cinco ex-secretários do Periquito: Auri Pavoni, ex-secretário de Planejamento; Niênio Gontijo, ex-presidente da Compur; José Batista Leal, ex-secretário de Administração; Marco Otílio, ex-secretário de Saúde e Elton Garcia, ex-secretário de Obras e atualmente vereador.

Crimes

Além dos ex-secretários, ainda há muitos cargos de confiança do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB) na lista, e ainda barnabés da prefa e diversos empresários e fornecedores. Agora só resta saber quais crimes cada um deles está sendo acusado. Tá feia a coisa pros lados da Maravilha também. Ai, Jisus!

Emperrada

As obras da bacia de evolução do porto peixeiro, apontadas como saída para ampliação do terminal frente à crise econômica, ainda não iniciaram pela falta de licença ambiental da Fatma. As obras já estão autorizadas e o prefeito Jandir Bellini (PP), teria sido informado que só não começaram ainda porque o funcionário que emite as licenças está em férias. Mas o porto não pára, e sua arrecadação está na pindaíba.

Prometeu voltar

O Nikolas Reis (PDT) se despediu da Leléia depois de dois meses de atuação em que ocupou a vaga do titular do mandato, deputado Rodrigo Minotto (PDT). Pelo seu estilo recebeu carradas de, e disse que pretende ainda voltar à casa de leis do Estado. Como titular.

Alto nível

A despedida de Nikolas, aliás, foi em alto nível, durante a realização de uma audiência pública de sua iniciativa, para debater o projeto de revitalização e duplicação da antiga estrada de Brusque, a rodovia Antônio Heil, entre Itajaí e a capital do tecido e da pronta entrega, com grande participação e muitos desdobramentos.

Nada de goela abaixo

A principal delas foi pela formação de uma comissão especial para ir até a direção do Deinfra, já que representantes do órgão não deram as caras na audiência e o objetivo é não aceitar o projeto no estilo “goela abaixo” . O radialista Zélio Prado, no último sábado, durante o programa “Itajaí em Debate”, encheu a bola de Nikolas na rádio Difusora, declarando que ele fez, em dois meses, o que muito deputado não fez em quatro anos...

Insegurança

A falta de segurança na city peixeira foi abordada pelo representante da comissão emancipacionista da região da estrada de Brusque – Itajaí e comunidade do Limoeiro e outras, Sérgio Ricardo de Souza, que fez pronunciamento na tribuna da leleia.

Abandonados

“O município tem cerca de 200 mil habitantes, mas temos um efetivo de 181 policiais militares. Só a nossa região, com 15 localidades, conta com uma população de 50 mil habitantes. No entanto, há apenas uma viatura com dois policiais, 16 horas por dia”, relatou. Souza pediu o apoio dos parlamentares na cobrança de uma atuação mais firme do Estado na área de segurança pública.

Emancipar

O deputado Serafim Venzon (PSDB) pontuou que o descontentamento das comunidades da região em relação à administração municipal propiciou um movimento emancipacionista. “Se o interior de Itajaí fosse emancipado, seria o centésimo maior município de Santa Catarina. Essas comunidades contribuem muito, mas não têm segurança, estrada, escola”, disse.

Desmembrar

“E o município de Itajaí é o que recebe o maior volume de retorno de ICMS, cerca de R$ 1750 por habitante ao ano. Esses recursos precisam ser aplicados na área social, em benefício dessas comunidades.” O atucanado Leonel Pavan (PSDB) se manifestou favorável à criação de pequenos municípios.

Diálogo

Na avaliação do deputado Maurício Eskudlark (PSD), o governo estadual deve restabelecer o diálogo com a comunidade para mudar o cenário da segurança pública. “Lamento que a secretaria tenha deixado de ouvir os Consegs. Hoje estão esquecidos. A sociedade está vivendo em pânico pela falta de segurança. Se ouvirmos a população, conseguiremos mudar essa realidade, aproveitando o nosso efetivo e os equipamentos da melhor maneira possível”, lembrou o ex-delegado.

Engano

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, admitiu ao senador José Medeiros (PPS-MT), durante a sabatina em que foi submetido no Senado, que a investigação contra o senador finado e ex-governador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB), foi um engano.

Nada haver

LHS estava sendo acusado de facilitar a fila para transplante de uma funcionária de uma rádio no sul do Estado, fato que ficou comprovado como inverídico.

Desgosto

A viúva Ivete Appel Silveira recebeu a notícia com alívio, mas lamentou que a informação foi veiculada na Globo em horário nobre. Caso que ganhou repercussão nacional, dias antes de Luiz Henrique falecer.

Apoio

O governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD) afirma ser contrário à ressurreição da CPMF, a contribuição provisória sobre movimentações financeiras, que pegaria novamente os brasileiros pelo bolso.

Jura

Na época em que esteve no Congresso Nacional, o então deputado federal Paulinho Bornhausen (PSB) foi um dos defensores mais árduos do fim da contribuição. A mídia nacional afirma que Colombo foi um dos principais articuladores pela volta da CPMF. Mas Raimundão jura que não.

Gororoba do JC

A comemoração pelos 11 anos da coluna do socadinho escriba, no jornal mais lido do sul do mundo, se aproxima. Dia 12 de setembro, rola a 9ª Gororoba do JC, na sede recreativa da sociedade Fazenda, na Brava. Pra participar é só adquirir a camiseta na choupana do JC, na rua Francisco de Paula Seára, 192, São Judas, em Itajaí. Maiores informações nos fones (47) 8842-9084 e 8823-9207 – jc@diarinho.com.br e jcdodiarinho@gmail.com Bora lá, meu povo!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Pauta-bomba no legislativo

JotaCê

Pauta-bomba no legislativo

Calorão domina os próximos dias.

Charge do Dia

Calorão domina os próximos dias.

Entre rios e cidades

Clique diário

Entre rios e cidades

Tabelamento de preços nas praias

Coluna Acontece SC

Tabelamento de preços nas praias

Janeiro Branco: saúde mental não é campanha, é cuidado

Ideal Mente

Janeiro Branco: saúde mental não é campanha, é cuidado




Blogs

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.